A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Carla Aparecida Spagnol1; Luciana Alves Silveira Monteiro2; Camila Leopoldino de Paula3; Joana Melillo Bastos4; Joana Angélica Grossi Honorato5
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 184 - 189
Na disciplina optativa: "Análise de situações de conflito vivenciadas pela equipe de enfermagem no contexto das organizações de saúde", do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, utilizou-se o esquete como técnica de ensino, a fim de possibilitar uma relação pedagógica prazerosa, a partir de vivências apreendidas na realidade. O objetivo foi analisar a experiência dos alunos que cursaram a disciplina e dramatizaram uma situação real de conflito. Para isso, um grupo entrevistou um enfermeiro de um serviço de saúde, buscando apreender um conflito vivenciado no seu ambiente de trabalho, a fim de dramatizar essa situação. Um outro grupo, após análise, deveria elaborar outro desfecho para a situação. As encenações em relação à temática gestão de conflitos organizacionais permitiram aos alunos colocarem-se na posição do outro e fazerem reflexões mais elaboradas da prática profissional, refletindo sobre suas condutas como futuros enfermeiros.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Formação de recursos humanos. Conflito (Psicologia).