A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
Fatores que contribuem para o desmame precoce
Mirella Teixeira Joca; Shirley Katiussy Soares Barros; Rafaelle Lopes de Oliveira; Maria Adelane Alves Monteiro; Ana Karina Bezerra Pinheiro
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 356 - 364
A interrupção prematura da amamentação pode acarretar perigos, pois os alimentos a serem utilizados são inadequados do ponto de vista nutricional, além de expor a criança a organismos infecciosos. Torna-se relevante investigar os fatores relacionados ao desmame precoce. Pesquisa exploratória e quantitativa, realizada no Centro de Desenvolvimento da Família (CEDEFAM), no período de maio a junho/2003, com 20 nutrizes, no qual foi aplicado um questionário contendo 12 questões sobre os motivos que as levaram a desmamarem precocemente. Os resultados foram agrupados em três segmentos: fatores de desmame relacionados com o perfil; a assistência pré-natal e o parto; e prática do aleitamento materno, e apresentados em forma de tabelas. Concluímos que os profissionais e a sociedade podem não estar preparados para favorecer a mulher no exercício da amamentação. Enquanto isso, a política de saúde não cria condições para que todos tenham acesso à educação, melhoria de renda e conscientização do planejamento familiar.
Palavras-chave: Aleitamento materno. Desmame. Nutrição Infantil
Mulher acometida pelo papilomavírus humano e repercussões na família
Mirella Teixeira Joca I; Ana Karina Bezerra Pinheiro II
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 567 - 573
O objetivo foi avaliar a estrutura, o desenvolvimento e o funcionamento da família composta por mulher acometida pelo Papilomavírus Humano, com base no Modelo Calgary. Foi realizado um estudo de caso no domicílio da participante por meio de entrevista semiestruturada com o casal, genograma e ecomapa da família. Em exame ginecológico, foram diagnosticadas na participante do estudo uma verruga externa e uma pequena lesão na junção escamocolunar do colo uterino. A esposa compartilhou o caso com o marido, culpando-o, mas posteriormente conseguiu conscientizá-lo da importância dos hábitos sexuais seguros. O casal conseguiu superar a fase crítica vivenciada, deixando como repercussão a mudança de hábitos e maior afeição familiar. Com relação ao tema estudado, verifica-se que muitas pessoas ainda o desconhecem, ficando a cargo dos profissionais de saúde difundirem o assunto. Assim como também promover a educação em saúde para que as pessoas reflitam a respeito da importância de utilizar o preservativo.
Palavras-chave: Avaliação. Família. Doenças Virais Sexualmente Transmissíveis. Enfermagem