A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 4 resultados
A experiência de uma prática preventiva com adolescentes em situação de risco
Paula Xavier Gums Mendes; Jussara Gue Martini; Telma Elisa Carraro; Jonas Salomão Spricigo
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(3): 543 - 550
A prática assistencial aqui relatada teve como objetivo desenvolver com os adolescentes participantes oficinas de prevenção ao uso de drogas. Trata-se de uma prática assistencial que parte do conhecimento, da análise da realidade dos adolescentes, do desenvolvimento de estratégias e da síntese do conhecimento construído. As oficinas foram realizadas no período de dezembro de 2003 a fevereiro de 2004, com a participação de 10 adolescentes residentes na periferia de Florianópolis e considerados em situação de vulnerabilidade e risco social. Percebeu-se que eles, dentro do seu contexto social, vivem uma incongruência com a sua vida e infringem regras sociais, impossibilitando sua realização pessoal.
Palavras-chave: Adolescente. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias. Educação
Contribuições de florence nightingale: uma revisão integrativa da literatura
Ariane Thaise Frello; Telma Elisa Carraro
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(3): 573 - 579
Narrativas sobre a experiência de ser puérpera de alto risco
Ariane Thaise Frello Roque, Telma Elisa Carraro
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(2): 272 - 278
Percepções sobre cuidar de si, promoção da saúde e sobrepeso entre acadêmicos de enfermagem
Luciara Fabiane Sebold; Vera Radünz; Telma Elisa Carraro
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(3): 536 - 541
Pesquisa qualitativa, Convergente Assistencial (PCA), desenvolvida com 42 acadêmicos de enfermagem, em uma Universidade Pública da Região Sul do Brasil. Objetivou identificar as percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre o cuidar de si, para a promoção da saúde e a evitabilidade do sobrepeso. A coleta dos dados deu-se durante quatro encontros, através de dinâmicas de grupo, confecções de cartazes, atividades lúdicas, utilização de instrumento. A análise dos dados seguiu PCA. Categorias: Atividades físicas; Alimentação saudável; Ambiente familiar; Autoestima e autoimagem. Resultados: Os acadêmicos reconhecem a importância de Cuidar de Si; apresentam conhecimento e relacionam à temática; percebem o Cuidar de Si como forma de manter peso e/ou buscar peso adequado. As contribuições estão no sentido de novas reflexões sobre a realidade dos acadêmicos, e subsídios para inovação do ensino e aprendizagem, sensibilização dos futuros profissionais da área.
Palavras-chave: Autocuidado. Hábitos. Peso Corporal. Estudantes de Enfermagem. Enfermagem