A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 3 resultados
A leitura mediada como estratégia de cuidado lúdico: contribuição ao campo da enfermagem fundamental
Lívia Rodrigues Mendes I; Priscilla Valladares Broca II; Márcia de Assunção FerreiraIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 530 - 536
O objeto é a leitura mediada à criança hospitalizada como estratégia lúdica. Os objetivos são: Identificar os sentidos atribuídos pelos sujeitos às ações de mediação de leitura; caracterizar suas contribuições às crianças hospitalizadas; e discutir a leitura mediada como estratégia expressiva/lúdica de cuidado fundamental. Pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 10 crianças hospitalizadas; 10 acompanhantes; 7 mediadores de leitura; e 10 membros da equipe de enfermagem. Evidenciaram-se os benefícios da leitura no bem-estar das crianças e seus acompanhantes, favorecendo o trabalho da equipe de saúde. Para os profissionais e mediadores, a leitura mediada é uma estratégia de humanização do cuidado que diminui a sobrecarga psíquica e proporciona conforto emocional à criança, amenizando seu sofrimento. Concluiu-se que aliar o ludismo ao cuidado vem ao encontro dos princípios da teoria do cuidado humano e, também, do Projeto Humaniza SUS, cujas estratégias de acolhimento do cliente ganham vulto.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem. Saúde da Criança. Humanização da Assistência
Capacidade de execução das atividades instrumentais de vida diária em idosos: Etnoenfermagem
George Luiz Alves Santos, Rosimere Ferreira Santana, Priscilla Valladares Broca
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(3): -
Processo de comunicação na equipe de enfermagemª fundamentado no diálogo entre Berlo e King
Priscilla Valladares Broca, Márcia de Assunção Ferreira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(3): 467 - 474