ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 7 resultados

As abordagens metodológicas na pesquisa em enfermagem na área de saúde da criança e adolescente: análise da produção científica no período de 1995 a 1999.

Marialda Moreira Christoffel1; Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(0): 15 - 24

Resumo Download

O estudo tem por objetivo analisar a produção científica em enfermagem na área de saúde da criança e do adolescente, no período de 1995 a 1999, buscando a identificação das abordagens metodológicas utilizadas. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratório-descritiva, de natureza quantitativa, realizada através de levantamento de dados no Catálogo de Pesquisas da ABEN/CEPEN - 75 anos, em CD-ROM. Os resultados apontam para o maior enfoque dado à pesquisa qualitativa (75,4%) em relação à pesquisa quantitativa (19,3%). Cabe destacar que no período do recorte estudado busca-se a superação das abordagens centradas no método biológico, passando-se para uma discussão mais ampla acerca do processo saúde-doença, refletindo-se nas questões que envolvem a saúde da população em geral e que portanto, as abordagens qualitativas são imprescindíveis para atender de modo contextualizado.

Palavras-chave: Enfermagem. Criança e adolescente. Abordagens Metodológicas.

 

Atitudes dos profissionais de saúde na avaliação e tratamento da dor neonatal

Marialda Moreira Christoffel, Thaíla Corrêa Castral, Mariana Firmino Daré, Liciane Langona Montanholi, Ana Leticia Monteiro Gomes, Carmen Gracinda Silvan Scochi

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(1): -

Download

 

Modelo Calgary de avaliação da família de recém-nascidos: estratégia pedagógica para alunos de enfermagem

Marialda Moreira ChristoffelI; Sandra Teixeira de Araújo PachecoII;Carlos Sérgio Correa dos ReisIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 160 - 165

Resumo Download

Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar na consulta de enfermagem à criança. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado a partir da segunda consulta, quando se inicia um vínculo entre docente-discentes e família, que são necessários mais de cinco encontros e que a duração da entrevista é de, no mínimo, 20 minutos. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre os problemas apresentados pela família numa relação de diálogo, mudanças de autoconhecimento e de estrutura familiar, melhor compreensão da rede familiar e como a cultura familiar influencia as práticas de cuidado prestado à criança no domicílio.

Palavras-chave: Consulta de Enfermagem. Educação em Saúde. Saúde da Criança. Família

 

Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência

Lucas Eduardo Mello Barboza; Isaque Souza da Silveira; Paula Carvalho Leite; Marialda Moreira Christoffel; Ana Leticia Monteiro Gomes; Tania Vignuda de Souza; Gláucia Cristina Lima da Silva

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2020; 24(1): -

Download

 

Qualidade da relação da gestante com as pessoas próximas e o aleitamento materno

Janaine Fragnan Peres; Ariana Rodrigues Silva Carvalho; Cláudia Silveira Viera; Ana Maria Linares; Marialda Moreira Christoffel; Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2021; 25(2): -

Download

 

Ser pai de recém-nascido prematuro na unidade de terapia intensiva neonatal: da parentalidade a paternidade

Rachel Leite de Souza Ferreira Soares, Marialda Moreira Christoffel, Elisa da Conceição Rodrigues, Maria Estela Diniz Machado, Adriana Loureiro da Cunha

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(3): 409 - 416

Download

 

Tradução e adaptação cultural de instrumentos de coleta de dados sobre construção de gênero na infância

Julia Maricela Torres Esperón; Ivone Evangelista Cabral; Roberto José Leal; Elisa da Conceição Rodrigues; Marialda Moreira Christoffel; Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(3): -

Download

 

 

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1