A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 4 resultados
Sheila Saint-Clair da Silva Teodosio, Edilene Rodrigues da Silva, Maria Itayra Padilha, Maiara Suelen Mazera, Miriam Susskind Borenstein
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(4): -
História da Enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade
Maria Itayra Coelho de Souza PadilhaI; Miriam Susskind BorensteinII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 532 - 538
Este texto é uma reflexão sobre a importância da História da Enfermagem para a pesquisa e para o ensino da Enfermagem. Discute sobre os objetos da História da Enfermagem tratados por enfermeiras brasileiras e de outros países, cujos estudos enfocam, na sua maioria, o período pós-Florence Nightingale. Apresenta também a importância da interdisciplinaridade para a realização dos estudos históricos, considerando a relação desta com as demais disciplinas. Conclui afirmando que a problematização em torno dos desafios e tendências futuras sobre o ensinar, aprender e pesquisar a História da Enfermagem para todos os níveis é uma possibilidade de reduzir as insuficiências neste campo de estudo e mobilizar tanto docentes quanto discentes e outros interessados para a importância deste tema.
Palavras-chave: História. História da Enfermagem. Enfermagem. Interdisciplinaridade
Memórias de idosos aposentados de um hospital psiquiátrico catarinense (1951-1971)
Ana Maria Espíndola Koerich; Miriam Susskind Borenstein; Eliani Costa; Maria Itayra Padilha
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(4): 749 - 756
Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem sócio-histórica cujo objetivo foi historicizar o cotidiano dos trabalhadores de enfermagem, hoje idosos, de um hospital psiquiátrico catarinense no período entre 1951 e 1971. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis trabalhadores de enfermagem utilizando-se do método de história oral. A memória foi utilizada como referencial teórico, e os dados foram categorizados com base na análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram os saberes e fazeres dos trabalhadores de enfermagem, as condições de trabalho e as relações entre os profissionais da equipe de saúde. Estes resultados permitem concluir que a situação vivenciada pelos trabalhadores nessa instituição era congruente com a situação da enfermagem brasileira, mormente nos hospitais psiquiátricos asilares. Além disso, estes trabalhadores de enfermagem, hoje idosos, tiveram um papel fundamental na assistência de enfermagem prestada à clientela internada.
Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Enfermagem. Idoso
O panorama da história da enfermagem na região sul do Brasil
Maria Itayra Coelho de Souza Padilha1; Miriam Susskind Borenstein2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 369 - 375
Este estudo pretende traçar um panorama da produção do conhecimento e da preocupação com a preservação da história da enfermagem na região sul. Percebe-se que uma das manifestações da ampliação do interesse pelos estudos relativos à história da enfermagem, bem como ao cuidado com a documentação histórica se traduz na criação de Grupos ou núcleos para congregar pessoas e pesquisadoras interessadas em refletir sobre o assunto. Também evidenciamos que inexistem documentos relativos a esse assunto e, portanto, faz-se necessária uma conscientização por parte dos membros da categoria para tentar reconstruir a história da enfermagem do sul do país, devido ao papel relevante que ela tem desempenhado na assistência de saúde, no ensino e na produção do conhecimento da enfermagem brasileira.
Palavras-chave: Enfermagem - História da enfermagem