A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular
Maria Helena Salgado Bagnato I; Lourdes Missio II; Rogério Dias Renovato III; Greicelene Aparecida Hespanhol Bassinello IV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 651 - 656
Este trabalho procura apresentar o processo de construção da disciplina Práticas Educativas em Saúde, introduzida no currículo implantado em 2006 e desenvolvida no Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. O percurso desse trabalho passou pelas tentativas de aproximação entre a educação e a saúde e os aportes dos estudos culturais, atravessando esses campos disciplinares, sem perder o fio condutor de outras possibilidades para a construção do saber pedagógico na formação do enfermeiro. No decorrer da disciplina, foram abordados tópicos importantes, como as concepções de ser humano, de corpo, de saúde, a relação educação-saúde, dentre outros. Neste contexto, estabeleceram-se interlocuções com referenciais que movimentaram os paradigmas, os discursos e as práticas em saúde. Assim, nossa trajetória no pleito da disciplina possibilitou compreender a historicidade das práticas educativas em saúde e os pressupostos que as têm orientado para subsidiar análises críticas no desenvolvimento dessas práticas.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Cultura. Enfermagem. Saúde
Projeto larga escala: uma análise a partir da bibliografia existente
Greicelene Aparecida Hespanhol Bassinello; Maria Helena Salgado Bagnato
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(1): 194 - 200
Este trabalho consistiu em mapear e discutir a produção acadêmica referente ao Projeto Larga Escala. Ele se insere em um projeto mais abrangente que objetivou reconstituir e compreender a história desta experiência pedagógica. Adotamos, para o levantamento bibliográfico, bases de dados que permitiam acesso a teses, dissertações e periódicos. Os resultados foram apresentados de forma descritiva, segundo um conjunto que engloba a produção existente. Podemos ver, com essa primeira aproximação, o pequeno número de investigações realizadas e o desconhecimento dos resultados do Projeto Larga Escala em âmbitos locais e regionais. Desta forma, este estudo nos permitiu verificar que o projeto foi pouco investigado, considerando que seu desenvolvimento ocorreu em todo o país durante um período de tempo relativamente longo.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Educação Profissionalizante. Pesquisa em Educação de Enfermagem