ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
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Resultado da Busca - Total: 31

A fotografia como fonte primária na pesquisa em história da Enfermagem

Tânia Cristina Franco Santos1; Ieda de Alencar Barreira2; Jussara Sauthier3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 72 - 84

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Este artigo tem como objetivos descrever a evolução dos usos da fotografia como fonte de pesquisa, demonstrar um procedimento de análise fotográfica e discutir a contribuição da fotografia como método de pesquisa em enfermagem. O texto produzido se baseia no desenvolvimento de uma tese de doutorado. Os procedimentos de análise foram aplicados a uma foto selecionada como emblemática do objeto de estudo, ou seja, a luta simbólica pela persistência da liderança norte-americana após a implantação e consolidação do ensino de enfermagem moderna no Rio de Janeiro, mesmo após o término da Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, que aqui atuou, de 1921 a 1931, sob os auspícios da Fundação Rockfeller. Tal análise permitiu a apreensão dos aspectos expressivos, ambíguos e ideológicos, revelando, para além das disposições hierárquicas espaciais, os jogos de poder.

Palavras-chave: História da Enfermagem - Pesquisa em Enfermagem - Pesquisa Metodológica em Enfermagem

 

A percepção de estudantes da primeira série de um curso de graduação em enfermagem acerca da pesquisa

Diéssica Roggia Piexak1; Jamila Geri Tomaschewski Barlem2; Rosemary Silva da Silveira3; Geani Farias Machado Fernandes4; Valéria Lerch Lunardi5; Dirce Stein Backes6

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 68 - 72

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Objetivou-se conhecer a percepção de estudantes da primeira série de um curso de graduação em Enfermagem acerca da pesquisa. Trata-se de um estudo qualitativo realizado em uma instituição de ensino superior de rede privada no mês de junho de 2010. Aplicou-se um questionário, composto de pergunta única e aberta, para 30 estudantes da primeira série de um curso de graduação em Enfermagem. A partir da análise de conteúdo, foi possível conhecer a percepção dos estudantes acerca da pesquisa; eles retrataram a importância da pesquisa para formação profissional, a contribuição para a prática baseada em evidências e para a educação permanente, e a maior visibilidade da profissão por meio da produção de conhecimentos consolidados pela pesquisa. Acredita-se que o reconhecimento da importância e da necessidade da pesquisa como prática transversal nos cursos de graduação em Enfermagem poderá contribuir para a formação profissional dos estudantes.

Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Educação em Enfermagem.

 

A Pós-Graduação em Enfermagem "Lato Sensu"

Tânia Cristina Franco Santos1; Maria José de Sousa Silvia2;Tereza Carvalho de Araújo3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 93 - 97

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O presente trabalho tem como objetivo descrever alguns aspectos inerentes aos cursos de pós-graduação "lato sensu" desenvolvidos pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Utilizamos, como fonte de pesquisa, regulamentos, relatórios dos cursos de especialização e atualização e o relatório do I Seminário sobre as vivências, experiências e perspectivas dos professores acerca dos Programas de Pós-Graduação "Lato Sensu". O estudo ofereceu uma visão abrangente das atividades desenvolvidas pela pós-graduação "lato sensu", numa visão retrospectiva.

Palavras-chave: graduate program; nursing; teaching

 

A universidade "extendida": estratégias de ensino e apredizagem em enfermagem

Cristina Maria Douat Loyola; Rosane Mara Pontes de Oliveira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 429 - 433

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Reflexão sobre a prática de enfermagem que aproxima, teoricamente e de forma propositiva, as atividades de extensão ao ensino de graduação. O ensino de enfermagem é abordado a partir da prática de extensão universitária, a qual tem que estar assentada no processo ensino-aprendizagem e que representa um plus de refinamento universitário, na medida em que organiza um movimento de levar a universidade para fora do campus e de trazer a cidade para dentro da universidade. A extensão é um ensino vivo, no qual o aprendizado curricular fica exposto à incerteza do saber fazendo. Reflete-se a prática da enfermeira sob a proposta da extensão universitária, como uma possibilidade de levar conhecimento à comunidade e ao mesmo tempo aprender com ela.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Relações comunidade-instituição. Ensino. Aprendizagem

 

