ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Instruções aos Autores

NORMAS DE SUBMISSÃO DE ESCOLA ANNA NERY REVISTA DE ENFERMAGEM

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Política editorial
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem é um veículo de comunicação científica mantido pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1997. Sua finalidade é publicar manuscritos originais de Enfermagem, do campo da saúde e outras áreas com interfaces nas ciências da Saúde e ciência de Enfermagem.

Sua publicação online permite que o acesso seja aberto (open access) e sem custos para baixar arquivos (download), para fins de disseminação e consumo científico na prática assistencial e educacional.

Público alvo. Comunidade científica das Ciências de Enfermagem, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais no campo da Saúde.

Revisão por pares. O manuscrito será encaminhado para análise e emissão de parecer por dois revisores, pesquisadores de competência estabelecida na área de conhecimento do manuscrito, processo em que se adotará o sigilo e o anonimato para autor(es) e revisores. A análise pelos revisores é feita com base em instrumento próprio do Sistema de submissão, também disponível para leitura dos autores.

Tipo de licença. Os autores estão cientes que ao publicar em Escola Anna Nery estarão concordando com a modalidade de Creative Commons Attribution-Type BY (http://creativecommons.org/licenses),adotada pela Revista. A partir da publicação do artigo, seu conteúdo poderá ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para novas criações, desde que se atribua o devido crédito ao autor original e que confira os devidos créditos de à sua publicação em Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. A função dessa modalidade de licença é impulsionar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

Autoria

Conceito de autoria adotado pela Revista. São autores aqueles que tornam pública suas responsabilidades pelo conteúdo do artigo, concordando que a escrita e conteúdos intelectuais foram revisados criticamente por todo os autores. Cada autor deve aprovar a versão final do conteúdo a ser publicado e concordar em responsabilizar-se por todos os aspectos do trabalho assegurando que questões relacionadas a acurácia ou integridade de quaisquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas. Além disso, cada autor declara a forma de contribuição intelectual substancial à concepção ou desenho do estudo/pesquisa e/ou aquisição, e/ou análise ou interpretação dos dados, em acordo com os critérios estabelecidos pelo ICMJE (http:////www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html).Não há limitação quanto ao número de autores; entretanto, há necessidade de envio de Carta ao Autor justificando a quantidade acima de seis autores.

Responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito. Os conceitos, ideias e opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição do Conselho Editorial da Revista, Editores Científicos e Editores Associados. Para tanto, os autores devem submetê-lo pelo sistema ScholarOne SciELO, acessando o link na página eletrônica da revista: https://mc04.manuscriptcentral.com/ean-scielo.

Apresentação de manuscrito. Os manuscritos devem ser apresentados exclusivamente à Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, acompanhados de "Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais (Modelo ao final das Instruções aos Autores)", não sendo permitida sua submissão simultânea a outro periódico.

Atendimento aos preceitos da integridade na publicação científica. A prática editorial para o caso de má conduta científica (plagiarismo, auto-plagiarismo, falsificação ou fabricação de dados, uso indevido de referências ou citações, duplicidade, disputa de autoria, entre outras) segue os procedimentos, checklist e diretrizes do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) http://publicationethics.org/.O periódico adota ferramentas de rastreamento de similaridades e os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Vide Lei nº 12.853, de 2013).

Atendimento aos preceitos da ética em pesquisa. O artigo deverá conter informações explícitas sobre os preceitos éticos da pesquisa, de acordo com as diretrizes e marcos regulatórios de cada país. Sendo vedado a publicação de nomes dos participantes da pesquisa ou qualquer forma que possa representar em ruptura do princípio do anonimato.

