A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Educação em saúde no programa de controle da hanseníase: a vivência da equipe multiprofissional
Maria Cristina Dias Silva; Elisabete Pimenta Araújo Paz
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(2): 223 - 229
Esta investigação aborda a vivência dos profissionais de serviços básicos de saúde do município do Rio de Janeiro, que realizam atividades de educação em saúde no Programa de Controle da Hanseníase. Os objetivos foram compreender o significado dessas atividades e discutir como o conceito de educação em saúde se relaciona com esta prática. Utilizou-se a fenomenologia de Martin Heidegger como método de obtenção e análise dos depoimentos. Os significados evidenciaram as atividades educativas fundadas nas normas do Programa de Controle da Hanseníase e na tradição de que educação em saúde é transmitir informações necessárias ao cuidado e adesão ao tratamento. Mostrou-se um modo impessoal de desenvolver os conteúdos educativos e um discurso oriundo da prática educativa tradicional. Concluímos que a realização das atividades de educação em saúde ainda está dominada por um fazer inautêntico, mas que este não retira dos profissionais a possibilidade de se voltarem autenticamente ao ser com hanseníase.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Hanseníase. Atenção Primária à Saúde