Andragogia na saúde: estudo bibliométrico

Patrícia Bover Draganov; Maria Romana Friedländer; Maria Cristina Sanna

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(1): 149 - 156

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O sucesso da aprendizagem envolve o uso de estratégias adequadas. Como a clientela de formação profissional e de educação permanente e a população assistida, para quem se dirigem as ações de educação em saúde, são majoritariamente adultas, metodologias como a Andragogia, que é a arte e ciência de conduzir adultos ao aprendizado, são uma alternativa interessante. Com o objetivo de quantificar e descrever a produção científica sobre Andragogia nas Ciências da Saúde no período de 1999 a 2009, realizou-se um estudo descritivo, empregando-se a palavra-chave "Andragogia" em seis bases de dados eletrônicas. As informações das 98 publicações encontradas foram classificadas, quantificadas e descritas. A maioria das publicações se constituiu de artigos de periódicos, que se concentraram nos EUA, com o tema formação profissional liderando as publicações. No Brasil, foi mais frequente a educação de pacientes. A frequência se manteve regular nos anos estudados, concluindo-se que o tema é relevante para a saúde.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Ensino. Adulto. Enfermagem

 

Anna Nava, baluarte da Escola Anna Nery (anos 1940/1970)

Suely de Souza Baptista I; Ieda de Alencar Barreira II

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 543 - 551

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Pesquisa histórico-biográfica que apresenta a trajetória de vida da enfermeira Anna Jaguaribe da Silva Nava (1910-2005). No período no qual transcorreu sua vida, o panorama nacional foi, por várias vezes, radicalmente alterado. Sua atuação como professora da Escola Anna Nery vai de 1940 a 1977. O texto foi construído a partir do depoimento oral da protagonista, concedido em 2003 e por ela doado ao Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery. O presente trabalho tem como interesse principal o entrelaçamento da história de vida desta personagem com as gestões de três diretoras da EAN, desde a época em que a Escola Anna Nery era padrão oficial para o ensino de enfermagem no país até o período da vigência da Lei 775/49.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Biografia. Brasil

 

As circunstâncias do processo de reconfiguração da escola profissional de assistência a psicopatas do Distrito Federal

Wellington Mendonça de Amorim; Ieda de Alencar Barreira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 195 - 203

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Estudo histórico-social baseado em análise documental. Trata das circunstâncias do processo de reconfiguração da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras do Serviço de Assistência a Psicopatas do Distrito Federal, na primeira metade do século XX, futura Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. OBJETIVOS: Descrever os movimentos que a saúde pública e a psiquiatria desenvolveram, no âmbito do recém-organizado Ministério da Educação e Saúde Pública, para se adequarem às políticas do início do período Vargas; e analisar as características da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras e da Escola Anna Nery que correspondiam a visões distintas. Os campos da saúde pública, da psiquiatria e da enfermagem se estruturaram a partir dos princípios de visão e divisão, que orientaram as lutas, as controvérsias e as competições entre os diversos agentes envolvidos e impuseram os limites e as possibilidades históricas nestas duas escolas de enfermagem, no Distrito Federal.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Escolas de Enfermagem

 

Cinquentenário do "Manual de Técnica de Enfermagem" (1957-2007): contribuições na construção do saber de enfermagem

Ive Cristina Duarte de Lucena; Ieda de Alencar Barreira; Suely de Souza Baptista

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 1 - 2

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Trata-se de um estudo histórico social que tem como objetivos: descrever a trajetória da professora Elvira De Felice Souza (EFS); analisar o conteúdo do "Manual de Técnica de Enfermagem", escrito por EFS; e discutir a contribuição histórica desta obra para a bibliografia brasileira de enfermagem. O referencial teórico são as fases da construção do saber de enfermagem. Verificou-se que a obra de EFS veio avançar a produção bibliográfica brasileira a respeito da execução dos procedimentos técnicos de enfermagem, que à época se expressava por uma única autora brasileira. Somaram-se mais de quatro décadas desde sua utilização pelas alunas de enfermagem (1953), e, até sua última reimpressão (1995), a obra atravessou periódica atualização, chegando a ser o principal guia para a execução dos procedimentos pelas alunas de fundamentos de enfermagem, tendo sido utilizada por enfermeiros do Brasil inteiro para a elaboração de diversos manuais de enfermagem.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Ensino. Brasil