  • O manuscrito de estudo brasileiro que envolva pesquisa ou relato de experiência com seres humanos deverá apresentar em anexo, na barra do "supplementary file", a cópia de documento de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa (de acordo com a Resolução n.º 196 de 1996, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para estudos realizados até o ano de 2012 e Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, a partir do ano de 2013). Fazer o upload do documento em formato PDF como "supplementary files".
  • Pesquisas com temáticas de ciências humanas e ciências sociais realizadas no campo da saúde e enfermagem devem comprovar aprovação por CEP, nos termos da Resolução no 510, de 7 de abril de 2016, que trata das diretrizes de pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Fazer o upload do documento em formato PDF como "supplementary files".
  • Para os artigos de pesquisa desenvolvida em outros países, seus autores devem atender a regulação da ética em pesquisa do país de origem, enviando cópia de documento comprobatório de sua aprovação, fazendo o upload do docuemtno em formato PDF como "supplementary files".
  • Conflito de interesse. Os autores são responsáveis por reconhecer e informar ao Conselho Editorial sobre a existência de conflitos de interesse, especificando a sua natureza, que possam exercer qualquer influência em seu manuscrito.

  • Relações financeiras de qualquer outra ordem deverão ser comunicadas por cada um dos autores em declarações individuais, conforme disponível no sistema ScholarOne, no passo-a-passo da submissão do manuscrito. Conflitos de interesse financeiro, (quando envolve financiamento com recursos direto, emprego, consultoria, propriedade de ações e honorários são os mais facilmente identificados e com maior possibilidade de comprometer a credibilidade da publicação, dos autores e da própria ciência. Também podem ocorrer conflitos com outras motivações, tais como relações pessoais, competição acadêmica e paixão intelectual.
  • OBSERVAÇÃO

    Todos os autores devem possuir registro no ORCID, em cumprimento a "Best practice Guideline for Publishers" (https://orcid.org/content/orcid-publication-workflows-step-step-guide-publishers) Para registrar-se, cada autor deve acessar o link https://orcid.org/register.

    Informações Gerais

    Atendimento aos critérios de cientificidade reconhecidos internacionalmente. A redação científica do artigo deverá atender aos critérios disponíveis no checklist disponível nas páginas eletrônicas a seguir, de acordo com o tipo de manuscrito:

    Composição do manuscrito
    Os manuscritos deverão ser redigidos na ortografia oficial, em espaço duplo, fonte Times New Roman tamanho 12; layout de página em tamanho A4 (21cm x 29,7cm; margens superior e esquerda de 2,5 cm, margens inferior e direita com 2cm. Os manuscritos deverão ser submetidos em português, inglês ou espanhol, exclusivamente. Os manuscritos submetidos na versão português e espanhol, após sua aprovação deverão ser traduzidos para a versão em inglês, por um dos tradutores/empresas credenciados pela revista. O custo da tradução é de inteira responsabilidade de seus autores. Após a tradução, os autores deverão encaminhar o artigo conforme de Instruções sobre o Fluxo de Publicação enviado pela Secretaria da Revista, quando de sua aprovação, por meio do Sistema de Submissão acompanhado de carta (ou certificado ou declaração), de proof reader do tradutor e revisor gramatical.

    Título:Apresentar o título do manuscrito nos três idiomas, com no máximo 16 palavras.

    Resumos: Quaisquer modalidades de manuscritos (pesquisa original, estudos de reflexão, relato de experiência, revisão sistemática, ensaio ou Essay) devem conter até 200 palavras, nas três versões: português/resumo, (espanhol/resumen) e inglês/abstract). O conteúdo dos resumos deve ser informativo e registrado nos itens correspondentes: Objetivos, método, resultados, conclusão e implicações para a prática. O resumo deve apresentar todas as partes do texto de maneira sintética.

    Palavras-chave: São termos fundamentais para a classificação da temática abordada no manuscrito em bases de dados nacionais e internacionais. Serão aceitos entre 03 e 05 palavras-chave em português, espanhol (palabras clave) e inglês (keywords) selecionadas pelo(s) autor(es) no endereço eletrônico http://decs.bvs.br (Descritores em Ciências da Saúde - criado por BIREME) ou Mesh (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).

    (a) Introdução: apresentar o problema de estudo, destacar sua importância e lacunas de conhecimento; objetivos e outros elementos necessários para situar o tema da pesquisa.

