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Amanda Ayres ViveirosI; Patrícia de Faria GoulartI; Neide Aparecida Titonelli AlvimII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(1): 62 - 70
A música terapêutica como uma tecnologia aplicada ao cuidado e ao ensino de enfermagem
Leila Brito Bergold I; Neide Aparecida Titonelli Alvim II
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 537 - 542
A predominância das técnicas na assistência muitas vezes inviabiliza o estabelecimento de um cuidado expressivo que promova a humanização da prática assistencial. Este estudo abordou duas pesquisas que investigaram o uso da música como um recurso terapêutico aplicado ao cuidado e ao ensino de enfermagem: a visita musical e a dinâmica musical. Ancorou-se nas contribuições de Even Ruud sobre o contexto cultural relacionado à música e à saúde. Utilizou-se o Método Criativo-Sensível na produção de dados das duas pesquisas, realizadas respectivamente com clientes hospitalizados e enfermeiros. A visita musical constituiu-se como tecnologia para o cuidado expressivo, pois promoveu conforto, ludicidade, expressão emocional e integração entre os clientes e destes com o ambiente hospitalar. A dinâmica musical mobilizou a produção de subjetividades nos enfermeiros, que perceberam as possibilidades do uso criativo da música como um recurso tanto no âmbito do cuidado quanto no ensino de enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem. Musicoterapia. Tecnologia. Criatividade
A trajetória das áreas de conhecimento de um departamento de Enfermagem
Neide Aparecida Titonelli Alvim1; Suely de Souza Baptista2; Ieda de Alencar Barreira3; Antonio José de Almeida Filho4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 34 - 39
Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória das áreas de conhecimento do Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF) da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ, no período de 1971 até os dias atuais, destacando a evolução das disciplinas do DEF, neste período. Na década de 90, a EEAN experienciou um grande investimento na qualificação do seu corpo docente, refletindo positivamente nos rumos das produções científicas do DEF. Ultimamente, tendo-se percebido certa divergência entre as áreas de domínio deste Departamento, a orientação teórica de cada professor e sua inserção no ensino de graduação e/ou de pós-graduação, realizou-se um seminário, o qual possibilitou visualizar como as áreas ou setores de conhecimento estão organizados. Os resultados deste seminário apontaram para a necessidade de refletir quanto às possíveis alternativas para uma reinserção do Departamento no Curso de Graduação da EEAN, e ainda, para melhor adequar as atividades docentes e de pesquisa.
Palavras-chave: Áreas de conhecimento - Departamento - Enfermagem
Acupuntura na hipertensão arterial sistêmica e suas contribuições sobre diagnósticos de enfermagem
Raphael Dias de Mello Pereira, Neide Aparecida Titonelli Alvim, Claudia Dayube Pereira, Saint Clair Gomes Junior
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(1): -
Raphael Dias de Mello Pereira, Neide Aparecida Titonelli Alvim
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(4): -
Márcia de Assunção FerreiraI; Nébia Maria Almeida de FigueiredoII; Angela ArrudaIII; Neide Aparecida Titonelli AlvimIV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(3): 387 - 396
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem: mudanças e desafios
Neide Aparecida Titonelli Alvim
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(1): 7 - 12
Expressões lúdicas no cuidado hospitalar sob a ótica de enfermeiras
Margrid Beuter; Neide Aparecida Titonelli Alvim
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(3): 567 - 574
Esta pesquisa discutiu o lúdico no cuidado de enfermagem ao adulto hospitalizado. Os objetivos foram descrever as concepções de enfermeiras sobre o lúdico no cuidado de enfermagem hospitalar e discutir a configuração do lúdico no cuidado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em um hospital universitário do Rio Grande do Sul com dez enfermeiras com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Utilizou-se o método criativo-sensível e as dinâmicas de criatividade e sensibilidade na produção de dados. A perspectiva lúdica abre a possibilidade de as enfermeiras transgredirem o instituído e transformarem o cotidiano do cuidado pelo bom humor e descontração no falar e no agir, tornando o convívio acolhedor, divertido e agradável. Alegria e descontração são expressões lúdicas que qualificam o cuidado e emergem no ato de cuidar da enfermeira. Configuram-se como restauradoras da saúde do cliente, na medida em que facilitam a interação, promovendo o processo de socialização e comunicação.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem. Criatividade. Hospitalização
Marléa Chagas MoreiraI; Neide Aparecida Titonelli AlvimII; Maria Antonieta Rubio TyrrellIII; Ivone Evangelista CabralIV; Lidia MonjaneV; Domingos E. TutoVI
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 526 - 529
O estudo visa descrever as atividades desenvolvidas durante visita de trabalho de uma delegação do Instituto Superior de Ciências da Saúde da República de Moçambique (ISCISA) na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, bem como as primeiras repercussões que culminaram em proposta de convênio entre estas instituições. O propósito foi o estabelecimento de cooperação e intercâmbio internacional para formação e qualificação de recursos humanos em enfermagem. Como resultado dessa visita, foi assinada uma Carta de Intenção entre EEAN/UFRJ e ISCISA, cujas primeiras repercussões foi a realização de uma Reunião Científica no Brasil e uma Missão Brasileira de cooperação técnico-educacional em Moçambique.
