A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmicaa
Naiana Alves Oliveira1; Hedi Crecencia Heckler de Siqueira2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 73 - 81
Objetivou-se tecer as interfaces do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Stricto sensu, curso de Mestrado Acadêmico, em uma Universidade pública do extremo sul do país, na perspectiva ecossistêmica, a partir da voz dos docentes pioneiros. Trata-se de pesquisa qualitativa histórica construída por meio do método da história oral com os três docentes pioneiros do programa e levantamento documental. Os dados encontrados expressaram a seguinte temática: Criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico. O estudo possibilitou conhecer como ocorreu a criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico, o envolvimento, os significados de ser pioneiro e os desafios enfrentados pelos pioneiros. Conclui-se que o programa contribuiu expressivamente para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde, para o seu desenvolvimento e para a qualificação de futuros docentes e pesquisadores, e estimulou e estimula a prática de ações interligadas, conectadas, em sintonia com o saber em Enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem. Educação de pós-graduação em Enfermagem. História. Ecossistema.