A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
Óbitos perinatais investigados e falhas na assistência hospitalar ao partoa
Eunice Francisca Martins1; Edna Maria Rezende2; Francisco Carlos Félix Lana3; Kleyde Ventura de Souza4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 38 - 45
Objetivou-se analisar as falhas na assistência hospitalar ao parto, o perfil materno e as características do feto e do recém-nascido que evoluíram para óbito perinatal, em Belo Horizonte.
MÉTODOS: Estudo transversal, dos óbitos perinatais investigados pelo Comitê de Prevenção de Óbitos de Belo Horizonte, ocorridos entre 2003 e 2007. A fonte dos dados foram as fichas de investigação do Comitê. Os dados foram analisados pela distribuição de frequência das variáveis e análise bivariada utilizando-se o teste de Qui-quadrado de Pearson, considerando o nível de significância de 5% (p<0,05).
RESULTADOS: Foram estudados 253 óbitos, a maioria de nascidos a termo, com peso adequado ao nascer. Em 65,6% dos casos houve falhas na assistência, principalmente relacionadas ao acompanhamento da gestante durante o trabalho de parto e parto.
CONCLUSÕES: Foram identificados um alto percentual de falhas assistenciais no processo do parto e um grande potencial de evitabilidade dos óbitos perinatais.
Palavras-chave: Mortalidade perinatal. Parto. Assistência hospitalar. Sistemas de informação. Enfermagem;
Ana Maria Magalhães Sousa; Kleyde Ventura de Souza; Edna Maria Rezende; Eunice Francisca Martins; Deise Campos; Sônia Lansky
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(2): 324 - 331