ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Notícias

BlogRev@Enf

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem apoia o BlogRev@Enf. Siga-nos!

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem completa 20 anos

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, no espaço do X SINPEn, estaremos celebrando os 20 anos da...
Mais Notícias

Volume 4 , Número 3 , Set/Dez - 2000

APRESENTAÇÃO

1  -  1º Colóquio Latino-americano de história da enfermagem

Ieda de Alencar Barreira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 297-296

Download

 

DISCURSO

2  - Discurso de abertura

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 297-299

Download

 

ARTIGOS

3  - Ana Packer, enfermeira comunitária na fronteira Uruguai-Brasil

Nidia Hernández Selva Chirico; Seiva Chirico

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 301-309

Resumo Download

A temática se insere na história de enfermagem ao final do séc. XIX e início do XX no Uruguai. Ana Packer, enfermeira inglesa que se instalou em Minas de Corrales, Departamento de Rivera, é o eixo do trabalho. Com o propósito de demonstrar o saber do enfermeiro como elemento constitutivo da sua identidade, articula-se o desempenho da protagonista e o modelo inglês da época. O objetivo último é incentivar o estudo sistemático da origem e desenvolvimento da enfermagem em nosso país. O enfoque teórico abrange a Enfermagem e a História. O resultado surge como uma verdade por semelhança, concluindo que Ana Packer foi uma enfermeira formada dentro dos moldes da Inglaterra victoriana.

Palavras-chave: Enfermagem - História

 

4  - A escolha pelo trabalho em psiquiatria como vocação nas décadas de 30 a 70: relatos orais de enfermeiras

Débora Isane Ratner Kirschbaum; Mara Aparecida Alves Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 311-320

Resumo Download

O objetivo desta pesquisa, que constitui parte de uma tese de doutorado já concluída, foi identificar as motivações que levaram enfermeiras formadas por escolas oficiais a trabalhar no campo da assistência psiquiátrica, no Brasil, no período entre as décadas de 30 e 70, utilizando como metodologia de pesquisa a história oral. Através da análise documental e da análise do conteúdo dos depoimentos orais, obtidos junto aos oito sujeitos que ingressaram em instituições psiquiátricas do RJ, RS e SP, BA e MG naquele período, foi possível identificar que, dentre os motivos que as levaram a escolher tal especialidade, predominou a vocação, a afinidade e a identificação com os professores, em detrimento da necessidade de sobrevivência econômica, majoritariamente apontada por outros trabalhadores para justificar tal opção, revelando a possibilidade de expressão da subjetividade no processo de escolha profissional, que pode estar relacionada às condições de vida e ao contexto cultural desses sujeitos.

Palavras-chave: Enfermagem - História da Enfermagem - Psiquiatria

 

5  - O ensino de história da enfermagem e o resgate da memória: panorama nos cursos de enfermagem da região nordeste

Lídya Tolstenko Nogueira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 321-332

Resumo Download

E apresentado o panorama do ensino de História da Enfermagem nos Cursos de Enfermagem localizados na Região Nordeste do Brasil e os empreendimentos de seus docentes para a preservação da memória da enfermagem local. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, cujas fontes de dados foram os depoimentos de 14 docentes envolvidos com o ensino de História da Enfermagem, obtidos mediante entrevista semi-estruturada. Destacam-se as singularidades e avanços no processo de ensinar História da Enfermagem, a diversidade de conteúdos e estratégias pedagógicas adotadas na Região. Quanto aos documentos históricos de enfermagem, foram mencionadas práticas desiguais, oscilando entre a preservação em arquivo público, a guarda em condições precárias e o descarte, que comprometem a memória da enfermagem e a criação de fontes primárias de pesquisa. O estudo apontou ainda, as experiências de resgate da memória da enfermagem, impulsionadas, na maioria das vezes, pelo ensino de pós-graduação.