 

Concepções de professores de enfermagem sobre drogas

Gertrudes Teixeira LopesI; Halyne Limeira PessanhaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(3): 465 - 472

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OBJETO: concepções dos docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FENF/UERJ sobre o fenômeno das drogas. Objetivos: identificar as concepções dos docentes da FENF/UERJ sobre o fenômeno das drogas e discutir estas concepções. Pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O cenário foi a FENF/UERJ. Os sujeitos foram dez docentes. A base para inclusão dos sujeitos foi o levantamento das áreas de ensino que abordavam o fenômeno das drogas, realizado na faculdade. Utilizamos a entrevista temática e a pesquisa documental. O roteiro de entrevista compôs-se de 14 questões. Observaram-se os aspectos éticos da Resolução 196/96. A análise e tratamento dos dados deram-se pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin. Percebemos que os professores concebem as drogas por diferentes vertentes e dentro de diversos modelos de atenção ao usuário de drogas. A concepção marcante foi a droga como doença, sendo fortemente influenciada pelas condições sociais e individuais.

Palavras-chave: Enfermagem. Drogas ilícitas. Ensino. Formação de conceito

 

Cruz Vermelha Brasileira (filial São Paulo) na imprensa (1916-1930)

Fernando Porto I; Paulo Fernando de Souza Campos II; Taka OguissoIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 492 - 499

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Este estudo teve como objeto dimensionar a visibilidade da Cruz Vermelha Brasileira, Filial de São Paulo, na imprensa escrita no período de 1916-1930. Seus objetivos foram: descrever e analisar sua visibilidade na imprensa escrita e discutir os efeitos da crença simbólica da Cruz Vermelha Brasileira à sociedade. Os documentos de análise foram oriundos de um portfólio, do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-americana, da Escola de Enfermagem, da Universidade de São de Paulo. Os resultados foram analisados com base nas concepções de Pierre Bourdieu, que apontaram para o círculo da crença simbólica, quando foram veiculadas 1.089 notícias na imprensa nacional e internacional. Neste sentido, a cada publicação de notícia sobre a Cruz Vermelha Brasileira, esta divulgava o órgão central no Brasil e, consequentemente, também a Cruz Vermelha Internacional.

Palavras-chave: Enfermagem. Imprensa. História da Enfermagem

 

Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superiora

Kênia Lara Silva1; Roseni Rosângela Sena2; Marília Rezende Silveira3; Tatiana Silva Tavares4; Paloma Morais Silva5

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 380 - 387

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O estudo teve como objetivo identificar desafios na formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Pesquisa realizada em 17 cursos de graduação em enfermagem no Estado de Minas Gerais, por meio de grupos focais com docentes e discentes. Os resultados indicam que há uma mudança no perfil dos alunos que têm ingressado nos cursos de enfermagem. No contexto da expansão, as escolas têm contribuído para a transformação dos modelos de atenção com a incorporação de uma nova concepção sobre o sistema de saúde. Contudo, há desafios para associar as mudanças requeridas na graduação com o novo perfil de alunos que "optam" pelos cursos de enfermagem. Indica-se a necessidade de as escolas reverem seu projeto pedagógico e sua organização curricular a favor da qualificação do cuidado e da transformação dos modelos de atenção em saúde.

Palavras-chave: Educação em enfermagem. Instituições de ensino superior. Ensino de graduação.

 

Ensino da historia da enfermagem no México

Lucila Cardenas Becerril

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 377 - 382

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Neste trabalho se faz uma análise da forma em que se ensina a historia da Enfermagem no México. Parte-se do enunciado das características da inserção, educação e prática da Enfermagem, enfatizando-se o número de trabalhadores da Enfermagem, os niveis acadêmicos, o campo laboral e o sexo predominante. Especifica-se a estrutura do sistema educativo de Enfermagem referente ao modelo de organização, aos eixos curriculares, aos niveis de atenção e organização do trabalho acadêmico, com a finalidade de contextualizar o ensino da historia de Enfermagem nos niveis médio superior, superior e pós-graduação; isso sempre se fazendo alusão ao tipo de disciplina, objetivos, conteúdos, técnicas de ensino, tempo, recursos didáticos e bibliografia. Por último, analisam-se dois fatores determinantes no ensino da História da Enfermagem no México: A educação e a ideologia que postulam as enfermeiras.

