A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 3 resultados
A escolha profissional no imaginário social - enfermeiras brasileiras e peruanas
Anesilda Alves de Almeida Ribeiro; Gladys Santos Falcon; Miriam Süsskind Borenstein; Maria Itayra Coelho de Souza Padilha
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 241 - 250
Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi conhecer e compreender as imagens e o imaginário social que permeiam a escolha profissional das enfermeiras brasileiras e peruanas. O estudo foi realizado com vinte enfermeiras dos países relacionados, em 2003, utilizando-se do Referencial Imaginário Social de Michel Maffesoli. Na análise, traçamos as categorias: imagem servil; imagem vocacional e imagem profissional, que influenciam sobremaneira a opção pela Enfermagem. Ao refletir sobre as imagens e o imaginário que permeiam a escolha profissional, percebe-se que, em sua maioria, as enfermeiras escolhem a Enfermagem munidas pelo desejo pessoal, e não familiar, de ajudar e cuidar do próximo. Finalizando, neste caminhar pelo mundo imaginal da latinidade, podemos inferir que, na escolha da Enfermagem, vêem-se projetados os arquétipos e mitos da Enfermagem historicamente construídos, divulgados e cristalizados no ideário social, e a conjunção de algumas características que compõem a Identidade Profissional da enfermeira.
Palavras-chave: History of Nursing. Nursing. Self Concept
Hospital de custódia: os direitos preconizados pela reforma psiquiátrica e a realidade dos internos
Maria Sirene CordioliI; Miriam Süsskind BorensteinII; Anesilda Alves de Almeida RibeiroIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 671 - 677
Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar a percepção que internos de um Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) de Florianópolis, tem sobre a instituição. Os dados foram coletados em 2004, através de entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Estes foram analisados estabelecendo-se um paralelo entre os estudos de Goffman sobre instituição total e as normas preconizadas pela Reforma Psiquiátrica Brasileira. A maioria dos entrevistados referiu ser o HCTP um misto de hospital e presídio, de caráter predominantemente custodial. O tratamento e as condições de funcionamento da instituição também foram questionados pelos internos. A conclusão é de que as condições institucionais apresentam-se distantes das consideradas ideais pela Reforma Psiquiátrica, necessitando adequar-se ao preconizado pelo novo paradigma de atendimento ao portador de transtorno mental.
Palavras-chave: Hospital. Pacientes. Saúde Mental
Miriam Süsskind BorensteinI; Anesilda Alves de Almeida RibeiroII; Maria Itayra Coelho de Souza PadilhaIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(1): 21 - 28