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A arte de partejar: experiência de cuidado das parteiras tradicionais de Envira/AM
Keyla Cristiane do NascimentoI; Evanguelia Kotzias Atherino dos SantosII; Alacoque Lorenzini ErdmannIII; Hélio José do Nascimento JúniorIV; Jacira Nunes CarvalhoV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(2): 319 - 327
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de caráter qualitativo, que retrata as parteiras tradicionais de Envira, município do estado do Amazonas, onde 80% dos partos são feitos por elas. Objetiva caracterizar a experiência de cuidado no partejar dessas parteiras. Participaram do estudo 29 parteiras. Para a coleta de dados, optou-se por entrevistas gravadas. As informações foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo. Seis categorias foram evidenciadas: parteiras de Envira - quem são?; ofício de partejar; partejar - quanto vale esse ?dom?; problemas enfrentados pela parteira; problemas frequentemente encontrados pelas parteiras na gestação/parto; e relação com o serviço de saúde. Conclui-se afirmando que há um longo caminho a percorrer na reversão dos quadros de doenças, pobreza e abandono, um caminho no qual as parteiras treinadas poderão desempenhar importante papel, na medida em que atingem muitas mulheres, configurando-se como multiplicadores concretos de conhecimentos.
Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da Mulher. Parto Domiciliar. Políticas Públicas
A Enfermagem como área de conhecimento no CNPq: resgate histórico da representação de área
Alacoque Lorenzini ErdmannI; Isabel Amélia Costa MendesII; Joséte Luzia LeiteIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 118 - 126
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi criado em 1951. Neste organismo nacional de apoio à pesquisa, a Enfermagem insere-se como área de conhecimento a partir da década de 70 e passa a ter representante de área desde a década de 80. O presente artigo tem como objeto o resgate histórico da Enfermagem como área de conhecimento no CNPq. Objetiva destacar a inserção da Enfermagem neste órgão e contribuição para o conhecimento da História da Enfermagem Brasileira. Trata-se de um estudo documental apoiado por depoimentos das enfermeiras representantes da área de Enfermagem no transcurso da presença da Enfermagem como área no CNPq. As informações descritas mostram a importância e a evolução da Enfermagem como ciência e tecnologia neste órgão, a importância do fomento para viabilização das pesquisas, o estímulo ao incremento da pesquisa, os avanços na produção de conhecimentos, os desafios enfrentados e as perspectivas como possibilidades para o fortalecimento e consolidação da Enfermagem. O CNPq é um importante órgão de fomento às políticas para o avanço da Enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem. Ciência. Pesquisa em Enfermagem. História da Enfermagem
A família durante a internação hospitalar da criança: contribuições para a enfermagem
Giovana Calcagno Gomes; Alacoque Lorenzini Erdmann; Pâmela Kath de Oliveira; Daiani Modernel Xavier; Silvana Sidney Costa Santos; Dóris Helena Ribeiro Farias
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(2): 234 - 240
Alacoque Lorenzini Erdmann; Keyla Cristiane do Nascimento; Gabriela Marcelino; Juliana Aparecida Ribeiro
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 411 - 420
O cuidado é um processo interativo, dinâmico, solidário, técnico-científico, criativo, e caracteriza o trabalho da Enfermagem. Objetivou-se identificar o conceito de cuidado, os espaços onde o mesmo acontece, quem o pratica e quais as suas dimensões visualizadas por pós-graduandos em enfermagem de uma universidade federal. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2004, mediante entrevista com 15 discentes de pós-graduação em enfermagem. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática, interpretados ao olhar do referencial da complexidade. Os resultados mostram os tipos de cuidado, espaços de cuidado, seres humanos envolvidos no cuidado e as dimensões de cuidado visualizadas pelos sujeitos do estudo. Estes resultados apontam para um cuidar ora mais criativo, com responsabilidade e mais autonomia, e ora mais caritativo e solidário. A complexidade do cuidado é evidenciada nas relações, interações e associações dos seres humanos, nos diversos espaços sociais.
Palavras-chave: Cuidado de Enfermagem. Formação de Conceito. Estudantes de Enfermagem
Alacoque Lorenzini ErdmannI; Gabriela Marcellino de Melo LanzoniII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 316 - 322
Trata-se de um estudo documental, constituindo-se um banco de dados coletados em quatro momentos distintos: março de 2005, dezembro de 2005, agosto de 2006 e abril de 2007, dados estes referentes ao total de Grupos de Pesquisa de Enfermagem encontrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Os resultados indicam que 92% dos grupos de pesquisa possuem de 1 a 5 linhas de pesquisa, são compostos por 11 a 15 membros, oscilando em uma média de até 8 pesquisadores, 5 doutores, 3 mestres, 3 especialistas e 7 graduandos. Logo, os grupos de pesquisa representam o lócus de produção de conhecimentos e formação de recursos humanos em pesquisa. No Brasil, houve um crescimento significativo dos grupos de pesquisa da área da Enfermagem com o incremento da produção, qualificação dos integrantes, bem como o fortalecimento das bases de investigação e a maior visibilidade e reconhecimento da inovação da Enfermagem.
