A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 7 resultados
A configuração do programa de residência de enfermagem do ministério da saúde
Leticia Valladão MirandaI; Gertrudes Teixeira LopesII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 18 - 27
Antonio José de Almeida Filho; Suely de Souza Baptista; Gertrudes Teixeira Lopes
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 15 - 17
Margarida Maria Rocha BernardesI; Gertrudes Teixeira LopesII; Tânia Cristina Franco SantosIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(3): 370 - 377
As questões macrossociais das drogas e o saberes dos estudantes de enfermagem
Bárbara Rodrigues Carvalho Cordeiro I; Helen Balthazar de Lima II ; Luana dos Santos Vasconcellos Lima III; Bruna Kelly de Jesus Lemos IV; Tiago Ribeiro Lemos V; Gertrudes Teixeira Lopes VI
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 323 - 328
O objeto são as associações feitas entre o fenômeno das drogas e as questões macrossociais e profissionais na formação do estudante de graduação.
OBJETIVOS: descrever as associações feitas entre o fenômeno das drogas e as políticas de saúde internacionais, nacionais e locais e analisar a percepção dos estudantes sobre a atuação e o interesse em relação às drogas. Pesquisa quantitativa, apresenta resultados parciais de 16 faculdades de Enfermagem do Rio de Janeiro; a amostra é de 181 graduandos. Utilizou-se um questionário com escalas sobre este conhecimento, agregando três opções (concordo, indiferente e discordo). Os dados foram analisados com auxílio dos programas Epi-Info e Excell e apresentados em tabelas. Os resultados demonstraram que as políticas e programas nacionais e locais sobre o fenômeno das drogas foram abordados na graduação segundo a maioria dos estudantes, bem como tratar-se de um tema de interesse para a atuação do enfermeiro. Entretanto, em relação à abordagem das questões internacionais, houve uma distribuição semelhante entre as alternativas propostas.
Palavras-chave: Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Drogas ilícitas. Bebidas Alcoólicas. Conhecimento
Levantamento de recursos e necessidades de enfermagem no Brasil: estratégias para realização
Daniela Vieira Malta; Tânia Cristina Franco Santos; Laís de Araújo Pereira; Maria da Luz Barbosa Gomes; Gertrudes Teixeira Lopes; Alexandre Barbosa de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(3): 472 - 478
Carlos Joelcio de Moraes SantanaI; Gertrudes Teixeira LopesII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 417 - 422
O objeto do estudo é o cuidado de enfermagem prestado pelos egressos da residência em enfermagem do INCA. Com objetivo de caracterizar a prática dos egressos da residência em enfermagem no CEMO (Centro de Transplante de Medula Óssea). Utilizaram-se os conceitos de especialista de Patrícia Benner e da United Kingdom Council Center (UKCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no CEMO em julho de 2004. Os sujeitos do estudo foram nove enfermeiros egressos da residência em enfermagem, da área de oncologia clínica, atuantes no CEMO desde 1991, data do início das contratações dos egressos. Utilizou-se a técnica de Grupo Focal para coletar os dados. A análise seguiu a orientações de análise temática, segundo Minayo. Os resultados evidenciaram a categoria "Cuidado Especializado do Egresso da Residência", que abrangeu temas relacionados com protocolo/tratamento/farmacologia, prescrição de enfermagem, orientação e experiência, e esperança e complexidade. Concluiu-se, portanto, que o trabalho realizado pelos egressos da residência de enfermagem no CEMO é especializado.
Palavras-chave: Enfermagem. Internato e Residência. Especialização. Enfermagem Oncológica. Transplante de Medula Óssea
Alessandra Zanei BorsattoI; Pâmela Duarte Dias da SilvaI; Fernanda de AssisII; Nice-Enne da Costa Coelho de OliveiraIII; Patrícia Rodrigues da RochaIV; Gertrudes Teixeira LopesV; Patrícia de Lima PeresVI,VII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 187 - 194
Pesquisa histórico-social tem como objeto a trajetória de implantação e consolidação do Programa de Monitoria Acadêmica na UERJ e na Faculdade de Enfermagem no período de 1985-2000.
OBJETIVOS: Descrever a trajetória de implantação da Monitoria na UERJ e Faculdade de Enfermagem e analisar o processo de consolidação do Programa no recorte temporal do estudo. As fontes primárias foram os documentos existentes no Departamento de Estágios e Bolsas - CETREINA, Rede Sirius de Biblioteca, Reitoria da UERJ e Centro de Memória da FENF/UERJ. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ. Utilizou-se um formulário que foi preenchido pelas pesquisadoras. Os resultados evidenciaram que a Monitoria na UERJ foi criada em 1985 e implantada em 1986 em diversas unidades acadêmicas. Ao longo de sua história, o Programa passou por diferentes momentos que contribuíram para a sua consolidação. A Monitoria apresenta avanços em sua estrutura e sua dinâmica.
Palavras-chave: Enfermagem. Estudantes de Enfermagem