A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
Repercussão de políticas públicas inclusivas segundo análise das pessoas com deficiência
Lorita Marlena Freitag Pagliuca, Monaliza Ribeiro Mariano, Paula Marciana Pinheiro de Oliveira, Mariana Gonçalves de Oliveira, Inacia Satiro Xavier de França, Paulo Cesar de Almeida
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(3): 498 - 504
Paula Marciana Pinheiro de Oliveira1; Monaliza Ribeiro Mariano2; Cristiana Brasil de Almeida Rebouças3; Lorita Marlena Freitag Pagliuca4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 297 - 305
O objetivo deste estudo foi elaborar uma estratégia de ensino-aprendizagem sobre pessoas com deficiência sensorial e registrar a percepção dos alunos de graduação em enfermagem acerca da utilização de filmes como parte da estratégia do processo ensino-aprendizagem sobre pessoas com deficiência sensorial visual, auditiva e de fala. Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, desenvolvido no Laboratório de Comunicação em Saúde, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, no período de 2010.1. O primeiro tema tratado foi a deficiência visual, seguida da auditiva e da fala. A associação do uso de filmes a conteúdos teóricos e leitura de textos sobre determinado tema foi considerada experiência prazerosa pelos alunos, motivando o aprendizado. A introdução de filmes representa uma oportunidade para rever e sofisticar a abordagem pedagógica e os conteúdos ministrados pelo professor.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Pessoas com deficiência. Enfermagem.