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A primeira visita ao filho internado na unidade de terapia intensiva neonatal: percepção dos pais
Kayna Trombini Schmidt; Anelize Helena Sassá; Marly Veronez; Ieda Harumi Higarashi; Sonia Silva Marcon
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(1): 73 - 81
Este estudo teve como objetivo identificar os sentimentos, experiências e expectativas dos pais durante a primeira visita ao filho internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado na UTIN de um hospital de ensino de Maringá-PR. Foram entrevistados nove mães e um pai. Os dados foram coletados na segunda quinzena de junho de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas, posteriormente analisadas por meio do referencial de análise de conteúdo de Bardin. As categorias temáticas desprendidas dos depoimentos foram: Anseios antes da primeira visita ao filho; Vivenciando a primeira visita; e Lidando com as informações. Os resultados encontrados ampliam a compreensão dos sentimentos e das necessidades dos pais na primeira visita ao filho internado na UTIN e possibilitaram a reflexão sobre intervenções de enfermagem que possam amenizar as implicações negativas desse período situacional do ciclo de vida.
Palavras-chave: Enfermagem Neonatal. Terapia Intensiva Neonatal. Prematuro. Pais
Brinquedo terapêutico para crianças com Diabetes Mellitus tipo I: intervenções no domicílio
Letícia Roberta Pedrinho; Bianca Machado Cruz Shibukawa; Gabrieli Patricio Rissi; Roberta Tognollo Borota Uema; Maria de Fátima Garcia Lopes Merino; Ieda Harumi Higarashi
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2021; 25(3): -
Beatriz Caroline Dias; Sueli MutsumiTsukuda Ichisato; Maria Angelica Marchetti; Eliane Tatsch Neves; Ieda Harumi Higarashi; Sonia Silva Marcon
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2019; 23(1): -
Importância atribuida à rede de suporte social por mães com filhos em unidade intensiva
Rosemeire Cristina Moretto Molina, Ieda Harumi Higarashi, Sonia Silva Marcon
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(1): 60 - 67
O percurso educativo dialógico como estratégia de cuidado em sexualidade com idosas
Daysi Mara Murio Ribeiro Rodrigues; Célia Maria Gomes Labegalini; Ieda Harumi Higarashi; Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann; Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(3): -
O ser mãe de criança com doença crônica: realizando cuidados complexos
Maria Inez Almeida; Rosemeire Cristina Moretto Molina; Tereza Maria Mageroska Vieira; Ieda Harumi Higarashi; Sonia Silva Marcon
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 36 - 46
O presente estudo tem por objetivo compreender a experiência de assistência domiciliar prestada por mãe de criança com doença crônica e dependente de cuidados complexos. A pesquisa teve como eixo norteador a abordagem qualitativa. Para a análise e interpretação dos dados, optou-se pela abordagem metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados foram coletados nos período de janeiro a março de 2005, por meio de entrevista semi-estruturada com mães residentes em três municípios do Estado do Paraná. Foram informantes seis mães cuidadoras principais da criança dependente de cuidados complexos e que houvesse passado pela experiência de hospitalização nos últimos seis meses. Da realidade dessas mães cuidadoras domiciliares, desvelou-se toda a gama de dificuldades e os meios de enfrentamento encontrados por elas para lidarem com o cotidiano da assistência em seus lares, o que evidenciou a importância do papel educativo-assistencial do profissional enfermeiro para a efetivação desse processo.
Palavras-chave: Doença crônica. Enfermagem. Cuidado da criança
Prática de atividade física em docentes do ensino superior: foco na qualidade de vida
Jaqueline Dias; Matheus Dusmann Junior; Maria Antônia Ramos Costa; Verônica Francisqueti; Ieda Harumi Higarashi
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(4): -
Transtorno mental na infância: configurações familiares e suas relações sociais
Jéssica Batistela Vicente; Ieda Harumi Higarashi; Maria Cândida de Carvalho Furtado
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(1): 107 - 114
Vivências de familiares no processo de nascimento e internação de seus filhos em uti neonatal
Kézia de Oliveira1; Marly Veronez2; Ieda Harumi Higarashi3; Darci Aparecida Martins Corrêa4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 38 - 45
A expectativa que envolve o nascimento de um filho está atrelada à ideia de levar um bebê saudável para casa. Contudo, tal desejo, acalentado ao longo de toda gestação, nem sempre se concretiza. Este estudo, de caráter qualitativo-descritivo, teve por objetivo conhecer a vivência de pais que tiveram seu bebê internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) desde o nascimento. Participaram do estudo seis mães que tiveram seus filhos internados em um hospital de ensino e foram entrevistadas com o uso de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados segundo o referencial de Bardin, originando a seguinte temática central: vivência dos pais no processo de hospitalização do filho em UTIN e três subtemáticas: vivenciando sentimentos de separação e abandono; experienciando o medo da perda; identificando dificuldades e encontrando fontes de apoio. O estudo evidenciou a importância de envolver a família no processo assistencial como fator precursor da qualidade da atenção humanizada.
Palavras-chave: Enfermagem. Unidades de terapia intensiva neonatal. Recém-nascido. Hospitalização. Família.