A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 4 resultados
Maria das Neves Figueiroa; Maria Lucia Neto de Menezes; Estela Maria Leite Meirelles Monteiro; Jael Maria de Aquino; Nathalia de Oliveira Gonzaga Mendes; Priscila Vanessa Tavares da Silva
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(4): -
Waldemar Brandão Neto; Andrea Rosane Sousa Silva; Antonio José de Almeida Filho; Luciane Soares de Lima; Jael Maria de Aquino; Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(2): 195 - 201
Percepção de adolescentes infratoras submetidas à ação socioeducativa sobre assistência à saúde
Estela Maria Leite Meirelles Monteiro; Carlos Alberto Domingues do Nascimento; Antonio José de Almeida Filho; Ana Karina de Andrade Araújo; Dannilo Rafael Bezerra do Carmo; Islan Moisalye Barbosa Gomes
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(2): 323 - 330
O estudo tem como objetivos conhecer a percepção de adolescentes infratoras submetidas à ação socioeducativa sobre assistência à saúde prestada; identificar a percepção das adolescentes quanto aos fatores que contribuíram para o seu processo de institucionalização; levantar a percepção delas sobre sua saúde física e emocional e conhecer as expectativas dessas adolescentes em relação ao seu futuro. Pesquisa qualitativa de caráter descritivo, que utilizou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para apresentação dos resultados. As adolescentes institucionalizadas são capazes de relatar os cuidados de saúde disponibilizados, ao mesmo tempo que denunciam a necessidade de continuidade desses cuidados, com ênfase nas ações de educação em saúde. A importância da inserção do enfermeiro é evidenciada pelo planejamento de ações em saúde que atendam às reais necessidades desse grupo etário, atuando na promoção da saúde e propiciando ações de empoderamento no exercício de uma cidadania solidária.
Palavras-chave: Adolescente Institucionalizado. Promoção da Saúde. Assistência à Saúde. Comunidades Vulneráveis. Enfermagem
Reinventando práticas de enfermagem na educação em saúde: teatro com idosos
Cássia Noele Arruda Campos1; Ludmila Capistrano dos Santos 2; Milena Ribeiro de Moura3; Jael Maria de Aquino4; Estela Maria Leite Meirelles Monteiro5
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(3): 588 - 596
O estudo apresenta como objetivo elaborar uma intervenção de enfermagem em educação em saúde, com enfoque na promoção à saúde de um grupo de idosos, utilizando como ferramenta as artes cênicas. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada a partir de encontros semanais, definidos previamente, em espaço reservado. Nos encontros, foram trabalhadas as seguintes temáticas: acolhimento; Construção das histórias de vida; Retirando máscaras; Viajando na imaginação/diversidade dos cenários; Trabalhando a emoção - comunicação não verbal; Trabalho corporal - movimentação no palco; Fazendo caras e bocas; Oficina de personagens; Ensaiando uma peça teatral - "O que a vida me ensinou e o que posso lhe adiantar". O teatro se mostrou um excelente instrumento de empoderamento da população idosa, a partir da valorização de suas experiências de vida.
Palavras-chave: Promoção da saúde. Educação em saúde. Idoso. Enfermagem. Arte.