    (b) Revisão da literatura: selecionar a literatura relevante que serviu de base à investigação da pesquisa proposta de modo a proporcionar os antecedentes para a compreensão do conhecimento atual sobre o tema e, evidenciar a importância do novo estudo. Quando não for necessário criar um capítulo para a Revisão da Literatura, em consideração à extensão histórica do assunto, o mesmo poderá ser inserido na Introdução.

    (c) Método: incluir de forma objetiva e completa a natureza/tipo do estudo; dados sobre o local onde foi realizada a pesquisa; população/sujeitos do estudo e seus critérios de seleção; material; equipamentos; procedimentos técnicos e métodos adotados para a coleta de dados; tratamento estatístico/categorização dos dados; informar a aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, a data e o número do protocolo.

    (d) Resultados: os resultados devem ser apresentados de maneira clara, objetiva e em sequência lógica, utilizando ilustrações quando necessário.

    (e) Discussão: deve ser redigida SEPARADAMENTE dos resultados. Deve destacar a compatibilidade entre os achadosque resultaram da análise e a literatura relevante ressaltando os aspectos novos e/ou fundamentais. Demonstrar que as referências adotadas para a discussão dos achados são pertinentes e adequadas à geração do conhecimento novo, enfatizando o diálogo com a comunidade científica internacional.

    (f) Conclusões e implicações para a prática: apresentar considerações significativas fundamentadas no conhecimento novo gerado que atendam aos objetivos do estuds, sem repeti-los textualmente. Destacar as limitações do estudo e a indicação de necessidade de novas pesquisas. Indicar quais são as implicações desses achados para a prática (ensino, pesquisa ou assistencial) de saúde e de enfermagem.

    (g) Fontes de financiamento. Registrar a fonte de recursos público ou privado, para a realização do estudo, devendo-se informar a cidade, estado e país. Os agradecimentos das agências de fomento podem ser especificados, indicando-se qual(is) autor(es) obteve o recurso. Por exemplo, bolsa de produtividade em pesquisa ou bolsa de doutorado, entre outras: ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq; bolsa de produtividade em pesquisa); à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES; bolsa de doutorado). Caso a pesquisa/estudo não tenha recebido nenhum tipo de financiamento, deve-se registrar no TITLE PAGE (folha de rosto) a Fonte de financiamento com o número do processo a ela associada.

    (h) Agradecimentos. Inclui nomes de pessoas e instituições que contribuíram com o desenvolvimento do estudo ou pesquisa. Essa informação deve constar no TITLE PAGE (folha de rosto).

    Categorias de manuscritos

    Pesquisa Original: relatório de investigação de natureza empírica ou experimental original e concluída de Enfermagem ou áreas afins, segundo a metodologia científica, cujos resultados possam ser replicados e/ou generalizados. Os manuscritos de revisão poderão ter até 20 páginas. Recomenda-se a adoção da estrutura convencional de acordo com as especificações no item: Composição de Manuscritos.

    Revisão Sistemática: apresentação avaliativa, crítica e sistematizada da evolução científica de um tema da Enfermagem ou de áreas afins fundamentada na literatura considerada pertinente e relevante. A delimitação do tema e os procedimentos adotados deverão estar descritos, bem como a interpretação do(s) autor(es) e conclusão deverão estar presentes. Os manuscritos de revisão poderão ter até 20 páginas, de acordo com as especificações no item: Composição de Manuscritos.

    Revisão Integrativa: estudos de revisão bibliográfica que aplicam o método de revisão integrativa para combinar e analisar diferentes metodologias e tipos de investigações. Utiliza dados da literatura empírica e teórica para definir conceitos, identificar lacunas nas áreas de estudos, revisar teorias e abordagens metodológicas de estudos sobre um determinado tópico. (Sasso, Pereira, Galvão, 2008). Os manuscritos de revisão poderão ter até 20 páginas, de acordo com as especificações no item: Composição de Manuscritos.