Palavras-chave: Grupos de Pesquisa. Enfermagem. Saúde. Pesquisa em Enfermagem
Compreendendo a governança da prática de enfermagem em um centro obstétrico
Fernanda Hannah da Silva Copelli, Roberta Juliane Tono de Oliveira, Alacoque Lorenzini Erdmann, Vitória Regina Petters Gregório, Aline Lima Pestana, José Luís Guedes dos Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(2): 239 - 245
Marli Terezinha Stein Backes; Alacoque Lorenzini Erdmann; Andreas Büscher; Dirce Stein Backes
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(4): 769 - 775
Estudo qualitativo que partiu da questão: como vêm sendo construídas as teorias e modelos de cuidado de enfermagem, focalizando o processo de construção da teoria substantiva, referente à Tese que teve como objetivos compreender o significado do ambiente de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva e construir um modelo teórico sobre ele. O método utilizado foi a Grounded Theory. Realizaram-se 39 entrevistas com 47 sujeitos diferenciados de três Unidades de Terapia Intensiva Adulto, em Florianópolis/SC, Santa Maria/RS e Pelotas/RS, entre junho de 2009 a setembro de 2010. A teoria "Sustentando a vida no ambiente complexo de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva" foi delimitada por oito categorias. Conclui-se que sustentar a vida no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva significa investir intensivamente no cuidado de pacientes instáveis, com auxílio de tecnologias diferenciadas e profissionais capacitados, trabalhando em equipe, onde se convive com estresse/conflitos e dificuldades para lidar com a morte.
Palavras-chave: Administração sistêmica. Ambiente de instituições de saúde. Pesquisa qualitativa. Teoria de Enfermagem. Unidades de terapia intensiva
Emergindo a complexidade do cuidado de enfermagem ao ser em morte encefálicaa
Aline Lima Pestana1; Alacoque Lorenzini Erdmann2; Francisca Georgina Macêdo de Sousa3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(4): 734 - 740
O estudo objetivou desvelar a complexidade do cuidado de enfermagem ao ser em morte encefálica. Utilizaram-se como referenciais teórico e metodológico o pensamento complexo e a Grounded Theory, respectivamente. Os dados foram coletados em um hospital universitário do nordeste brasileiro, de dezembro de 2010 a junho de 2011, por meio de entrevistas não estruturadas. A amostra teórica constituiu-se de 12 enfermeiros, distribuídos em três grupos amostrais. O fenômeno "Desvelando relações e interações múltiplas do ser enfermeiro na complexidade do cuidado ao ser em morte encefálica" foi delimitado por cinco categorias. Neste artigo, foi abordada a categoria "Emergindo a complexidade do cuidado de enfermagem ao ser em morte encefálica". O estudo evidenciou que o cuidado ao ser em morte encefálica é caracterizado por desordem e incertezas, fazendo com que o enfermeiro vivencie sentimentos diversos e ambivalentes. A sua complexidade está em compreender a sua singularidade e dialogicidade.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem. Morte encefálica. Enfermeiros. Cuidados intensivos. Pesquisa qualitativa.
Gestão do cuidado de enfermagem ao adolescente que vive com HIV/AIDS
Cintia Koerich; Fabiana Cristine dos Santos; Betina Hörner Schlindwein Meirelles; Alacoque Lorenzini Erdmann
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(1): 115 - 123
Melhores práticas na atenção básica à saúde e os sentidos da integralidade
Selma Regina de Andrade; Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello; Maria Teresa Rogério Locks; Daiana de Mattia; Fernanda Hoeller; Alacoque Lorenzini Erdmann
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(4): 620 - 627
O cuidado intensivo oferecido ao paciente no ambiente de unidade de terapia intensivaa
Marli Terezinha Stein Backes1; Alacoque Lorenzini Erdmann2; Andreas Büscher3; Dirce Stein Backes4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(4): 689 - 696
Estudo qualitativo, partiu da questão: como se dá o cuidado intensivo oferecido ao paciente no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva? Teve como objetivo compreender o cuidado intensivo oferecido ao paciente no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O método utilizado foi a Grounded Theory. Realizou-se 39 entrevistas com 47 sujeitos diferenciados (pacientes, profissionais da saúde, gestores, profissionais dos serviços de apoio, familiares) de três Unidades de Terapia Intensiva Adulto, em Florianópolis/SC, Santa Maria/RS e Pelotas/RS, Brasil, entre junho de 2009 a setembro de 2010. A teoria "Sustentando a vida no ambiente complexo de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva", foi delimitada por oito categorias, das quais será focalizada neste artigo a categoria "Cuidando e monitorando o paciente continuamente". Conclui-se que o cuidado intensivo requer um cuidado integral com os pacientes, que vai além do cuidado técnico e inclui as dimensões física, emocional, espiritual e social do ser humano.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem. Cuidados intensivos. Humanização da assistência. Relações profissional-paciente. Unidades de terapia intensiva.
