A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
O cliente como consumidor dos serviços de saúde: questões éticas
Jussara Sauthier1; Antonio José de Almeida Filho2; Maria da Luz Barbosa Gomes3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 107 - 114
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que retrata a história do tempo presente, e objetiva discutir as questões éticas, denunciadas pelos meios de comunicação escrita, que emergem quando o cliente/consumidor utiliza o serviço de saúde. O objeto de estudo são as questões éticas que indicam o cerceamento ou violação do direito do cliente como consumidor. As fontes primárias foram obtidas através dos jornais de grande circulação na cidade do Rio de Janeiro, no segundo semestre de 1998. Participaram desse estudo, na qualidade de colaboradores, os alunos da disciplina Ética Profissional da EEAN. Na análise dos conteúdos das reportagens, constatou-se a transgressão aos direitos dos clientes, fato este ocorrido em várias situações: recusa da instituição em fornecer recibo dos gastos hospitalares; insuficiência de recursos materiais, que dificultam a oferta de serviços de qualidade. A maioria das denúncias, porém, indicam que a vida, valor máximo do ser humano, é colocada em risco. A política de saúde, que se submete à política econômica, é a grande responsável pelo caos que vivenciamos nos dias atuais, aliada à crise de valores éticos da sociedade capitalista, intensificada pelo neoliberalismo.
Palavras-chave: Ética - Enfermagem - Direitos do cliente
Tânia Cristina Franco Santos1; Alexandre Barbosa de Oliveira2; Maria da Luz Barbosa Gomes3; Maria Angélica de Almeida Peres4; Antonio José de Almeida Filho5; Fátima Maria da Silva Abrão6
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 104 - 110
OBJETO: implicações dos rituais patrióticos e religiosos para consagração da identidade das enfermeiras no contexto das ditaduras brasileira e espanhola.
OBJETIVOS: descrever as implicações das ditaduras de Francisco Franco e de Getúlio Vargas nas relações de gênero; analisar a eficácia simbólica dos rituais patrióticos e religiosos para o reconhecimento social das enfermeiras.
METODOLOGIA: as fontes históricas, constituídas de documentos escritos, foram localizadas em arquivos brasileiros e espanhóis. Os achados foram organizados, classificados e analisados de acordo com o método histórico e com o apoio teórico dos estudos de Pierre Bourdieu.
RESULTADOS: a necessidade de enfermeiras, no Brasil e na Espanha, posibilitou o exercício em público de atividades femininas, principalmente em situações de calamidades e de guerras, contribuindo para a visibilidade de um modelo de enfermeira respaldado em aspectos patrióticos e religiosos.
Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Emblemas e Insígnias.