A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 6 resultados
Priscila de Oliveira MacedoI; Jane Baptista QuiteteII; Eneida Coimbra LimaIII; Iraci dos SantosIV; Octávio Muniz da Costa VargensV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 341 - 347
Estudo reflexivo que teve como objetivo discutir o conceito Tecnologia de Cuidado de Enfermagem aplicada à saúde da mulher à luz da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale. O estudo permitiu identificar e discutir os seguintes aspectos: o ambiente e o parto, o acompanhante durante o trabalho de parto e parto, a privacidade, o cuidado de enfermagem à mulher durante as modificações fisiológicas, a mulher como protagonista do trabalho de parto e parto, a presença atenciosa da enfermeira no ambiente da mulher, o respeito à individualidade, o ambiente acolhedor, sons e iluminação, a dieta líquida durante o trabalho de parto e parto, a deambulação e movimentação livre durante o trabalho de parto e parto, higiene e conforto, a intersubjetividade na relação enfermeira-usuária e o resgate do saber feminino popular. Concluiu-se que é possível a apropriação dos conceitos da Teoria Ambientalista para fundamentar as Tecnologias de Cuidado aplicadas no cotidiano da Enfermagem Obstétrica.
Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da Mulher. Tecnologia. Teoria de Enfermagem
Clientes com doença renal crônica: avaliação de Enfermagem sobre a competência para o autocuidado
Gilvanice de Sousa PachecoI; Iraci dos SantosII; Rachel BregmanIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 44 - 51
O ingresso em terapias dialíticas em condições inadequadas demanda desconforto e sofrimento aos clientes com doença renal crônica (DRC), além de custos ao sistema de saúde e do trabalho de enfermagem. Visando incentivar o cliente para a adesão ao tratamento conservador dessa patologia, tem-se como objetivo: avaliar a competência e o déficit para o autocuidado do cliente com DRC. Implementou-se o método epidemiológico mediante entrevista com 51 clientes do ambulatório de uremia do HUPE/UERJ), em 2005. Evidenciou-se o déficit do conhecimento sobre as conseqüências da hipertensão arterial e diabetes associados à DRC e os limites na escolha e adesão das terapêuticas médica, nutricional e de enfermagem. Concluiu-se que dúvidas sobre essa doença permeiam a vida dos clientes e podem interferir na adesão ao tratamento e comprometer sua qualidade de vida. Esse achado reforça a importância do ensino do autocuidado para demonstrar seu potencial para enfrentar a DRC.
Palavras-chave: Enfermagem. Insuficiência Renal Crônica. Autocuidado
Em busca do bem-estar e do modo de ser do trabalhador saudável
Nina Autora SavoldiI; Eloita Pereira NevesII; Iraci dos SantosIII; Maria Yvone Chaves MauroIV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(3): 413 - 423
Expectativas de familiares de clientes em UTI sobre o atendimento em saúde: estudo sociopoético
Fabíola Soares da Silva; Iraci dos Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(2): 230 - 235
Considerando a política de humanização no atendimento de saúde, tem-se como o problema de pesquisa: quais são as expectativas dos familiares de clientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quanto à humanização no atendimento pela enfermagem atuante neste setor?
OBJETIVO: analisar a dimensão imaginativa dos familiares de clientes hospitalizados em UTI, identificando suas expectativas sobre o atendimento de suas necessidades humanas pela equipe de enfermagem. Pesquisa sociopoética realizada em 2008 em um Hospital do Rio de Janeiro, Brasil. Grupo Pesquisador: 11 familiares.
RESULTADOS COM AS CATEGORIAS ANALÍTICAS: Superando sentimentos de ansiedade; Refletindo sobre as informações de saúde e Fontes de superação da internação do familiar em UTI. Concluiu-se que os familiares expressaram expectativas positivas em relação à internação do cliente, por meio do acolhimento e das informações recebidas. Como contribuição do estudo, acredita-se que, com a orientação e o acolhimento da enfermagem, eles poderão ultrapassar suas expectativas, possibilitando seu crescimento individual e maior aquisição de habilidades em qualidades humanas.
Palavras-chave: Enfermagem. Família. Humanização da Assistência
Nascendo para aprender: entendendo o cuidado em saúde e enfermagem
Nébia M. A. FigueiredoI; Iraci dos SantosII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(2): 235 - 242
Teorizando o envelhecer para cuidar da pessoa idosa: estudo sociopoético
Rosimere Ferreira SantanaI; Iraci dos SantosII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(2): 183 - 191