ISSN (on-line): 2177-9465
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A Atuação dos enfermeiros egressos do curso de especialização em obstetrícia no nordeste do Brasil - da proposta à operacionalização

Arabela Antônia Nery de Melo Costa1; Janine Schirmer2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 332 - 339

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Com o objetivo de detalhar a atuação de enfermeiros após especialização em Obstetrícia na Região Nordeste do Brasil e os benefícios dessa atuação consubstanciados em premiações para a instituição em que trabalhavam, procedeu-se a estudo transversal, descritivo, exploratório, entre maio de 2006 e março de 2007, em duas fases: a primeira com entrevista estruturada para 127 (67,2%) dos 345 egressos da especialização, residentes em nove estados do Nordeste, e a segunda com contato telefônico via web a 56 (98,2%) enfermeiros. Constatou-se que 114 (90,5%) egressos atuavam na assistência, 50 (39,7%) na administração e 47 (37,3%) na docência de enfermagem. Só em Pernambuco, os egressos lecionavam a residentes de enfermagem. Predominou a concessão da premiação pelo Ministério da Saúde a instituições com egressos. Concluiu-se que cursos de especialização em enfermagem obstétrica, financiados pelo Ministério, ensejaram ganhos a egressos e instituições, permitindo melhor assistência, resultando em premiações pela implantação de novos modelos assistenciais.

Palavras-chave: Enfermeiras obstétricas. Prática profissional. Área de atuação profissional.

 

A percepção das enfermeiras sobre a competência social no desenvolvimento da assistência pré-natal

Yara Macambira Santana LimaI; Maria Aparecida Vasconcelos MouraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(4): 672 - 678

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Trata-se de um recorte da tese em construção; tem como objetivo analisar a competência social das enfermeiras na assistência pré-natal. Participaram 42 enfermeiras que realizam assistência à gestante no contexto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher desenvolvida nas Unidades Municipais de Saúde de Belém-Pará. Pesquisa qualitativa, referencial teórico da qualidade de Claus Moller (1992), descreve o lado humano da qualidade pessoal. Os dados foram coletados em formulários preenchidos com assistência direta da pesquisadora; as questões éticas obedeceram à Resolução nº 196/96, do CNS. Na análise dos resultados, emergiu a categoria temática da competência social, que na percepção das depoentes reflete o compromisso profissional diante das gestantes, compreende a necessidade da busca de uma consciência crítica da realidade e o interesse em superar as dificuldades nos serviços de saúde pública. Não é suficiente somente ter um bom desempenho profissional, é fundamental o apoio institucional para promover o crescimento pessoal.

Palavras-chave: Enfermeiras. Cuidado Pré-Natal. Gestão de Qualidade

 

Comparativo de personagens da história da enfermagem brasileira

Patrícia de Oliveira Furukawa

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(2): 402 - 405

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Este artigo trata de uma reflexão sobre a história de profissionais que se destacaram na Enfermagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa sobre algumas personagens que muito realizaram pela Enfermagem e pela saúde no país. A análise das histórias dessas enfermeiras revelou fatos em comum, como: o rompimento de paradigmas relacionados ao casamento; a formação em instituições renomadas; a ocupação em cargos de grande importância; a participação expressiva em entidades de classe, assim como uma relação com a formação de qualidade. Através de suas biografias, percebe-se que, apesar de o contexto político da época ter favorecido na formação dessas enfermeiras, muito esforço e dedicação foram necessários para essas trajetórias de sucesso, que colaboraram para a consolidação da Enfermagem brasileira.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Enfermeiras

 

Emergindo a complexidade do cuidado de enfermagem ao ser em morte encefálicaa

Aline Lima Pestana1; Alacoque Lorenzini Erdmann2; Francisca Georgina Macêdo de Sousa3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(4): 734 - 740

