A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 6 resultados
A universidade "extendida": estratégias de ensino e apredizagem em enfermagem
Cristina Maria Douat Loyola; Rosane Mara Pontes de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 429 - 433
Reflexão sobre a prática de enfermagem que aproxima, teoricamente e de forma propositiva, as atividades de extensão ao ensino de graduação. O ensino de enfermagem é abordado a partir da prática de extensão universitária, a qual tem que estar assentada no processo ensino-aprendizagem e que representa um plus de refinamento universitário, na medida em que organiza um movimento de levar a universidade para fora do campus e de trazer a cidade para dentro da universidade. A extensão é um ensino vivo, no qual o aprendizado curricular fica exposto à incerteza do saber fazendo. Reflete-se a prática da enfermeira sob a proposta da extensão universitária, como uma possibilidade de levar conhecimento à comunidade e ao mesmo tempo aprender com ela.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Relações comunidade-instituição. Ensino. Aprendizagem
O sexo dos outros: percepção da enfermagem psiquiátrica sobre a vida sexual dos pacientes internados
Fernanda Oliveira da Silva CarneiroI; Cristina Maria Douat LoyolaII; Rosilene Pereira da SilvaIII; Rosane Mara Pontes de OliveiraIV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(3): 428 - 438
Rosane Mara Pontes de OliveiraI; Cristina Maria Douat LoyolaII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 645 - 651
Estudo sobre a análise do cotidiano domiciliar do paciente psiquiátrico egresso da internação hospitalar, por meio da visita domiciliar, dando ênfase à compreensão da prática de Enfermagem Psiquiátrica em domicílio. Abordamos as dificuldades, as relações e as possibilidades de cuidado. O estudo é qualitativo com enfoque na etnometodologia. A produção de dados foi por meio de observação participante e entrevistas abertas. Foi adotado o conceito de cotidiano de Michel de Certeau como referencial teórico. Os temas oriundos das discussões formaram eixo para o processo reflexivo, tendo como base o entendimento acerca de família, trabalho, lazer e mito/espiritualidade. Os dados refletem como o cuidado oferecido pela enfermeira na internação hospitalar tem poucas perspectivas de construção. A visita domiciliar mostrou a importância da participação da família e do sujeito em um processo contínuo de cuidado, permitindo à enfermeira construir um cuidado criativo, solidário e sensível, que possibilite aos sujeitos novos contratos com a vida.
Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. Família. Saúde Mental. Visita a Pacientes
Cristina Maria Douat Loyola
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(3): -
Um entendimento linear sobre a teoria de Peplau e os Princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira
Taís Veronica Macedo CardosoI; Rosane Mara Pontes de OliveiraII; Cristina Maria Douat LoyolaIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 718 - 724
Trata de uma análise sobre os conceitos contidos na teoria de Hildegard Peplau, datados de 1952 e associá-los aos preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira considerando a realidade social e histórica dessa associação. Partiu-se da análise sistemática do livro Interpersonal Relations in Nursing e dos conceitos nele existentes. O estudo foi realizado sob o enfoque da metanálise, que ajudou na compreensão dos conceitos estudados. A partir da análise das duas referências teóricas, compreendemos que os conceitos chaves de Hildegard Peplau ainda hoje são aplicáveis e capazes de orientar com excelência para um cuidado de enfermagem psiquiátrica que atenda aos preceitos organizadores da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. Relacionamento Interpessoal. Reforma Psiquiátrica
Vilma de Carvalho: uma história de vida
Cristina Maria Douat Loyola
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(1): 123 - 128