    Outros tipos de estudos de revisões sistematizadas podem ser submetidas à análise da Revista, desde que apontem tendência de conhecimento construído a partir de uma síntese reflexiva, metodologicamente rigorosas e epistemologicamente fundamentadas. As revisões de literatura tradicionais não se enquadram nessa categoria. Os manuscritos de revisão poderão ter até 20 páginas, de acordo com as especificações no item: Composição de Manuscritos.

    Outros formatos de artigos científico poderão ser aceitos,desde que submetidos a procedimentos metodológicos, cientificamente rigorosos, e representarem inovação para a ciência de enfermagem. Os manuscritos poderão ter até 15 páginas de acordo com as especificações no item: Composição de Manuscritos.

    • Introdução
    • Revisão de literatura
    • Método
    • Resultados
    • Discussão
    • Conclusões/ Considerações Finais e implicações para a prática

    Reflexão: análise de aspectos teóricos e/ou construção de conceitos e/ou constructos teóricos da Enfermagem ou áreas afins oriunda de processo reflexivo, discernimento e de consideração atenta do(s) autor(es), que poderá contribuir para o aprofundamento de temas profissionais.

    Relato de experiência: refere-se às descrições de experiências relacionadas a casos clínicos de cuidado de enfermagem, assistência, ensino, pesquisa e extensão na área da Enfermagem, da saúde ou com interfaces nestas áreas, para divulgação de aspectos inéditos e originais.

    Ensaio (Essay). Texto original que desenvolve um argumento sobre temática bem delimitada. Nessa modalidade de manuscrito, o autor tem a oportunidade de defender uma tese sobre tema de seu dominio ou responder a uma pergunta. A relevância e originalidade da tese ou da pergunta deverão articular-se com o estado-da-arte, desde a Introdução. As seções que compõem o ensaio devem ser pertinentes, coerentes, consistentes e demarcarem uma contribuição para o estatuto do conhecimento no campo em que a tese ou a pergunta foi formulada. Os argumentos adotados para a sustentação da tese ou da resposta à pergunta precisam fundamentar-se em referenciais teórico-filosóficos e/ou marcos conceituais amplamente difundido na literatura científica mundial. A conclusão ou comentários finais são indispensáveis nessa modalidade de manuscrito.

    Formatação

    Citações no texto. As citações de autores no texto precisam estar em conformidade com os exemplos sugeridos e elaborados segundo o estilo "Vancouver" (em anexo) e apresentar o número da referência da qual foram subtraídas, sem o nome do autor, de acordo com a ordem em que foram citados no texto. Os números que identificam os autores devem ser indicados sobrescritos, conforme exemplo a seguir:

    As ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, em suas várias dimensões, podem ser vivenciadas mais plenamente entre profissionais e famílias, quando se considera a dinâmica interna de múltiplas atividades.1

    Em caso de citações sequenciais, deverão ser indicadas o primeiro e o último número, separados por hífen, conforme exemplo a seguir:

    As ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, em suas várias dimensões, podem ser vivenciadas mais plenamente entre profissionais e famílias, quando se considera a dinâmica interna de múltiplas atividades. 1-5

    Quando houver necessidade de citações intercaladas, os números deverão ser separados por vírgula, conforme exemplo a seguir:

    As ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, em suas várias dimensões, podem ser vivenciadas mais plenamente entre profissionais e famílias, quando se considera a dinâmica interna de múltiplas atividades. 1-3,6

    Na transcrição "ipsis literes" de citações, exige-se a indicação a página da referência adotada, localizando-a após o número da referência seguido de dois pontos, conforme exemplo a seguir:

    As ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, em suas várias dimensões, podem ser "vivenciadas mais plenamente entre profissionais e famílias, quando se considera a dinâmica interna de múltiplas atividades". 3:16-18

    Na redação científica do manuscrito, os autores devem atender também os seguintes critérios:

    Até três linhas de citação, usar aspas na sequência do texto normal, conforme exemplo a seguir:

