ISSN (on-line): 2177-9465
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A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 14 resultados

Apoio social na perspectiva da puérpera adolescente

Luiza Cremonese; Laís Antunes Wilhelm; Lisie Alende Prates; Cristiane Cardoso de Paula; Graciela Dutra Sehnem; Lúcia Beatriz Ressel

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(4): -

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Avaliação da atenção à saúde de gestantes com HIV: comparação entre serviço primário e especializado

Raquel Einloft Kleinubing; Daniel Gonzalo Eslava; Stela Maris de Mello Padoin; Cristiane Cardoso de Paula

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2019; 23(2): -

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Avaliação dos atributos da atenção primária à saúde: criança e adolescente vivendo com HIV

Bibiana Sales Antunes; Stela Maris de Mello Padoin; Cristiane Cardoso de Paula

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(2): -

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Cotidiano de mães-acompanhantes-de-filhos-que-foram-a-óbito: contribuições para a enfermagem oncológica

Dayse Mary de Souza Carneiro; Ivis Emília de Oliveira Souza; Cristiane Cardoso de Paula

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(4): 757 - 762

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Objetivou-se compreender o significado de ser-mãe-acompanhante-de-filho-que-foi-a-óbito -por-doença-oncológica. A entrevista fenomenológica com 14 depoentes permitiu a captação dos significados que foram analisados como estruturas essenciais do fenômeno com base no referencial teórico-metodológico heideggeriano. Compreendeu-se que o ser-mãe significou: ser forte para tudo, mas na hora crítica da perda do filho sentiu necessidade de ter alguém ao seu lado; ser confortada por outras mães-acompanhantes/voluntários; contar com apoio familiar, institucional, governamental; ter muita dificuldade para aceitar o tratamento e a perda do filho; ter esperança de cura; querer que houvesse um jeito melhor de se falar que não há mais o que fazer. Na instituição, isso é registrado como Fora de Possibilidade de Cura Atual. A hermenêutica desvelou o sentido da impessoalidade do ser-mãe-aí-com no cotidiano assistencial. Diante dos significados/sentidos desvelados, conclui-se pela possibilidade de um cuidado singular e solícito, mediado pela empatia, em um movimento existencial dos profissionais de saúde sendo-com as mães.

Palavras-chave: Saúde da Criança. Enfermagem Pediátrica. Oncologia. Filosofia em Enfermagem. Existencialismo

 

Cotidiano do ser-casal: significados da profilaxia da transmissão vertical do HIV e possibilidades assistenciais

Tassiane Ferreira Langendorf, Stela Maris de Mello Padoin, Cristiane Cardoso de Paula, Ivis Emília de Oliveira Souza, Marlene Gomes Terra, Clarissa Bohrer da Silva

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(2): 259 - 264

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Espacialidade do ser-profissional-de-enfermagem no mundo do cuidado à criança que tem câncera

Cintia Flores Mutti1; Stela Maris de Mello Padoin2; Cristiane Cardoso de Paula3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(3): 493 - 499

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OBJETIVO: compreender o significado para equipe de enfermagem de cuidar de crianças que têm doença oncológica avançada, cuja enfermidade não responde mais aos tratamentos curativos.
MÉTODO: Investigação fenomenológica heideggeriana. Etapa de campo desenvolvida no período de dezembro/2010 a março/2011, com 15 profissionais de enfermagem no Hospital Universitário de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
RESULTADOS: O profissional de enfermagem expressa que, no cotidiano de cuidado à criança que tem câncer, tem que separar o profissional do emocional. Descreve o seu dia a dia dentro e fora do hospital. Com o tempo, aprende a separar o trabalho da vida pessoal.
CONCLUSÕES: Aponta a necessidade do desenvolvimento de estratégias de ação multiprofissional entre a equipe que cuida, considerando que também precisa ser cuidada.

Palavras-chave: Enfermagem oncológica. Criança. Neoplasias. Cuidados paliativos.