Palavras-chave: Ensino - História - Enfermagem

 

6  - História nas escolas de enfermagem da região sudeste: ensino, pesquisa e documentação histórica

Estelina Souto do Nascimento; Geralda Fortina dos Santos; Valda da Penha Caldeira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 333-338

Resumo Download

O presente estudo fez parte dos trabalhos do Primeiro Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem realizado no Rio de Janeiro. Seu objetivo foi traçar um panorama do que se vem fazendo em História da Enfermagem no ensino e na pesquisa, bem como do cuidado dispensado à documentação histórica nas escolas de enfermagem da Região Sudeste. Foi enviado um questionário para 58 escolas, sendo obtidas 20 respostas. A maioria das escolas tem uma disciplina específica para o ensino da história da Enfermagem e preservam a documentação histórica em arquivo corrente. Quanto à pesquisa, a informação obtida mostra uma produção científica diversificada. Pode-se concluir que há necessidade de mais estudos sobre a História da Enfermagem, assim como da promoção de eventos e cursos sobre essa temática.

Palavras-chave: História - Pesquisa - Ensino

 

7  - Memoria e história: o Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery

Jussara Sauthier

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 339-346

Resumo Download

Trata-se de um convite à reflexão acerca da preservação da memória na enfermagem. Baseada em dados originados da prática exercida em um Centro de Documentação e oriundos da literatura específica do campo da história e arquivística, estabelecemos alguns pontos para discussão, considerados prioritários para a compreensão da importância dessa preservação na enfermagem, entre eles: a historicidade da produção documental e a história da organização de arquivos, a postura da enfermagem diante de seu acervo, o documento como fonte primária de pesquisa e testemunho da instituição. Com isso, foi possível conclamar a todos para que não nos tornemos devedores do passado.

Palavras-chave: História - Enfermagem

 

8  - À experiência da criação do Centro de Memoria da Faculdade de Enfermagem da UERJ

Nalva Pereira Caldas

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 347-357

Resumo Download

A autora do trabalho se dispôs a realizar urna pesquisa sobre a história da Faculdade quando foi percebida a necessidade do acesso à documentação e o interesse da direção da instituição o que, somados, promoveu a criação do Centro de Memória da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A organização teve como objetivos compor e sistematizar o acervo documental, visando à constituição de fundos para pesquisas, e oferecer subsídios para o planejamento e tomada de decisões. O referencial teórico-metodológico utilizado foi a obra de Paes (1977) O relato da organização do Centro de Memória inclui: levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento, gerência dos recursos, gestão de documentos e atividades do Centro de Memória. O Centro de Memória está cumprindo os objetivos para os quais foi criado, servindo de fonte para docentes, discentes e enfermeiros interessados na pesquisa histórica da enfermagem.

Palavras-chave: Memória - Documentação - Enfermagem

 

9  - Memoria e história: Centro Histórico-Giltural da Enfermagem Ibero-Americana

Taka Oguisso

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 359-367

Resumo Download

O trabalho discorre sobre o desenvolvimento histórico da Enfermagem brasileira, a partir da criação do primeiro curso em 1890 e dois outros, em 1895 e 1916. Seus fundadores não haviam incluído Historia da Enfermagem como matéria curricular, talvez porque estavam mais preocupados com a prática da enfermagem do que com questões teóricas. Entretanto, desde 1923, a História da Enfermagem passou a ser incluída no currículo de enfermagem. A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, criada em 1942, teve grande influência na enfermagem do País porque, desde a fundação, suas lideres exerciam também a liderança em nível nacional. A fim de preservar sua memória e história, foi criado o Centro Histórico-Cultural da Enfermagem Ibero-Americana, em 1992, para celebrar o jubileu de ouro da escola. Exposições temáticas, culturais e históricas vêm sendo realizadas, mas novas atividades e eventos estão planejados para serem organizados a partir desta nova fase que está começando.