Palavras-chave: Enfermagem - Ensino - Educação - História

 

Fenomenologia heideggeriana e sua possibilidade na construção de estudos de Enfermagem

Claudete Ferreira de Souza Monteiro; Silvana Santiago da Rocha; Elizabete Pimenta Araújo Paz; Ivis Emilia de Oliveira Souza

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 297 - 301

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Este estudo apresenta uma reflexão sobre o método fenomenológico heideggeriano e sua possibilidade na pesquisa em Enfermagem. O trabalho mostra que a Enfermagem precisa compreender e dar sentido às suas ações de forma mais autêntica e aponta a fenomenologia como a possibilidade de permitir que os profissionais se tornem mais atentos e reflexivos sobre a realidade e o modo de ser de outros.

Palavras-chave: Fenomenologia. Pesquisa em Enfermagem. Cuidar

 

História da enfermagem psiquiátrica e a dependência química no Brasil: atravessando a história para reflexão

Amanda Márcia dos Santos ReinaldoI; Sandra Cristina PillonII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(4): 688 - 693

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A formação do enfermeiro em Enfermagem Psiquiátrica e na área de dependências químicas norteia a discussão desse artigo, tendo em vista a complexidade dos problemas relacionados ao ensino de enfermagem, saúde mental, psiquiatria e álcool e drogas. Trata-se de um artigo de revisão de literatura onde as autoras compilaram fontes primárias e secundárias sobre o tema e, a partir da leitura do material bibliográfico, fizeram análises e reflexões acerca dos atravessamentos históricos que permeiam a história da Enfermagem Psiquiátrica e a dependência química no Brasil. Os resultados apontam para uma evolução do tema álcool e drogas dada a magnitude do problema na sociedade contemporânea. Em relação à Enfermagem Psiquiátrica, o ensino apresenta mudanças devidas à evolução histórica da psiquiatria que devem ser consideradas durante a formação do profissional enfermeiro. Ambas as temáticas encontram pontos de aproximação e distanciamento conforme o contexto em que são analisadas.

Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Ensino

 

História da Enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade

Maria Itayra Coelho de Souza PadilhaI; Miriam Susskind BorensteinII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 532 - 538

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Este texto é uma reflexão sobre a importância da História da Enfermagem para a pesquisa e para o ensino da Enfermagem. Discute sobre os objetos da História da Enfermagem tratados por enfermeiras brasileiras e de outros países, cujos estudos enfocam, na sua maioria, o período pós-Florence Nightingale. Apresenta também a importância da interdisciplinaridade para a realização dos estudos históricos, considerando a relação desta com as demais disciplinas. Conclui afirmando que a problematização em torno dos desafios e tendências futuras sobre o ensinar, aprender e pesquisar a História da Enfermagem para todos os níveis é uma possibilidade de reduzir as insuficiências neste campo de estudo e mobilizar tanto docentes quanto discentes e outros interessados para a importância deste tema.

Palavras-chave: História. História da Enfermagem. Enfermagem. Interdisciplinaridade

 

História nas escolas de enfermagem da região sudeste: ensino, pesquisa e documentação histórica

Estelina Souto do Nascimento1; Geralda Fortina dos Santos2; Valda da Penha Caldeira3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 333 - 338

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O presente estudo fez parte dos trabalhos do Primeiro Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem realizado no Rio de Janeiro. Seu objetivo foi traçar um panorama do que se vem fazendo em História da Enfermagem no ensino e na pesquisa, bem como do cuidado dispensado à documentação histórica nas escolas de enfermagem da Região Sudeste. Foi enviado um questionário para 58 escolas, sendo obtidas 20 respostas. A maioria das escolas tem uma disciplina específica para o ensino da história da Enfermagem e preservam a documentação histórica em arquivo corrente. Quanto à pesquisa, a informação obtida mostra uma produção científica diversificada. Pode-se concluir que há necessidade de mais estudos sobre a História da Enfermagem, assim como da promoção de eventos e cursos sobre essa temática.

