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A inserção do tema Liderança nas disciplinas de Administração em Enfermagem de uma faculdade particular da cidade de São Paulo 1998 a 2004

Lucimar Regina ConstantinoI; Maria Cristina SannaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 204 - 213

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Para descrever a evolução da abordagem da Liderança nos programas das disciplinas de Administração em Enfermagem, ministradas na FACENF-UNISA, no período de 1998 a 2004, foram analisados, dos 27 planos de disciplina praticados no período, os objetivos e as estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação. O tratamento utilizado, análise de discurso de Bardin, apontou que o tema foi pouco valorizado no período estudado. Observou-se, também, que o currículo do curso passou por três modificações, momentos propícios para a ampliação da dedicação ao tema Liderança, mas isso não aconteceu, havendo apenas a criação de uma disciplina optativa com esse conteúdo. Concluiu-se que os docentes responsáveis pelas disciplinas ministradas fizeram mudanças nos programas, mas não adotaram um paradigma que desse destaque à Liderança.

Palavras-chave: Administração. Enfermagem. Ensino. História. Liderança

 

A participação da enfermeira na campanha de erradicação da Varíola no Estado de São Paulo no período 1968-1973

Aildnize Geselli SantosI; Maria Cristina SannaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 470 - 477

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A Campanha da Erradicação da Varíola (CEV) foi um movimento conduzido pela Organização Mundial de Saúde a partir de 1965, com o objetivo de erradicar a doença no mundo. No Brasil, ela foi coordenada pelo Ministério da Saúde, porém descentralizada em alguns estados, como no Estado de São Paulo. A incidência neste estado era alta, o que despertou o brio dos sanitaristas para a obtenção rápida de resultados. Para tanto, montou-se uma coordenação ligada ao secretário estadual da saúde, integrada por vários profissionais, dentre os quais a enfermeira. O presente trabalho objetiva descrever e analisar a participação dessas enfermeiras na CEV no Estado de São Paulo. Neste estudo de caráter histórico-social, que emprega documentos escritos oficiais da campanha, produzidos no período de 1968 a 1973, encontrou-se comprovação do envolvimento das enfermeiras no treinamento de vacinadores, na determinação de estratégias de cobertura da população e na coordenação da logística da campanha.

Palavras-chave: História. Enfermagem. Campanhas de Vacinação. Imunização. Varíola

 

Acontecimentos que antecederam a federalização da Escola Paulista de Enfermagem

Carolina Vieira Cagnacci Cardili; Maria Cristina Sanna

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(1): 24 - 32

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Andragogia na saúde: estudo bibliométrico

Patrícia Bover Draganov; Maria Romana Friedländer; Maria Cristina Sanna

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(1): 149 - 156

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O sucesso da aprendizagem envolve o uso de estratégias adequadas. Como a clientela de formação profissional e de educação permanente e a população assistida, para quem se dirigem as ações de educação em saúde, são majoritariamente adultas, metodologias como a Andragogia, que é a arte e ciência de conduzir adultos ao aprendizado, são uma alternativa interessante. Com o objetivo de quantificar e descrever a produção científica sobre Andragogia nas Ciências da Saúde no período de 1999 a 2009, realizou-se um estudo descritivo, empregando-se a palavra-chave "Andragogia" em seis bases de dados eletrônicas. As informações das 98 publicações encontradas foram classificadas, quantificadas e descritas. A maioria das publicações se constituiu de artigos de periódicos, que se concentraram nos EUA, com o tema formação profissional liderando as publicações. No Brasil, foi mais frequente a educação de pacientes. A frequência se manteve regular nos anos estudados, concluindo-se que o tema é relevante para a saúde.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Ensino. Adulto. Enfermagem

 

Avaliação das competências dos professores de enfermagem para administrar programas educativos para adultos

Patricia Bover Draganov, Maria Cristina Sanna

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(1): 167 - 174

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Avaliação de sites sobre a História da Enfermagem Brasileira