Palavras-chave: Historia da enfermagem - Pesquisa - Ensino

 

10  - O panorama da história da enfermagem na região sul do Brasil

Maria Itayra Coelho de Souza Padilha; Miriam Susskind Borenstein

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 369-375

Resumo Download

Este estudo pretende traçar um panorama da produção do conhecimento e da preocupação com a preservação da história da enfermagem na região sul. Percebe-se que uma das manifestações da ampliação do interesse pelos estudos relativos à história da enfermagem, bem como ao cuidado com a documentação histórica se traduz na criação de Grupos ou núcleos para congregar pessoas e pesquisadoras interessadas em refletir sobre o assunto. Também evidenciamos que inexistem documentos relativos a esse assunto e, portanto, faz-se necessária uma conscientização por parte dos membros da categoria para tentar reconstruir a história da enfermagem do sul do país, devido ao papel relevante que ela tem desempenhado na assistência de saúde, no ensino e na produção do conhecimento da enfermagem brasileira.

Palavras-chave: Enfermagem - História da enfermagem

 

11  - Ensino da historia da enfermagem no México

Lucila Cardenas Becerril

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 377-382

Resumo Download

Neste trabalho se faz uma análise da forma em que se ensina a historia da Enfermagem no México. Parte-se do enunciado das características da inserção, educação e prática da Enfermagem, enfatizando-se o número de trabalhadores da Enfermagem, os niveis acadêmicos, o campo laboral e o sexo predominante. Especifica-se a estrutura do sistema educativo de Enfermagem referente ao modelo de organização, aos eixos curriculares, aos niveis de atenção e organização do trabalho acadêmico, com a finalidade de contextualizar o ensino da historia de Enfermagem nos niveis médio superior, superior e pós-graduação; isso sempre se fazendo alusão ao tipo de disciplina, objetivos, conteúdos, técnicas de ensino, tempo, recursos didáticos e bibliografia. Por último, analisam-se dois fatores determinantes no ensino da História da Enfermagem no México: A educação e a ideologia que postulam as enfermeiras.

Palavras-chave: Enfermagem - Ensino - Educação - História

 

12  - O ensino da historia da enfermagem no Peru

Nelida Cantuarias Noriega; Sebastián Bustamante; Edquén María del Pilar Gómez Luján; Délia Aurora Lázaro Aranda; Yolanda Rodríguez Núnez

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 383-388

Resumo Download

Expõe-se uma aproximação do ensino da Historia de Enfermagem no Peru, contextualizada no estudo a partir da criação das primeiras Escolas, sob o modelo Nightingaleano inglês (1907) e o francês (1916). Destaca-se as tendências socioeconómicas de sua realidade, na prática assistencial e formação acadêmica. Os conteúdos de sua Historia incluem o modelo inglês universal e nacional, além de relatórios sobre a criação de escolas, grêmios e outras organizações, conteúdos sobre a celebração do Dia Internacional, Dia Nacional da Enfermagem Peruana e biografia de enfermeiras destacadas. As experiências de ensino compreendem conferências, seminários, com uma duração média de 12 horas. Reconhece-se autocríticamente que os conhecimentos fatuais e reconhecimentos institucionais ainda não são sistematizados e categorizados. Na atualidade, existe interesse das Escolas por estabelecer uma prática docente que acumule este saber.

Palavras-chave: Enfermagem peruana - Historia / Ensino - Enfermagem fundamental

 

13  - Pesquisa em enfermagem e seu espaço no CNPq

Joséte Luzia Leite; Isabel Amélia Costa Mendes

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 389-394

Resumo Download

Estudo que trata dos aspectos relativos ao fomento da pesquisa no Brasil, objetivando esclarecer o modus operandi de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, na área de Enfermagem, e ao tempo em que se pretende contribuir para instrumentalizar os pesquisadores que desejam encaminhar os seus projetos de pesquisa em busca de fomento. Utilizamos as resoluções normativas e os critérios da área, no CNPq, a fim de mostrar um possível direcionamento para a Enfermagem.