Palavras-chave: História - Pesquisa - Ensino

 

Instrumento para a realização de exame físico: contribuindo para o ensino em enfermagem

Viviane Sales Freire Silva1; Dalmo Valério Machado de Lima2; Patrícia dos Santos Claro Fuly3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(3): 514 - 522

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Objetivou-se elaborar uma proposta de instrumento para a realização de exame físico de adultos e idosos por acadêmicos de enfermagem. O instrumento proposto derivou da análise obtida pela coleta de dados sobre exame físico por meio de revisão de literatura e de mapeamento cruzado com a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE® para a adição, subtração ou adequação com terminologia preexistente. O cotejamento entre as versões evidenciou que, de 296 termos descritos na literatura, apenas 66 (22,1%) eram previstos na CIPE®. A versão final do instrumento proposto consta dos itens: nome, idade, leito, número de prontuário, diagnóstico médico, data de realização do exame, setor de internação, e itens sobre: nível de consciência e dependência, estado geral, cabeça e pescoço, tórax, órgãos genitais, membros e dispositivos invasivos, incluindo legendas norteadoras e uma legenda k relacionada às alterações de pele no final do instrumento. Conclui-se que a versão final está pronta para ser testada com os acadêmicos.

Palavras-chave: Exame físico. Processos de enfermagem. Ensino.

 

Memoria e história: Centro Histórico-Giltural da Enfermagem Ibero-Americana

Taka Oguisso

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 359 - 367

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O trabalho discorre sobre o desenvolvimento histórico da Enfermagem brasileira, a partir da criação do primeiro curso em 1890 e dois outros, em 1895 e 1916. Seus fundadores não haviam incluído Historia da Enfermagem como matéria curricular, talvez porque estavam mais preocupados com a prática da enfermagem do que com questões teóricas. Entretanto, desde 1923, a História da Enfermagem passou a ser incluída no currículo de enfermagem. A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, criada em 1942, teve grande influência na enfermagem do País porque, desde a fundação, suas lideres exerciam também a liderança em nível nacional. A fim de preservar sua memória e história, foi criado o Centro Histórico-Cultural da Enfermagem Ibero-Americana, em 1992, para celebrar o jubileu de ouro da escola. Exposições temáticas, culturais e históricas vêm sendo realizadas, mas novas atividades e eventos estão planejados para serem organizados a partir desta nova fase que está começando.

Palavras-chave: Historia da enfermagem - Pesquisa - Ensino

 

Memórias de idosos aposentados de um hospital psiquiátrico catarinense (1951-1971)

Ana Maria Espíndola Koerich; Miriam Susskind Borenstein; Eliani Costa; Maria Itayra Padilha

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(4): 749 - 756

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Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem sócio-histórica cujo objetivo foi historicizar o cotidiano dos trabalhadores de enfermagem, hoje idosos, de um hospital psiquiátrico catarinense no período entre 1951 e 1971. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis trabalhadores de enfermagem utilizando-se do método de história oral. A memória foi utilizada como referencial teórico, e os dados foram categorizados com base na análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram os saberes e fazeres dos trabalhadores de enfermagem, as condições de trabalho e as relações entre os profissionais da equipe de saúde. Estes resultados permitem concluir que a situação vivenciada pelos trabalhadores nessa instituição era congruente com a situação da enfermagem brasileira, mormente nos hospitais psiquiátricos asilares. Além disso, estes trabalhadores de enfermagem, hoje idosos, tiveram um papel fundamental na assistência de enfermagem prestada à clientela internada.

Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Enfermagem. Idoso

 

Metodologia da problematização no ensino em Enfermagem: uma reflexão do vivido no PROFAE / RS

Diego SchaurichI; Fernanda Beheregaray CabralII; Miriam de Abreu AlmeidaIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(2): 318 - 324

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O artigo configura uma reflexão acerca da experiência de utilização da Metodologia da Problematização no ensino técnico em Enfermagem. Tem como objetivo refletir acerca de algumas possibilidades e dificuldades relacionadas à utilização no ensino técnico em Enfermagem. Para tanto, inicialmente, discorre-se acerca das bases constitutivas da Metodologia da Problematização, passando ao relato da experiência, para então, elencar algumas facilidades e limitações percebidas, quando de sua aplicação na área da saúde e Enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem. Ensino. Educação em Enfermagem. Papel do Técnico de Enfermagem