O processo de viver a cirurgia de revascularização cardíaca: uma análise de gênero
Murilo Pedroso Alves, Gabriela Marcelino de Melo Lanzoni, Cíntia Koerich, Giovana Dorneles Callegaro Higashi, Maria Aparecida Baggio, Alacoque Lorenzini Erdmann
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(4): -
O significado atribuído ao papel masculino e feminino por adolescentes de periferia
Maria Aparecida Baggio; Jacira Nunes Carvalho; Marli Terezinha Stein Backes; Dirce Stein Backes; Betina Hörner Schlindwein Meirelles; Alacoque Lorenzini Erdmann
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(4): 872 - 878
Trata-se de pesquisa-ação cujo objetivo foi compreender os significados atribuídos ao papel masculino e feminino pelos adolescentes/jovens integrantes de um projeto de inclusão social. Participaram 27 sujeitos vinculados aos grupos da Gastronomia, Estética e Nova Descoberta. Os dados derivam da oficina "conhecimento do corpo humano", desenvolvida nos três grupos em momentos distintos, por meio da construção de cartazes, atividades de recorte, colagem, desenho, escrita; utilização de manequim e abordagem dialógica do tema. Os dados foram analisados conforme o método de análise temática de conteúdo. Os resultados apontam duas categorias: "a fortaleza e o poder masculino" e "o papel contraditório do gênero feminino". Conclui-se que as diferenças dos papéis masculino e feminino, relacionadas ao contexto sócio-político-cultural no qual os adolescentes/jovens estão inseridos, tem repercussões importantes na forma que vivem a sua sexualidade, e, acima de tudo, na construção do seu viver saudável e de sua cidadania.
Palavras-chave: Enfermagem. Cuidados de Enfermagem. Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Adolescente
Jose Luis Guedes dos Santos, Alacoque Lorenzini Erdmann, Francisca Georgina Macedo de Sousa, Gabriela Marcelino de Melo Lanzoni, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Melo, Josete Luzia Leite
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(3): -
Prazer e sofrimento no exercício gerencial do enfermeiro no contexto hospitalar
José Luís Guedes dos Santos1; Adelina Giacomelli Prochnow2; Dalva Cezar da Silva3; Rosângela Marion da Silva4; Joséte Luzia Leite5; Alacoque Lorenzini Erdmann6
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 97 - 103
Este estudo objetivou analisar os fatores de prazer e sofrimento no exercício gerencial do enfermeiro no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, que utilizou como técnica de coleta a entrevista semiestruturada. Foi realizada em um hospital universitário, e os dados foram analisados mediante análise temática. Os 19 enfermeiros que participaram do estudo revelaram que a gerência é fonte de prazer quando há crescimento pessoal e profissional, reconhecimento dos colegas e satisfação do paciente; e fonte de sofrimento em função das dificuldades de relacionamento com a equipe de trabalho e da sobrecarga de trabalho. Ressalta-se a necessidade de os enfermeiros gerentes compreenderem a dualidade sofrimento e prazer na busca de um trabalho mais construtivo e realizador, por meio de maior articulação da atividade gerencial, com a experiência de vida, além do respaldo institucional e apoio dos colegas de trabalho.
Palavras-chave: Gerência. Supervisão de enfermagem. Serviço hospitalar de enfermagem. Saúde do trabalhador.
Principais razões que motivam os candidatos de nível técnico a uma vaga na profissão de Enfermagem
Dirce Stein Backes; Marli T. Stein Backes; Hedi C. Heckler de Siqueira; Alacoque Lorenzini Erdmann
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 75 - 80
Objetivamos com este estudo analisar as principais razões que motivam os candidatos, de nível técnico, a uma vaga na profissão de enfermagem, à luz das considerações da Teoria de Watson. O estudo foi realizado em um empreendimento da saúde, localizado na cidade de Pelotas, na Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul, entre os meses de setembro/2004 e fevereiro/2005, com a participação de 55 candidatos a uma vaga para atuar na referida instituição. Os relatos demonstraram que o "ambiente de cuidado" possuiu forte influência na escolha da profissão de enfermagem. Enquanto alguns mencionam a influência de algum familiar trabalhando na área, outros expressaram uma forte tendência de "ajudar o outro" e/ou se identificaram com a profissão ao acompanharem algum familiar no processo de internação hospitalar. Em suma, a expressão do cuidado como conhecimento específico e desejo de "ajudar os outros" pôde ser identificado entre os principais motivos.