Palavras-chave: Pesquisa - Fontes de financiamento - Enfermagem

 

14  - A pesquisa e a documentação na história da enfermagem no Brasil

Ieda de Alencar Barreira; Suely de Souza Baptista

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 395-403

Resumo Download

O propósito do trabalho é discutir as possibilidades e limitações do desenvolvimento de linhas de pesquisa, que favoreçam a construção de versões e interpretações originais da história da enfermagem de âmbito nacional e de estudos comparados internacionais. São analisadas as conseqüências teóricas e práticas da localização da enfermagem moderna na história contemporânea ou na história do tempo presente, bem como no contexto da América Latina. Tomando-se a organização de arquivos como condição para a realização de estudos históricos, são citados exemplos de acervos no que se refere à História da Enfermagem Brasileira e é enfatizada a importância da recuperação e preservação de fontes (escritas, orais e iconográficas), tanto dos arquivos históricos como dos "arquivos futuros ". Finalmente, discutem-se as relações internas e externas da história da enfermagem, como campo de conhecimento, e suas implicações para a visibilidade e o reconhecimento de sua contribuição com um novo olhar sobre nossa trajetória e o cotidiano presente.

Palavras-chave: História da Enfermagem - Pesquisa em Enfermagem - Documentação

 

15  - Pesquisa e documentação na história da enfermagem

Ana Luisa Velandia Mora

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 405-425

Resumo Download

O trabalho se divide em três temas centrais: a conceituação sobre a História, a metodologia para a sua pesquisa e reflexões finais. A conceituação trata da importância da História, sua relação com o presente e o futuro e sua evolução no tempo.Algumas considerações sobre o historiador são feitas: sua formação, sua habilidade e suas virtudes. Também são analisados a história das profissões e os diferentes enfoques usados por seus autores. De forma mais detalhada apresentam-se, ainda, as técnicas de coleta, organização e análise de informações, dedicando uma parte especial às técnicas biográficas ou histórias de vida e a algumas experiências da autora em pesquisa histórica. As reflexões finais giram ao redor de considerações de ordem conceituai quanto à história das profissões e da Enfermagem, em particular.

Palavras-chave: Enfermagem - História - Biografia - Métodos

 

16  - Pesquisa e documentação histórica em enfermagem

Alejandrina Arratia Figueroa

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 428-436

Resumo Download

O presente artigo enfatiza a necessidade de ressaltar a importância da pesquisa histórica em enfermagem. Situação que tem o propósito de motivar o permanente desafio da busca das raízes da enfermagem, assim como colocar suas teorias, modelos e desenvolvimento em um contexto atual e coerente com a realidade e com as necessidades do meio no qual o mesmo se desenvolve. Isto sugere uma busca que conduza ao descobrimento das diferentes instâncias institucionais, identificando soluções para as múltiplas problemáticas do fazer do enfermeiro, o que constitui uma questão consistente e contínua na história. Se propõe a implementação de processos investigatives históricos que possam ser projetados para o futuro, favorecendo uma reformulação de informações para compor uma base de dados, suficiente e eficiente, capaz de fundamentar o trabalho profissional e de garantir sua legitimidade e autonomia, atribuindo significado e confiabilidade ao trabalho profissional.

Palavras-chave: Pesquisa - Documentação - Enfermagem

 

17  - Memória e história

Carmen Chamizo Vega; Veneranda Magdalena Fernández; Teresa Campal Robledo

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000;4(3): 437-443

Resumo Download

O conteúdo deste artigo resume a exposição da autora do 1° Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 2000 e a convite da Escola de Enfermagem Anna Nery. Nele se resumem os conceitos de História e Memória e se faz uma reflexão sobre o que, na sua opinião, ocorre na Espanha, em relação à História da profissão da área de Enfermagem. Memória: atividade biológica e física que permite recordar experiências vividas anteriormente... resumo geral escrito sobre as atividades de uma instituição ou sobre uma materia. História: entende-se como o estudo dos acontecimentos do passado relativos ao homem e às sociedades humanas... o próprio desenvolvimento destes acontecimentos... relato de fatos do passado, especialmente quando se trata de urna narração ordenada cronologicamente e verificada com os métodos da crítica histórica.

Palavras-chave: História - Enfermagem espanhola - Pesquisa

 

© Copyright 2021 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1