 

O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo

Ana Angélica de Souza FreitasI; Ivone Evangelista CabralII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 84 - 89

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O estudo descritivo com abordagem qualitativa teve como objetivos identificar e analisar os recursos de comunicação expressos pelo folheto educativo para mediar conteúdos sobre o cuidado à pessoa traqueostomizada. A análise de enunciação proposta por Bardin subsidiou a elaboração do instrumento de coleta de dados. A análise temática levou à identificação de duas categorias: condições de produção da palavra e rodeio pela enunciação. Os recursos de comunicação empregados no folheto atendem em par te as necessidades de aprendizado do leitor. Embora os assuntos sejam apresentados na forma de perguntas, pressupondo um paciente vir tual com dúvidas, as respostas são mediadas por linguagens ambíguas (popular e científica). Iniciativas de produção de materiais educativos, que incorporem o paciente como sujeito do conhecimento em situação real, e não vir tual, facilitam a mediação de conteúdos, pois a linguagem fica mais próxima do entendimento do leitor e mais aderente à sua realidade.

Palavras-chave: Enfermagem. Educação em Saúde. Materiais de Ensino. Traqueostomia

 

O ensino da historia da enfermagem no Peru

Nelida Cantuarias Noriega1; Sebastián Bustamante2; Edquén María del Pilar Gómez Luján3; Délia Aurora Lázaro Aranda4; Yolanda Rodríguez Núnez5

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 383 - 388

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Expõe-se uma aproximação do ensino da Historia de Enfermagem no Peru, contextualizada no estudo a partir da criação das primeiras Escolas, sob o modelo Nightingaleano inglês (1907) e o francês (1916). Destaca-se as tendências socioeconómicas de sua realidade, na prática assistencial e formação acadêmica. Os conteúdos de sua Historia incluem o modelo inglês universal e nacional, além de relatórios sobre a criação de escolas, grêmios e outras organizações, conteúdos sobre a celebração do Dia Internacional, Dia Nacional da Enfermagem Peruana e biografia de enfermeiras destacadas. As experiências de ensino compreendem conferências, seminários, com uma duração média de 12 horas. Reconhece-se autocríticamente que os conhecimentos fatuais e reconhecimentos institucionais ainda não são sistematizados e categorizados. Na atualidade, existe interesse das Escolas por estabelecer uma prática docente que acumule este saber.

Palavras-chave: Enfermagem peruana - Historia / Ensino - Enfermagem fundamental

 

Os primórdios da Enfermagem Moderna no Brasil

Ieda de Alencar Barreira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 161 - 176

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Este trabalho apresenta as circunstâncias do advento da enfermagem moderna no Brasil, no início do século, no Rio de Janeiro, então capital federal, sob a égide da saúde pública e da enfermagem norte-americana, no bojo da Reforma Sanitária de 1920, cujas diretrizes significam uma ruptura com a política de saúde anterior; analisa os fundamentos sobre os quais se iniciaram o ensino e a prática da enfermagem moderna em nosso país, no interior do recém-criado Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), sob a influência política e ideológica norte-americana e o papel aí atribuído à enfermeira de saúde pública; discute ainda a formação e a reprodução desse novo agente em uma escola de enfermeiras.

Palavras-chave: History of Nursing, Relations of Gender, Teaching of Nursing

 

Páginas de História da Enfermagem: o jubileu de ouro de uma obra (1951-2001)

Ana Paula Costa AlvesI; Osnir Claudiano da Silva JúniorII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 181 - 186

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O objeto deste estudo é a permanência do livro "Páginas de História da Enfermagem/História da Enfermagem" em referências acadêmicas em 2001, ano do cinqüentenário da primeira edição.
OBJETIVO: Identificar a referência ao livro de Waleska Paixão nas fontes supracitadas. Metodologicamente, é um estudo histórico-social, de natureza quantitativa. Foi realizado levantamento bibliográfico nas dissertações e teses de três programas de pós-graduação, nos programas de disciplina de História da Enfermagem em três escolas públicas de graduação no município do Rio de Janeiro e artigos com descritores História da Enfermagem publicados na REBEn.
RESULTADO: A análise revelou a citação do título em apenas um programa de disciplina de graduação.
CONCLUSÃO: Apesar da importância do referido livro, devido ao seu pioneirismo no Brasil (1951), as citações desta obra estão desaparecendo nas referências pesquisadas, o que aponta para o surgimento de novos títulos e fontes para o estudo da História da Enfermagem.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Ensino. Pesquisa em Enfermagem