Eliete Oliveira Basílio da Silva; Kenny Paolo Ramponi; Maria Cristina Sanna

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 287 - 291

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Estudo descritivo que teve como objetivo avaliar os sites sobre História da Enfermagem Brasileira. De acordo com base teórica sobre o impacto que o uso da informática, como fonte de informação, proporciona e também por constatar que as pessoas que buscam informação através deste veículo são leigas e necessitam confiar na informação, vimos a importância de realizá-lo, tendo como questões norteadoras: quais os sites sobre História da Enfermagem Brasileira e qual a sua qualidade para o ensino e a pesquisa. Utilizamos a proposição de Mitretek - Quality Criteria for Evaluate Health Information Technology, cujos critérios são: Credibilidade, Conteúdo, Divulgação, Links, Design, Interatividade e Alertas/advertências, com respectivas subdivisões de indicadores, que auxiliaram na efetivação da avaliação. Os resultados apontaram apenas dez sites em condições de consulta confiável e a importância da reconstrução dos que tenham a História da Enfermagem Brasileira como foco, para atender às necessidades dos alunos e pesquisadores.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Conhecimentos em Informática

 

Circunstâncias histórico-sociais de criação da primeira escola de enfermagem no Vale do Paraíba -

Ana Paula da Silva Antunes; Maria Cristina Sanna

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 54 - 63

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Estudo que se propõe a descrever as circunstâncias histórico-sociais de criação da Escola de Enfermagem Dom Epaminondas no Vale do Paraíba, e analisar as estratégias utilizadas para sua implantação. As fontes primárias, oriundas do acervo da instituição mantenedora da escola e do arquivo municipal, e as fontes secundárias, da biblioteca do município e do Espaço Cultural Mario Covas, tratadas por fichamento individual e agrupamento por similaridade e pertinência, resultaram em quatro agrupamentos temáticos: o Papel da Cidade no Tratamento da Tuberculose; a Influência da Igreja Católica na Saúde, Economia e Educação; O Papel da Enfermagem no Combate à tuberculose; e a Criação da Escola. Concluiu-se que a escola foi criada para atender às necessidades de qualificação de pessoal de enfermagem para fazer frente às mudanças na terapêutica da Tuberculose e, seguindo o modelo anglo-americano de formação, recrutar e manter mão-de-obra das alunas nos sanatórios de propriedade da entidade mantenedora da escola.

Palavras-chave: História. Enfermagem. Escolas de Enfermagem

 

Interfaces da história da enfermagem: a contribuição da Associação Brasileira de Enfermagem

Isabel Cristina Kowal Olm CunhaI; Maria Cristina SannaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 537 - 539

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No contexto de transformação pela qual passou a Enfermagem brasileira, a Associação Brasileira de Enfermagem foi e é protagonista no cenário de compromisso com a categoria e a produção e difusão do conhecimento. A ABEn, como entidade representativa dos enfermeiros, liderou este processo, e neste artigo lança-se um olhar atento de avaliação do passado, entendendo o presente e, mais que tudo, desenhando as possibilidades para o futuro. Nessa perspectiva, o projeto de preservação do acervo e resgate da história da associação, em parceria com o NUPHEBRAS / EEAN, é um marco histórico que se reveste de importância para as próximas gerações de enfermeiros. Ao fazer o seu dever de conservar seu Centro de Documentação, disponibilizá-lo aos abenistas e às novas gerações, a ABEn reitera o seu compromisso com a história da Enfermagem brasileira, dando o exemplo que espera que frutifique.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Sociedades de Enfermagem. Enfermagem

 

Organização de serviços de capelania hospitalar: um estudo bibliométrico

Rosana Chami Gentil; Beatriz Pinheiro da Guia; Maria Cristina Sanna

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(1): 162 - 170

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Estudo bibliométrico que objetivou identificar a produção científica sobre Capelania Hospitalar, classificá-la segundo data de publicação, titulação dos autores, procedência institucional e geográfica dos trabalhos, tipo de texto e descritores de indexação dos trabalhos, além de organizar as palavras-chave em um mapa conceitual. Foram encontradas 772 publicações das quais 64 se referiam ao objeto de estudo. A análise compreensiva dos textos revelou que 29 títulos foram produzidos de 1977 a 2008, na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. Houve maior concentração de títulos em revistas especializadas em cuidado pastoral, embora a produção se estenda por periódicos de temática variada. Concluiu-se que a produção científica na área é recente, localizada fora do Brasil, com forte influência da Joint Comission on Accreditation of Healthcare Organization. São variadas as titulações dos autores, e há evidências de que se trata de uma área do conhecimento em construção, dada a variedade de descritores.

Palavras-chave: Assistência Religiosa. Organização e Administração. Indicadores Bibliométricos

 

 

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