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O estudo objetivou desvelar a complexidade do cuidado de enfermagem ao ser em morte encefálica. Utilizaram-se como referenciais teórico e metodológico o pensamento complexo e a Grounded Theory, respectivamente. Os dados foram coletados em um hospital universitário do nordeste brasileiro, de dezembro de 2010 a junho de 2011, por meio de entrevistas não estruturadas. A amostra teórica constituiu-se de 12 enfermeiros, distribuídos em três grupos amostrais. O fenômeno "Desvelando relações e interações múltiplas do ser enfermeiro na complexidade do cuidado ao ser em morte encefálica" foi delimitado por cinco categorias. Neste artigo, foi abordada a categoria "Emergindo a complexidade do cuidado de enfermagem ao ser em morte encefálica". O estudo evidenciou que o cuidado ao ser em morte encefálica é caracterizado por desordem e incertezas, fazendo com que o enfermeiro vivencie sentimentos diversos e ambivalentes. A sua complexidade está em compreender a sua singularidade e dialogicidade.

Palavras-chave: Cuidados de enfermagem. Morte encefálica. Enfermeiros. Cuidados intensivos. Pesquisa qualitativa.

 

Empregabilidade dos Enfermeiros no Brasil

Ana Luiza Stiebler Vieira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(0): 65 - 74

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O trabalho mostra ao longo das décadas de 70, 80 e 90, a absorção dos enfermeiros no país através da oferta e demanda destes profissionais no mercado de trabalho do setor saúde, em outros setores da economia, e aponta sinais de absorção em novos mercados. Analisa que os enfermeiros são profissionais requeridos no mercado de trabalho, cuja empregabilidade vem aumentando ao longo das décadas. Utiliza como fontes da oferta de enfermeiros, os profissionais cadastrados no Conselho Federal de Enfermagem, os concluintes e os cursos de graduação através do Ministério da Educação; e como fontes de demanda, a pesquisa Assistência Médica Sanitária do IBGE, e a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho.

Palavras-chave: Enfermagem. Enfermeiros. Mercado de trabalho. Ocupações em saúde.

 

O Agir do Enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde Análise compreensiva das necessidades e demandas

Florence Romijn Tocantins1; Elvira De Felice Souza2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 143 - 159

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A pesquisa teve por objetivo compreender o significado de necessidade no contexto assistencial do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde. Optou-se por uma trajetória que possibilitasse o desvelar deste significado a partir da inter-relação dos significados conferidos por aqueles obrigatoriamente envolvidos -o cliente e o enfermeiro, mediante o referencial teórico-metodológico proposto por Alfred Schutz. A análise comparativa entre os dois tipos constituídos possibilitou identificar que, enquanto o cliente apresenta como necessidade o pronto-atendimento para um problema de saúde vivenciado, o enfermeiro orienta a sua assistência para necessidades epidemiologicamente concebidas. Esta não reciprocidade de perspectivas conduziu a algumas considerações tendo em vista a adequação das ações do enfermeiro às necessidades assistenciais da população.

Palavras-chave: Needs and Health Services Demands, Nurses, Nursing Philosophy.The Primordia of Modern Nursing in Br

 

Percepções das enfermeiras frente. à dor dos recém-nascidos hospitalizados na UTI neonatal

Marialda Moreira Chrisroffel1; Leila Rangel da Silva2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(0): 53 - 63

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Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza quanti-qualitativa, realizado durante o curso de especialização em enfermagem neonatal e pediátrica e teve por objetivo conhecer a percepção das enfermeiras frente à dor do recém-nascido hospitalizado na UTI neonatal. No período de 1999 a 2002, 47 enfermeiras de três Universidades do Rio de Janeiro responderam ao questionário sobre dor antes do curso "Manejo Comportamental da Dor no Recém-Nascido e na Criança" ser ministrado. Os resultados evidenciaram que 87,2% das enfermeiras não receberam treinamento específico para reconhecer ou avaliar a dor do recém-nascido. Porém, 97,9% sabiam identificar e reconhecer a dor, no seu cotidiano de assistência, durante a realização de procedimentos invasivos ou intervenções de enfermagem. É importante que as Escolas de Enfermagem em nível de graduação incluam em seus currículos a temática dor, e principalmente discutam as medidas comportamentais que ainda é um grande desafio para a enfermagem.

Palavras-chave: Neonato. Dor. Humanização. Ensino de Enfermagem.

 

 

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