    Para efeito de exemplo da aplicação das instruções aos autores, o manuscrito destaca a contribuição das "ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, em suas várias dimensões, podem ser vivenciadas mais plenamente entre profissionais e famílias, quando se considera a dinâmica interna de múltiplas atividades". 3:16-18

    Mais de três linhas de citação, destacá-la em nova linha, em bloco próprio distinto do texto normal, sem aspas, com espaço simples e recuo de 3 espaços da margem esquerda, conforme exemplo a seguir:

    Destacar a contribuição das ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, em suas várias dimensões, podem ser vivenciadas mais plenamente entre profissionais e famílias, quando se considera a dinâmica interna de múltiplas atividades. 3:16-18

    Os fragmentos de dados empíricos de pesquisas qualitativas devem ser apresentados em uma nova linha, em bloco próprio, distinto do texto normal, em itálico, sem aspas, com espaço simples e recuo de 2 cm da margem esquerda. Esses dados devem estar identificados por siglas, letras, números ou outra forma de manutenção do anonimato aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, ou equivalente para outros países, como o exemplo a seguir:

    [...] os usuários desse serviço de saúde são bastante conscientes da necessidade do próprio envolvimento no tratamento de sua doença para um resultado mais satisfatório [...] (E2).

    Notas de rodapé: deverão ser indicadas por letras, sendo no máximo três. As notas de rodapé, quando imprescindíveis, serão indicadas como se segue: a, primeira nota; b, segunda nota e c, terceira nota.

    Referências: A apresentação das referências deve ter espaço simples e fonte Times New Roman tamanho 12, sem parágrafos e recuos, e numeradas de acordo com sua ordem de citação no texto, de acordo com as normas do International Committee of Medical Journal Editors (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).conhecidas como "Normas de Vancouver". A veracidade das referências é de responsabilidade do(s) autor(es).


