A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem
Juliana RodriguesI; Ivete Palmira Sanson ZagonelII; Maria de Fátima MantovaniIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(2): 313 - 317
Reflexão teórica que objetiva apontar alternativas à prática docente nos Cursos de Graduação em Enfermagem, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais. Ressalta a necessidade de modificações da prática docente e na formação de profissionais, de acordo com as exigências atuais e, conseqüentemente, com a crescente preocupação na adequação do ensino / aprendizagem de forma crítica e reflexiva. Resgata as práticas de ensino do início do século passado aos questionamentos a respeito da reelaboração de uma nova atitude docente para a formação do enfermeiro nos dias atuais. Concluiu-se que há necessidade de um movimento e um intenso debate para que os docentes se apropriem das transformações e contribuam para a formação.
Palavras-chave: Enfermagem. Prática Profissional. Educação em Enfermagem. Ensino Superior
O docente de enfermagem e sua representação sobre a formação profissional
Juliana RodriguesI; Maria de Fátima MantovaniII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 494 - 499
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi identificar a representação do docente sobre a formação do enfermeiro. Foram entrevistados 22 enfermeiros docentes do curso de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino superior da cidade de Curitiba. Os preceitos éticos foram respeitados, e o projeto foi aprovado pelo Comitê do Setor de Ciências de Saúde da Universidade Federal do Paraná. As entrevistas foram gravadas e transcritas, e os relatos, analisados por meio técnica da Análise de Conteúdo. O tema que emergiu dos discursos foi: A representação do perfil do enfermeiro formado pela instituição. Este tema possibilitou a composição de três categorias: enfermeiro crítico-reflexivo, humanista e autônomo. Consideramos que a representação dos docentes sobre a formação do enfermeiro afasta-os cada vez mais do paradigma tradicional, aproximando-os do paradigma emergente que propõe a metodologia do aprender a aprender, e que suas representações estão ancoradas na legislação vigente e na missão da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Enfermagem. Prática Profissional. Ensino Superior. Educação em Enfermagem