A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
O afrontamento das enfermeiras ao assumirem a gerência escolar: um olhar a partir da teoria de Roy
Mariana Olizbeth Salinas Alvirde1; Danelia Gómez Torres2; Vianey Méndez Salazar3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 285 - 291
Esta pesquisa aborda a transição gerencial das instituiçðes educativas de médicos às enfermeiras, com o objetivo de delimitar mecanismos de afrontamento e modos adaptativos ao iniciar a gestão no âmbito acadêmico. Realizou-se um estudo qualitativo de abordagem histórico-social, orientado pela teoria de adaptação de Roy. Os sujeitos estudados foram as primeiras professoras que ocuparam a direção das escolas universitárias de enfermagem; os dados foram recoletados por meio de entrevistas. Os resultados revelaram que a incursão de enfermeiras permitiu abordar o processo saúde-doença de maneira distinta ao ato médico, o que significou gerar mecanismos de afrontamento para trabalhar na construção de paradigmas que conformarão um pensamento profissional e uma visão disciplinar própria, a partir de um plano de estudo sólido. Concluiu-se que se renovarão os métodos de trabalho com a criação dos novos níveis acadêmicos, especializaçðes e titularidades nas matérias, com base em sacrifício e dedicação, iniciando-se sua autonomia profissional.
Palavras-chave: Enfermagem. Educação. História. Adaptação. Gerência.