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A trajetória das áreas de conhecimento de um departamento de Enfermagem

Neide Aparecida Titonelli Alvim1; Suely de Souza Baptista2; Ieda de Alencar Barreira3; Antonio José de Almeida Filho4

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 34 - 39

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Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória das áreas de conhecimento do Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF) da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ, no período de 1971 até os dias atuais, destacando a evolução das disciplinas do DEF, neste período. Na década de 90, a EEAN experienciou um grande investimento na qualificação do seu corpo docente, refletindo positivamente nos rumos das produções científicas do DEF. Ultimamente, tendo-se percebido certa divergência entre as áreas de domínio deste Departamento, a orientação teórica de cada professor e sua inserção no ensino de graduação e/ou de pós-graduação, realizou-se um seminário, o qual possibilitou visualizar como as áreas ou setores de conhecimento estão organizados. Os resultados deste seminário apontaram para a necessidade de refletir quanto às possíveis alternativas para uma reinserção do Departamento no Curso de Graduação da EEAN, e ainda, para melhor adequar as atividades docentes e de pesquisa.

Palavras-chave: Áreas de conhecimento - Departamento - Enfermagem

 

O lugar das plantas medicinais nos espaços privado-domiciliar e académico-profissional das enfermeiras1

Neide Aparecida Titonelli Alvim1; Ivone Evangelista Cabral2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(3): 90 - 103

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Este estudo, realizado no período de 1998 a 1999, teve como objeto o uso de plantas medicinais no espaço de vida privado-domiciliar e sua aplicabilidade no cenário académico-profissional das enfermeiras. Foi realizado com base na pesquisa qualitativa e eleito o método criativo e sensível como ferramenta de investigação, que tem como eixo norteador as dinâmicas de criatividade e sensibilidade (DCS). No interior dessas dinâmicas conseguimos atingir os objetivos: descrever o lugar das plantas medicinais na trajetória de vida das enfermeiras; e analisar a aplicabilidade das plantas nos espaços privado-domiciliar e académico-profissional das enfermeiras. Os conceitos de crítico-reflexiva (Freire), linguagem (Bakhtin) e recodificação temática (Cabral) constituíram o alicerce da pesquisa. A análise crítico-reflexiva, desenvolvida no contexto plural, dialógico e dialético das DCS, apontou para a necessidade de se ampliar o campo de investigação nesta área para que seja considerada como uma possibilidade no cuidado de enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem - Plantas Medicinais.

 

 

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