A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 4 resultados
A preservação perineal como prática de enfermeiras obstétricas
Jane Márcia Progianti; Octavio Muniz da Costa Vargens; Aline Bastos Porfírio; Daniela Peixoto Lorenzoni
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 266 - 273
Trata-se de pesquisa qualitativa que teve por objetivos analisar os efeitos percebidos pela mulher diante da não-realização da episiotomia e analisar as ações de enfermagem que foram determinantes para a não-intervenção cirúrgica sob a ótica da mulher. O estudo foi realizado no período de janeiro a junho de 2005. Foi aplicada uma entrevista semi- estruturada para a coleta de dados em mulheres que pariram de parto natural sem episiotomia. A análise seguiu a proposta de Bardin e apóia-se na teoria da diversidade e universalidade do cuidado cultural de Madeleine Leininger. Os resultados apontaram os efeitos positivos sentidos pela mulher em sua vida e em seu relacionamento sexual decorrentes da não-realização da episiotomia. As mulheres também reconheceram as ações profissionais de enfermagem obstétrica que visavam à acomodação do cuidado humanizado como repadronizadoras do cuidado medicalizado e fundamentais para a preservação de seus períneos.
Palavras-chave: Cuidado de enfermagem. Enfermagem obstétrica. Episiotomia. Parto. Saúde da mulher
A repercussão da histerectomia na vida de mulheres em idade reprodutiva
Carolina de Mendonça Coutinho e Silva; Inês Maria Meneses dos Santos; Octavio Muniz da Costa Vargens
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 76 - 82
Estudo qualitativo, do tipo descritivo-exploratório, cujo método foi a História de Vida. O objetivo foi identificar e analisar a repercussão da histerectomia na vida da mulher em idade reprodutiva. Foram entrevistadas doze mulheres em pós-operatório de histerectomia. O cenário foi o ambulatório de ginecologia de um hospital especializado na assistência à mulher e à criança, no Rio de Janeiro, entre julho e outubro de 2006. Foi realizada análise temática, emergindo duas categorias: "Vida pré: ligada à doença" e "Vida pós: adaptação". Algumas mulheres referiram uma influência benéfica da histerectomia, trazendo a resolução de problemas, com uma conotação de cura. Porém, para outras significou uma difícil perda. Fatores como sexualidade, sensação de vazio e questões ligadas à reprodução geraram dúvidas no imaginário das mulheres. Considerar estes fatores é fundamental para a implementação de uma assistência específica e que atenda as necessidades desta clientela.
Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da Mulher. Histerectomia
Jane Márcia ProgiantiI; Octavio Muniz da Costa VargensII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(2): 194 - 197
Assistência pré-natal da casa de parto do Rio de Janeiro: a visão de suas usuárias
Sabrina Lins SeibertI; Maysa Luduvice GomesII; Octavio Muniz da Costa VargensIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(4): 758 - 764
Trata-se de uma pesquisa quantitativa que teve como objetivo analisar a assistência pré-natal oferecida pela Casa de Parto David Capistrano Filho (RJ) sob a ótica de suas usuárias e baseou-se no conceito de Humanização do Parto e Nascimento. Para tanto, foram convidadas a responder o questionário todas as puérperas que tiveram seus partos entre os meses de maio e setembro de 2005. Os resultados obtidos nos informam que esta maneira diferenciada de assistência vem sendo bem aceita pela população assistida, além de oferecer os serviços e cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde de atenção segura e efetiva à gestação e parto de baixo risco.
Palavras-chave: Cuidado pré-natal. Humanização da Assistência. Serviços de Saúde da Mulher. Saúde da Mulher