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A universidade "extendida": estratégias de ensino e apredizagem em enfermagem
Cristina Maria Douat Loyola; Rosane Mara Pontes de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 429 - 433
Reflexão sobre a prática de enfermagem que aproxima, teoricamente e de forma propositiva, as atividades de extensão ao ensino de graduação. O ensino de enfermagem é abordado a partir da prática de extensão universitária, a qual tem que estar assentada no processo ensino-aprendizagem e que representa um plus de refinamento universitário, na medida em que organiza um movimento de levar a universidade para fora do campus e de trazer a cidade para dentro da universidade. A extensão é um ensino vivo, no qual o aprendizado curricular fica exposto à incerteza do saber fazendo. Reflete-se a prática da enfermeira sob a proposta da extensão universitária, como uma possibilidade de levar conhecimento à comunidade e ao mesmo tempo aprender com ela.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Relações comunidade-instituição. Ensino. Aprendizagem
Bruno da Silva Lourenço; Maria Angélica de Almeida Peres; Isaura Setenta Porto; Rosane Mara Pontes de Oliveira; Virginia Faria Damásio Dutra
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(3): -
Margareth Santos Zanchetta; Sepali Guruge; Rosane Mara Pontes de Oliveira; Ingryd Cunha Ventura Felipe; Rafaella Queiroga Souto
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2020; 24(3): -
Enfermagem psiquiátrica: discursando o ideal e praticando o real
Manoela Alves; Rosane Mara Pontes de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 64 - 70
Estudo sobre a análise do cuidado da enfermeira no espaço da internação hospitalar, com ênfase na compreensão dos pressupostos teóricos contidos no ato de cuidar. Neste trabalho apresentamos às enfermeiras pressupostos teóricos que poderão auxiliar o ato de cuidar de pacientes mentalmente doentes. O estudo é de natureza qualitativa. Foi adotado o modelo teórico "O intuir empático" de Oliveira para nortear as discussões e a análise dos dados. Os temas oriundos das discussões guiaram o processo analítico e reflexivo. As enfermeiras concordam e aceitam os pressupostos teóricos do modelo de cuidar "O intuir empático" de Oliveira e acham que estes pressupostos são muito valiosos na ação de cuidado que elas exercem. No entanto, os dados demonstram uma lacuna na capacidade de agir eficientemente em uma situação real apoiando-se em conhecimentos teóricos e práticos. Há uma contradição entre o que as enfermeiras adotam como discurso e o que fazem realmente na prática hospitalar.
Palavras-chave: Assistência de Enfermagem. Enfermagem Psiquiátrica. Teoria de Enfermagem
Liderança em enfermagem psiquiátrica
Sabrina da Costa MachadoI; Marluci Andrade Conceição StippII; Rosane Mara Pontes de OliveiraIII; Marléa Chagas MoreiraIV; Lilian Marques SimõesV; Josete Luzia LeiteVI
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 730 - 734
O processo de liderança em enfermagem psiquiátrica é uma temática que deve ser cuidadosamente abordada e amplamente discutida. Contudo, poucas são as fontes científicas acerca do assunto. Assim sendo, buscou-se através deste ensaio refletir a liderança e as suas várias formas de abordagem em psiquiatria ao longo dos tempos, sendo possível certificar sua evolução. A assistência de qualidade deve ser o objetivo único e primordial e a liderança na enfermagem psquiátrica deve estar baseada no reconhecimento das necessidades desta clientela e nas qualidades de sua equipe. Este muitas vezes constitui um desafio para os profissionais enfermeiros, permitindo um maior crescimento profissional. E é justamente o preparo do profissional que auxiliará no bom andamento do tratamento do paciente psiquiátrico, alcançando um resultado satisfatório
Palavras-chave: Liderança. Enfermagem. Enfermagem Psiquiátrica
Mediar a autonomia: um cuidado essencial em saúde mental
Virginia Faria Damásio Dutra; Hercules Rigoni Bossato; Rosane Mara Pontes de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(3): -
O processo de transferência de conhecimento: uma questão sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica
Laís de Mello Santos; Rosane Mara Pontes de Oliveira; Virgínia Faria Damásio Dutra; Isaura Setenta Porto
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(3): -
O sexo dos outros: percepção da enfermagem psiquiátrica sobre a vida sexual dos pacientes internados
Fernanda Oliveira da Silva CarneiroI; Cristina Maria Douat LoyolaII; Rosilene Pereira da SilvaIII; Rosane Mara Pontes de OliveiraIV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(3): 428 - 438
Um entendimento linear sobre a teoria de Peplau e os Princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira
Taís Veronica Macedo CardosoI; Rosane Mara Pontes de OliveiraII; Cristina Maria Douat LoyolaIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 718 - 724
Trata de uma análise sobre os conceitos contidos na teoria de Hildegard Peplau, datados de 1952 e associá-los aos preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira considerando a realidade social e histórica dessa associação. Partiu-se da análise sistemática do livro Interpersonal Relations in Nursing e dos conceitos nele existentes. O estudo foi realizado sob o enfoque da metanálise, que ajudou na compreensão dos conceitos estudados. A partir da análise das duas referências teóricas, compreendemos que os conceitos chaves de Hildegard Peplau ainda hoje são aplicáveis e capazes de orientar com excelência para um cuidado de enfermagem psiquiátrica que atenda aos preceitos organizadores da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. Relacionamento Interpessoal. Reforma Psiquiátrica