 

Percepções das enfermeiras frente. à dor dos recém-nascidos hospitalizados na UTI neonatal

Marialda Moreira Chrisroffel1; Leila Rangel da Silva2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(0): 53 - 63

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Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza quanti-qualitativa, realizado durante o curso de especialização em enfermagem neonatal e pediátrica e teve por objetivo conhecer a percepção das enfermeiras frente à dor do recém-nascido hospitalizado na UTI neonatal. No período de 1999 a 2002, 47 enfermeiras de três Universidades do Rio de Janeiro responderam ao questionário sobre dor antes do curso "Manejo Comportamental da Dor no Recém-Nascido e na Criança" ser ministrado. Os resultados evidenciaram que 87,2% das enfermeiras não receberam treinamento específico para reconhecer ou avaliar a dor do recém-nascido. Porém, 97,9% sabiam identificar e reconhecer a dor, no seu cotidiano de assistência, durante a realização de procedimentos invasivos ou intervenções de enfermagem. É importante que as Escolas de Enfermagem em nível de graduação incluam em seus currículos a temática dor, e principalmente discutam as medidas comportamentais que ainda é um grande desafio para a enfermagem.

Palavras-chave: Neonato. Dor. Humanização. Ensino de Enfermagem.

 

Prática de ensino em programas de saúde desenvolvida com alunos do ensino fundamental

Maria Bernadete de Sousa Costa 1; Carlos Bezerra Lima2; Maria Iracema Tobosa da Silva3; Maria Atra Souto Diniz Vilela4

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(3): 136 - 143

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Estudo realizado com estagiários da Prática de Ensino em Programas de Saúde - Licenciatura em Enfermagem - UFPB, junto à alunos da 7ª série do ensino fundamental de escola da rede pública de ensino, em João Pessoa - PB. Objetivou relatar a experiência vivenciada na prática de ensino, verificar a contribuição desta experiência para alunos de ensino fundamental e investigar quais os assuntos sobre saúde, de seu interesse. A experiência desenvolveu-se mediante o planejamento, execução e avaliação dos minicursos: "Primeiros Socorros", "Doenças Sexualmente Transmissíveis e Práticas Anticoncepcionais". Foi aplicado um instrumento que permitiu verificar que os tópicos ministrados mais apontados pelos alunos como contribuição para mudança de hábitos relacionados à saúde foram: "prevenção de doenças", "comportamento sexual", "cuidados corporais", "procura pelos serviços de saúde" e "riscos da automedicação". Como assuntos de maior interesse foram indicados: "doenças sexualmente transmissíveis", "todos os temas abordados", "prevenção de doenças", "primeiros socorros" e "higiene corporal".

Palavras-chave: Prática de Ensino - Ensino - Aprendizado -Educação em Saúde

 

Primeira década do curso de enfermagem na Universidade Federal de Juiz de Fora: 1979 -1989

Maria Cristina Pinto de Jesus1; Sueli Maria dos Reis Santos2; Mariangela Aparecida Gonçalves Figueiredo3; Grazielli Fabiana Gava4; Fernanda de Oliveira Pereira5

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 255 - 262

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O curso de graduação em enfermagem foi criado na Universidade Federal de Juiz de Fora em 1979, com a incorporação do corpo social da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo. Este estudo de abordagem histórico-social objetivou discutir a formação do enfermeiro na primeira década (1979 a 1989) após a criação do curso de graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora. As fontes primárias foram documentos arquivados e depoimentos de professores que vivenciaram este momento histórico. Os dados foram coletados em 2009, organizados e classificados em conformidade com o método histórico à luz da teoria de Pierre Bourdieu. A análise dos dados permitiu evidenciar ações estratégicas dos docentes da enfermagem interessados na conservação das características do processo de ensino da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo, na primeira década de criação do curso na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Palavras-chave: Enfermagem. Ensino superior. História da Enfermagem