Palavras-chave: Enfermagem. Intercâmbio Educacional Internacional. Pesquisa
Neide Aparecida Titonelli Alvim1; Ivone Evangelista Cabral2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(3): 90 - 103
Este estudo, realizado no período de 1998 a 1999, teve como objeto o uso de plantas medicinais no espaço de vida privado-domiciliar e sua aplicabilidade no cenário académico-profissional das enfermeiras. Foi realizado com base na pesquisa qualitativa e eleito o método criativo e sensível como ferramenta de investigação, que tem como eixo norteador as dinâmicas de criatividade e sensibilidade (DCS). No interior dessas dinâmicas conseguimos atingir os objetivos: descrever o lugar das plantas medicinais na trajetória de vida das enfermeiras; e analisar a aplicabilidade das plantas nos espaços privado-domiciliar e académico-profissional das enfermeiras. Os conceitos de crítico-reflexiva (Freire), linguagem (Bakhtin) e recodificação temática (Cabral) constituíram o alicerce da pesquisa. A análise crítico-reflexiva, desenvolvida no contexto plural, dialógico e dialético das DCS, apontou para a necessidade de se ampliar o campo de investigação nesta área para que seja considerada como uma possibilidade no cuidado de enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem - Plantas Medicinais.
Pesquisa Convergente Assistencial Enfermagem - Possibilidades para inovações tecnológicas
Neide Aparecida Titonelli Alvim
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(2): -
Práticas integrativas e complementares no cuidado de enfermagem: um enfoque ético
Mariana Gonzalez Martins de Magalhães; Neide Aparecida Titonelli Alvim
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(4): 646 - 653
Neide Aparecida Titonelli Alvim
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 07 - 09
Maria da Luz Ferreira Xavier1; Neide Aparecida Titonelli Alvim2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(3): 553 - 560
Pesquisa convergente-assistencial cujo objetivo foi analisar saberes e práticas de acompanhantes voltados à prevenção de complicações respiratórias pós-cirúrgicas no idoso, com vistas a traçar um plano de cuidados a ser implementado para esses clientes. As bases teórico-conceituais pautaram-se na pedagogia problematizadora de Freire. Os sujeitos foram 14 acompanhantes de idosos em pré-operatório. Utilizou-se técnica de entrevista individual e observação participante, e análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram que as acompanhantes acumulam saberes, acerca de cuidados básicos no pós-operatório, capazes de prevenir problemas respiratórios. Pela dialogicidade construiu-se um plano de cuidados compartilhado a ser realizado com o idoso, consequência da integração de saberes e práticas dos acompanhantes com os da enfermeira-pesquisadora na visita préoperatória. Resultaram novas ou revisitadas práticas, culminando em um cuidado congruente às reais necessidades dos clientes e seus acompanhantes, tornando-os parceiros no processo de cuidar.
Palavras-chave: Enfermagem. Educação em saúde. Cuidados pré-operatórios.
Saúde na perspectiva da integralidade
Neide Aparecida Titonelli Alvim
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(4): 599 - 601
Raphael Dias de Mello Pereira; Neide Aparecida Titonelli Alvim
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(1): 174 - 180
Tecnologias leves em saúde e sua relação com o cuidado de enfermagem hospitalar
Denise Conceição da SilvaI; Neide Aparecida Titonelli AlvimII; Paula Alvarenga de FigueiredoIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 291 - 298
O objeto da pesquisa foi a incorporação de tecnologias leves no contexto hospitalar, na ótica de enfermeiras, e sua relação com o cuidado de enfermagem.
OBJETIVOS: caracterizar as tecnologias consideradas leves no hospital, na ótica de enfermeiras, e analisar as concepções de enfermeiras sobre o uso dessas tecnologias no cuidado de enfermagem. Fundamentou-se na classificação dos diferentes tipos de tecnologias no trabalho em saúde e em pressupostos sobre o cuidado de enfermagem. Pesquisa exploratória, qualitativo-descritiva, desenvolvida em dois hospitais universitários na Cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados através da técnica de criatividade e sensibilidade "Almanaque", conjugada à entrevista semi-estruturada. Do discurso das enfermeiras emergiram tecnologias fundamentadas em suas experiências de cuidado. Suas concepções sobre tecnologias leves revelaram o que teoristas de enfermagem referem como atributos da relação humana no cuidado. Essas, quando discutidas no âmbito do cuidado de enfermagem, emergem como qualidades do cuidado em si.
Palavras-chave: Enfermagem Hospitalar. Cuidado de Enfermagem. Tecnologia. Humanização