A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Programa de orientação acadêmica: o pensar científico
Maria da Conceição Gonçalves1; Maria José Coelho Maria2; Tereza Coimbra de Carvalho3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 22 - 29
O trabalho que ora se apresenta objetiva discutir uma estratégia utilizada para melhoria do empenho acadêmico dos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, diminuindo os índices de reprovação e evasão e estimulando a formação de atitudes frente à futura profissão, através da discussão do campo de atuação profissional e do mercado de trabalho. O Programa visa, ainda, aguçar a curiosidade científica e tornar o acadêmico apto a formular e utilizar criticamente um trabalho científico. A experiência está sendo desenvolvida, e já participam dela 288 alunos, em média, com 72 alunos por semestre, oriundos do Vestibular. Os resultados indicam que os alunos reconhecem a relevância do Programa, que foi importante para sua vida acadêmica por proporcionar conhecimentos sobre a profissão escolhida e desenvolvimento do raciocínio científico.
Palavras-chave: Enfermagem, desempenho acadêmico, curiosidade científica