A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 3 resultados
Ana Gracinda Ignácio da Silva; Mauricio Abreu Pinto Peixoto; Marcos Antonio Gomes Brandão; Márcia de Assunção Ferreira; Jaqueline Santos de Andrade Martins
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(3): 465 - 471
O objetivo geral é investigar a aprendizagem do diagnóstico em enfermagem na área hospitalar, de alunos concluintes do curso de graduação, na perspectiva metacognitiva. De natureza qualitativa, desenvolveram-se entrevistas individuais com dezenove alunos da quinta série, do último estágio supervisionado na área hospitalar. A análise temática de conteúdo indicou dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem, relacionadas à estrutura teórica, à aplicação prática de diagnosticar, ao conhecimento e ao uso das classificações diagnósticas, faltando-lhes a percepção do raciocínio clínico envolvido e que resulta no diagnóstico. Acredita-se que a metacognição possa ser eficaz no controle das dificuldades de aprendizagem dos alunos, por incluir o conhecimento de estratégias de regulação de desempenho, de planejamento e controle do processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem. Diagnóstico de Enfermagem. Cognição
Márcia Regina de Assis; Pedro Henrique Maraglia; Marcos Antônio Gomes Brandão; Mauricio Abreu Pinto Peixoto
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(3): -
Uso da simulação clínica para aprimorar o raciocínio diagnóstico na enfermagem
Ingrid Régia Lopes Jerônimo; Juliana Faria Campos; Mauricio Abreu Pinto Peixoto; Marcos Antônio Gomes Brandão
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(3): -