ISSN (on-line): 2177-9465
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Ensino de enfermagem: uma análise do conceito segundo o método evolucionário de Rodgers

Manacés dos Santos Bezerril; Flávia Barreto Tavares Chiavone; Jéssica Valeska Herculano de Lima; Allyne Fortes Vitor; Marcos Antônio Ferreira Júnior; Viviane Euzébia Pereira Santos

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(4): -

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Perfil das condições de seguimento terapêutico em portadores de hipertensão arterial

Allyne Fortes Vitor; Flávia Paula Magalhães Monteiro; Huana Carolina Cândido Morais; João Dennys Pinheiro Vasconcelos; Marcos Venícios de Oliveira Lopes; Thelma Leite de Araujo

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(2): 251 - 260

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A proposta foi investigar os aspectos comportamentais referentes ao seguimento da terapêutica farmacológica e não farmacológica e o grau de adesão ao tratamento anti-hipertensivo de um grupo específico. Estudo observacional descritivo com análise quantitativa, realizado no Centro de Referência da Assistência Social em Fortaleza-CE, de agosto/2008 a maio/2009. Dados obtidos de 49 indivíduos por entrevista e exame físico. Mais de 50% dos participantes seguiam as terapêuticas não farmacológicas. Prevaleceram a terapia combinada (53%) e as classes medicamentosas de diuréticos (72%) e inibidores da enzima conversora de angiotensina (55%). Muitos participantes (49%) referiram reações adversas. Destas, as mais citadas foram poliúria e tontura (29%). Quanto ao grau de adesão, a média correspondeu ao conceito não adesão leve. A avaliação dos comportamentos de seguimento terapêutico e a caracterização clínico-epidemiológica são necessárias para o enfermeiro planejar estratégias educativas. Ambas possibilitam ajustes no planejamento das intervenções, contribuindo para a melhor adesão terapêutica dos indivíduos.

Palavras-chave: Enfermagem. Hipertensão. Cooperação do Paciente

 

Teoria do déficit de autocuidado: análise da sua importância e aplicabilidade na prática de enfermagem

Allyne Fortes Vitor; Marcos Venícios de Oliveira Lopes; Thelma Leite de Araujo

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(3): 611 - 616

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OBJETIVO: submeter a teoria do déficit de autocuidado de Orem a uma reflexão crítica. Metodologia: estudo teórico sobre os aspectos Importância e Aplicabilidade contidos no Modelo de Análise Crítica de Chinn e Kramer para análise crítica da teoria do déficit de autocuidado. Desenvolvido no período de outubro a dezembro de 2008.
RESULTADOS: o posicionamento da teoria do déficit de autocuidado está essencialmente relacionado à filosofia da enfermagem e demonstra potencial para influenciar ações de enfermagem, em especial relativas à educação para o autocuidado em pacientes portadores de cardiopatia isquêmica.
CONCLUSÕES: a enfermagem, mediante a teoria do déficit de autocuidado, pode oferecer condições mais saudáveis e de maior autonomia ao indivíduo portador de cardiopatia isquêmica.

Palavras-chave: Enfermagem. Teoria de Enfermagem. Autocuidado. Isquemia Miocárdica

 

 

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