 

Saberes da enfermagem - a solidariedade como uma categoria essencial do cuidado

Vera Regina Waldow; Lísia Maria Fensterseifer

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(3): 629 - 632

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Objetiva-se refletir sobre os saberes da enfermagem nos aspectos analíticos e sintéticos, segundo as novas perspectivas paradigmáticas, e destacar a solidariedade como uma das categorias do cuidado. A arte e a ciência da Enfermagem estão consubstanciadas pelo cuidado, assumido como o seu saber fazer. A solidariedade, por sua vez, elemento substancial do cuidado, é ressaltada neste texto, considerando a realidade atual, pois compõe o sentido moral e o exercício da cidadania.

Palavras-chave: Conhecimento. Enfermagem. Cuidados de Enfermagem. Ensino

 

Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo

Adriana Katia Corrêa; Conceição B. de Mello e Souza; Toyoko Saeki

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 421 - 428

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Este estudo qualitativo tem como proposta analisar a utilização da abordagem de grupo operativo de Pichon-Rivière como possibilidade de criar espaço para troca de experiências entre alunos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com o intuito de aliviar ansiedades, facilitando a elaboração das vivências cotidianas, integrando pensar, sentir e fazer. Foram propostos sete encontros grupais, semanalmente, utilizando a técnica de grupo operativo. Os registros foram analisados, sendo construída a crônica de cada encontro. Os discentes refletiram sobre suas vivências no enfrentamento desse momento de transição para a vida profissional e os docentes questionaram as experiências relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, repensando acerca dos limites do modelo tradicional de ensino.

Palavras-chave: Enfermagem. Prática Profissional. Ensino. Estudantes de Enfermagem

 

Uma história do processo de enfermagem nas publicações da Revista Brasileira de Enfermagem no período 1960-1986

Denise Faucz KletembergI; Márcia Dalledone SiqueiraII; Maria de Fátima MantovaniIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 478 - 486

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Estudo de natureza histórica cujo objetivo é analisar a implementação do processo de enfermagem no Brasil, no período de 1960 a 1986. As fontes históricas compõem-se de 47 artigos selecionados na Revista Brasileira de Enfermagem, no período referido, que apresentam reflexões sobre a prática assistencial da época, relatos de experiências da aplicação do Processo de Enfermagem e os artigos de autoria de Wanda de Aguiar Horta. Os achados da análise dos artigos, contextualizados com aspectos político-econômicos apontam as causas das dificuldades encontradas pela categoria para implementação da metodologia da assistência de enfermagem, diante das exigências antagônicas do mercado de trabalho no período analisado. Portanto, as dificuldades e resistências experienciadas não couberam apenas à vontade dos profissionais, mas, sim, permearam-se pelos interesses antagônicos da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Processos de Enfermagem. História da Enfermagem. Metodologia. Diagnóstico de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem

 

Uma nova enfermagem psiquiátrica na universidade do Brasil nos anos 60 do século XX

Maria Angélica de Almeida PeresI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 108 - 114

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Estudo histórico-social sobre a implantação de um modelo de enfermagem psiquiátrica, pela Escola Ana Nery (EAN), no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB). O marco inicial corresponde à contratação de uma professora da escola como chefe do serviço de enfermagem do IPUB, em 1962, e o marco final, à inclusão das enfermeiras como integrantes da equipe de saúde do IPUB, em 1963.
OBJETIVOS: descrever a situação da enfermagem psiquiátrica no IPUB; analisar as estratégias adotadas na reforma da enfermagem; discutir a importância desse saber/poder da enfermagem.
REFERENCIAL TEÓRICO: conceitos de Michel Foucault.
FONTES: documentos escritos, depoimentos orais e bibliografia.
RESULTADOS: as estratégias utilizadas foram de natureza política, técnica e administrativa; suas condições de possibilidade foram dadas pela acumulação de cargos (docente e assistencial). A consolidação do novo modelo, ampliado para outras escolas, tornou a EAN/IPUB centro de difusão de saber da enfermagem psiquiátrica no Brasil.

Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Ensino

 

 

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