 

Linha de cuidado para crianças e adolescentes vivendo com HIV: pesquisa participante com profissionais e gestores

Daniela Dal Forno Kinalski; Raquel Einloft Kleinubing; Marília Alessandra Bick; Tassiane Ferreira Langendorf; Stela Maris de Mello Padoin; Cristiane Cardoso de Paula

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2021; 25(2): -

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Manejo da dor na utilização do cateter central de inserção periférica em neonatos

Jaquiele Jaciara Kegler; Cristiane Cardoso de Paula; Eliane Tatsch Neves; Leonardo Bigolin Jantsch

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(4): -

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Manutenção da lactação de recém-nascido pré-termo: rotina assistencial, relação mãe-filho e apoio

Caroline Sissy Tronco, Stela Maris de Mello Padoin, Cristiane Cardoso de Paula, Andressa Peripolli Rodrigues, Eliane Tatsch Neves, Angela Regina Maciel Weinmann

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(4): 635 - 640

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Perspectivas para o cuidado de enfermagem às mulheres que denunciam a violência vivida

Letícia Becker Vieira; Stela Maris de Mello Padoin; Ívis Emília de Oliveira Souza; Cristiane Cardoso de Paula

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(4): 678 - 685

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Objetivou-se apresentar perspectivas para o cuidado de enfermagem, a partir da apreensão do significado da ação das mulheres que denunciam a violência vivida. Pesquisa fenomenológica, à luz de Schütz.
CENÁRIO: Delegacia de Polícia para Mulher e de Pronto Atendimento de um município do Rio Grande do Sul.
PARTICIPANTES: mulheres de 18-59 anos que realizaram a denúncia da violência do companheiro. Projeto aprovado pelo CEP (n.23081.015518/2009-66). Foram desenvolvidas entrevistas com 13 mulheres. Apreendeu-se que a mulher significa uma relação de anonimato com o companheiro e busca relações de familiaridade para enfrentamento da violência. O anonimato acontece pela decisão de romper costumes, sofrimento e história em comum. Quer conduzir a denúncia até o final, acreditar na justiça e proteger/criar seu(s) filho(s). A busca por familiaridade aponta a necessidade de um cuidado de enfermagem a partir da realidade social das mulheres, para reconhecer demandas de saúde e romper a naturalização/aceitação da violência.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da mulher. Violência contra a mulher

 

Pessoas acima de 50 anos com aids: implicações para o dia-a-dia

Soraia Romera Machiesqui; Stela Maris de Mello Padoin; Cristiane Cardoso de Paula; Aline Cammarano Ribeiro; Tassiane Ferreira Langendorf

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(4): 726 - 731

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Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa que objetivou descrever as implicações relacionadas ao dia-a-dia de pessoas acima de 50 anos que têm a síndrome da imunodeficiência adquirida. A pesquisa foi realizada num hospital de ensino na região sul do Brasil. A produção dos dados foi desenvolvida com a dinâmica de criatividade e sensibilidade Mapa Falante, por um grupo de cinco participantes. Para a análise, foi aplicada a técnica de análise temática do conteúdo. Das produções artísticas e depoimentos, emergiram os efeitos decorrentes da descoberta do diagnóstico; da compreensão de que tem uma vida normal apesar da doença; da fé em Deus; do preconceito e discriminação e do silêncio da condição sorológica. Conclui-se que as ações de cuidado devem contemplar as dimensões biológicas, clínica, social e subjetiva de modo corresponsável vislumbrando a autonomia para o cuidado com a sua saúde e para as escolhas de sua vida.

Palavras-chave: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Enfermagem. Saúde do Idoso

 

Revelação do diagnóstico de HIV para o adolescente: modos de ser cotidiano

Crhis Netto de Brum, Cristiane Cardoso de Paula, Stela Maris de Mello Padoin, Ivis Emilia de Oliveira Souza, Eliane Tatsch Neves, Samuel Spiegelberg Zuge

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(4): 679 - 684

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Utilização da teoria humanística de Paterson e Zderad como possibilidade de prática em enfermagem pediátrica

Diego SchaurichI; Cristiane Cardoso de PaulaII; Stela Maris de Mello PadoinIII; Maria da Graça Corso da MottaIV

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(2): 265 - 270

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Vulnerabilidade ao adoecimento de crianças com hiv/aids em transição da infância para a adolescência

Renata de Moura Bubadué; Cristiane Cardoso de Paula; Franco Carnevale; Sandra Catalina Ochoa Marín; Crhis Netto de Brum; Stela Maris de Mello Padoin

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(4): 705 - 712

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