Palavras-chave: Enfermagem. Motivação. Prestação de cuidados de saúde
Programas de pós-graduação em enfermagem no Brasil: desafios e perspectivas
Alacoque Lorenzini Erdmann; Josicelia Dumêt Fernandes
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(1): 7 - 9
Maria Aparecida Baggio; Giovana Dorneles Callegaro; Alacoque Lorenzini Erdmann
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(1): 116 - 123
Este estudo qualitativo objetivou compreender as relações de "não cuidado" de enfermagem significadas por pacientes de um serviço de emergência hospitalar. Foram entrevistados 19 indivíduos pertencentes à faixa etária de 35 a 85 anos, provenientes da capital e de cidades do interior do estado de Santa Catarina. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e interpretados na ótica do pensamento complexo. Destacam-se, neste artigo, os significados das relações de "não cuidado" de enfermagem, apresentadas em duas categorias: Não informação, atenção e assistência de enfermagem devida; Comunicação como expressão de "não cuidado". Importa a sensibilidade por parte da enfermagem no seu processo de cuidar, com vistas à promoção da interação profissional-paciente, sendo este reconhecido e respeitado como sujeito de cuidado, como preconiza o código de ética profissional. Urge à enfermagem o avanço na forma de pensar e agir as/nas relações estabelecidas no espaço organizacional em saúde.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem. Enfermagem em Emergência. Serviços Médicos de Emergência
Saúde mental: do velho ao novo paradigma - uma reflexão
Marlene Gomes TerraI; Dorotéa Loes RibasII; Fernanda SarturiIII; Alacoque Lorenzini ErdmannIV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 711 - 717
O texto desenvolve idéias desencadeadas a partir de reflexões teóricas e das vivências das autoras diante da compreensão histórica da psiquiatria e alguns pontos chave da desinstitucionalização com o objetivo de vislumbrar possibilidades de um novo paradigma onde o ser humano possa ser visto como um cidadão em sofrimento e não mais como uma doença. Em decorrência das mudanças da área da psiquiatria, a enfermagem buscou inserir-se de maneira a oferecer uma assistência mais humanizada fundamentada nos princípios da Reforma Psiquiátrica. É necessário pensarmos as nossas práticas a partir de uma perspectiva humana, sensível, reflexiva, crítica, criativa reconhecendo a especificidade e a objetividade de cada ser humano com que interagimos. Portanto, a enfermagem necessita repensar os seus saberes e as suas práticas reavaliando sua atitude, postura, trabalho em grupo e ética.
Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. Saúde Mental. Desinstitucionalização
Significado da capacitação profissional para o cuidado da mulher vítima de violência conjugal
Nadirlene Pereira Gomes; Alacoque Lorenzini Erdmann; Luiz Antonio Bettinelli; Giovana Dorneles Callegaro Higashi; Jordana Brock Carneiro; Normélia Maria Freire Diniz
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(4): 683 - 689
Tecnologia da informação e comunicação na gestão de grupos de pesquisa em enfermagem
Greici Capellari Fabrizzio; Juliana Martins Ferreira; Daniele Cristina Perin; Patricia Klock; Alacoque Lorenzini Erdmann; José Luís Guedes dos Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2021; 25(3): -
Violência conjugal: repercussões para mulheres e filhas(os)
Jordana Brock Carneiro; Nadirlene Pereira Gomes; Fernanda Matheus Estrela; Jéssica Damasceno de Santana; Rosana Santos Mota; Alacoque Lorenzini Erdmann
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(4): -
Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem
Alacoque Lorenzini Erdmann; Joséte Luzia Leite; Keyla Cristiane do Nascimento; Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 1 - 2
Esta pesquisa objetivou compreender o significado da experiência de ser bolsista de iniciação científica (IC) para graduandos de enfermagem de uma universidade do sul do país. Utilizou como referencial metodológico a Grounded theory. Foram coletados dados por meio de entrevista com bolsistas e ex-bolsistas IC, totalizando dez participantes. O fenômeno Vislumbrando a IC como um processo de crescimento, mudança e aprendizado na graduação da enfermagem e continuidade na academia foi constituído a partir das categorias: Reconhecendo o grupo de pesquisa como espaço para educação e relacionamento interpessoal, Contrastando sentimentos em relação à atividade de pesquisa, Valorizando o aprendizado e o conhecimento adquirido em ser bolsista, Apontando o reflexo da bolsa na vida profissional e pessoal e Relacionando a IC à continuidade da carreira acadêmica. Reconhecemos a importância e necessidade de incremento e valorização desta atividade na formação do graduando e do pesquisador de enfermagem e produtividade dos grupos de pesquisa.
Palavras-chave: Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Atividades Científicas e Tecnológicas