    Exemplos de acordo com estilo Vancouver.
    Livro padrão:
    Tyrrell MAR. Programas Nacionais de Saúde Materno-infantil: impacto político-social e inserção da enfermagem. Rio de Janeiro: EEAN/ UFRJ; 1995.
    Livro traduzido para o português:
    Nightingale F. Notas de enfermagem: o que é e o que não é. Tradução de Amália Correa de Carvalho. São Paulo: Cortez; 1989.
    Obra de autoria institucional ou entidade coletiva:
    Ministério da Saúde (BR). Dengue: instruções para pessoal de combate ao vetor: manual de normas técnicas. 3ª ed. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2001.
    Capítulo de livro:
    Pinto MCI, Porto IS. A dor como quinto sinal vital. In: Figueiredo NMA, organizador. Ensinando a cuidar de clientes em situações clínicas e cirúrgicas. São Caetano do Sul (SP): Difusão Paulista de Enfermagem; 2003. p.59-78.
    Livro publicado por organizador, editor ou compilador:
    Loyola CMD, Oliveira RMP, organizadores. Indícios marginais. Rio de Janeiro: EEAN/UFRJ; 2003.
    Livro com edição:
    Souza EDF. Novo manual de enfermagem. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bruno Buccini; 1972.
    Artigo científico publicado em periódico impresso (até seis autores):
    Carvalho V, Figueiredo NMA, Leite JL, Moreira MC. Questões epistemológicas da construção do conhecimento na Enfermagem - do ensino à prática de cuidar. Esc Anna Nery. 2003 ago;7(2):156-66.
    Artigo científico publicado em periódico impresso (mais de seis autores):
    Irvine D, O´Brien-Pallas LL, Murray M, Cockeill R, Sidani S, Laurie-Shaw B et al. The reability and validity of two health status measures for evaluating outcomes of home care nursing. Res Nurs Health. 2000 feb;23(1):43-54.
    Artigo científico publicado em periódico de meio eletrônico:
    Cabral IEC. Cuidando y educando para la cidadanía: modelo sociopolítico. Freire Online. Journal of the Paulo Freire Institute/UCLA [periódico na internet]. 2003 jul; [citado 2003 set 10]; 1(2):[aprox.3 telas]. Disponível em: http://paulofreireinstitute.org/freireonline/volume1/1cabral2.htm
    Artigo científico consultado em indexadores ou bibliotecas eletrônicas:
    Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [on line]. 2003 jul/ago; [citado 2003 dez 22];11(4):[aprox.8 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692003000400003&script=sci_abstract&tlng=pt
    Artigo de periódico científico no prelo:
    Valadares GV, Viana LO. A globalização, o trabalho especializado e a Enfermagem. Esc Anna Nery. No prelo 2004.
    Artigo publicado em periódico de divulgação comercial (revista e jornal):
    Transgênicos: os grãos que assustam. Veja (São Paulo). 2003 out 29; 36(43):95-113.
    Tynan T. Medical improvements lower homicide rate: study sees drop in assault rate. The Washington Post. 2002 Aug 12; Sect. A:2 (col. 4).
    Resumo, editorial e resenha publicados em periódico seriado regular:
    Porto IS. Requisitos uniformes para manuscritos na Escola Anna Nery Revista de Enfermagem: por que, para que e como [editorial]. Esc Anna Nery. 2003 dez;3(7):309-10.
    Trabalho resumido apresentado em evento científico e publicado em anais:
    Teixeira MLO, Sauthier J. Orientação para o autocuidado de clientes cirúrgicos: um estudo fundamentado na relação dialógico-educadora de Paulo Freire. Resumos dos trabalhos apresentados no 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2000 out. 21-26; Recife-Olinda (PE), Brasil. Recife (PE): ABEn; 2000. p. 13.
    Trabalho completo apresentado em evento científico e publicado em anais:
    Barreira IB , Baptista SS. Nexos entre a pesquisa em história da Enfermagem e o processo de cientificização da profissão. Anais do 51º Congresso de Enfermagem.10º Congresso Panamericano de Enfermería; 1999 out. 2-7; Florianópolis (SC), Brasil. Florianópolis (SC): ABEn; 2000. p. 295-311.
    Dissertação, tese e monografia acadêmica:
    Souza IEO. O desvelar do ser-gestante diante da possibilidade de amamentação [tese]. Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1993.
    Dissertação e tese em material eletrônico:
    Barcelos LMS. Do diálogo autoritário ao discurso dialógico: o cuidado da enfermagem hospitalar na perspectiva de clientes vivendo com AIDS [CD-ROM, dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2003.
    Trabalho em material eletrônico:
    Motta MCS, Marin HF, Zeitoune RC. Exame físico em consulta de Enfermagem de Puericultura [CD-ROM]. Rio de Janeiro: NCE / EEAN / Central de Eventos; 2001.
    Verbete de dicionário:
    Ferreira ABH. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1986. Enfermagem; p. 651
    Relatório técnico e científico:
    Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Rio de Janeiro. Relatório Financeiro 2000. Rio de Janeiro: ABEn (RJ); 2000. N° 2014-0139-2824.
    Ata de reunião (documento não previsto na Norma de Vancouver):
    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Escola de Enfermagem Anna Nery. Ata de reunião realizada no dia 01 abr 1976. Livro 50, p. 21. Implantação de projeto sobre a aplicação de novas metodologias ao processo ensino aprendizagem no ciclo profissional do curso de graduação em enfermagem nesta instituição, mediante convênio com o Departamento de Assuntos Universitários do Ministério de Educação e Cultura. Rio de Janeiro (RJ): EEAN; 1976 abr 01.
    Documento jurídico:
    Lei n. 7.498 de 25 de junho de 1986 (BR). Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 26 jun 1986: Seção 1: 1.
    Documento jurídico de meio eletrônico:
    Lei n. 7.498 de 25 de junho de 1986 (BR). Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF). 26 jun 1986 [citado 4 jul 2008]. Disponível em:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm

    Para abreviações de títulos de periódicos:
    - http://ccn.ibict.br/busca.jsf
    - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?deb=journals
    - International Nursing Index
    - Index Medicus
    Tabelas: Todas as tabelas deverão ser incluídas no corpo do texto com as respectivas identificações (número, título e notas explicativas, quando houver). Os locais sugeridos para a inserção de tabelas, segundo sua ordem de aparição, devem ser destacados no texto. As tabelas devem apresentar um título breve e ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, conforme a ordem em que forem citadas no texto, restringindo-se a cinco (5) no total; além disso, devem apresentar dado numérico como informação central, e não utilizar traços internos horizontais ou verticais. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé da tabela, precedidas pelo símbolo *. Para a elaboração de tabelas e gráficos, usar preferencialmente programas como o Microsoft Word ou Excel.
    Gráficos e Imagens (Fotografias): Largura igual ou superior a 1000 pixel, obrigatoriamente, os arquivos devem ter extensão JPG, GIF, PNG, PSD ou TIF. O somatório total dos arquivos tem de ser igual ou menor que 300 MB. Logo após o upload, serão exibidas as miniaturas das imagens, clique no ícone para editar o título e a legenda de cada imagem submetida. Deve-se destacar no texto os locais sugeridos para a inserção de gráficos e ilustrações, segundo sua ordem de aparição, bem como, apresentar um título breve e numerá-los consecutivamente com algarismos arábicos, conforme a ordem em que forem citados no texto, restringindo-se a 05 no total. As figuras devem conter legenda, quando necessário, e a fonte quando for extraída de uma obra publicada, bem como, a fonte de qualquer ilustração, publicada ou não, deve ser mencionada abaixo da figura.

    Decisão sobre a publicação. O Conselho Editorial da Revista tem plena autoridade de decidir sobre a seleção e publicação de manuscritos, quando os mesmos apresentam os requisitos adotados para a avaliação de seu mérito científico, considerando-se sua originalidade, prioridade, oportunidade, clareza e conhecimento da literatura relevante e adequada definição do assunto estudado.

    Versão final do manuscrito para publicação. Será solicitado que os autores providenciem as versões finais do artigo aprovado para publicação, em inglês e a revisão gramatical do artigo submetido no idioma original, acompanhados dos certificados dos profissionais/ empresas credenciadas pela Revista. Os custos são de responsabilidades dos autores.

    Custos de publicação do manuscrito:
    Os autores não pagam taxa de submissão (free submission charge) do manuscrito. Somente após a avaliação documental e de análise de conformidade do manuscrito à política editorial da revista, os autores pagam uma taxa de avaliação no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais). O custo com a produção do artigo (APC charge), no valor de R$900,00 (novecentos reais), deve ser pago pelos autores somente após a sua aprovação e como indicado pela carta de instruções enviadas pela Secretaria da Revista.

    Declaração de Responsabilidade do Autores e Direitos Autorais

    À Escola Anna Nery Revista de Enfermagem/Anna Nery School Journal of Nursing

    Título do manuscrito: "........."
    Declaramos para fins de publicação que concordamos com a transferência de direitos autorais desse manuscrito, nos termos da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, de Direitos Autorais, nos artigos 22 a 28, tornando seu conteúdo uma propriedade exclusiva deste periódico. Em sendo um periódico com publicação online, concordo que o conteúdo do manuscrito seja publicado e disseminado em acesso aberto (open access) por meio eletrônico da revista, nos termos previstos na política do open access disponível em http://www.scielo.br/revistas/man/iaboutj.htm e http://www.globalhealthaction.net/index.php/gha/about/editorialPolicies#openAccessPolicy. Declaramos que o referido manuscrito é um trabalho original, sendo que nem sua versão integral ou parcial, nem outro trabalho de nossa autoria com conteúdo similar foi submetido e/ou publicado por outro periódico impresso ou eletrônico. Os autores estão cientes que ao publicar em Escola Anna Nery estarão concordando com a modalidade de Creative Commons Attribution-Type BY http://creativecommons.org/licenses), adotada pela Revista. A partir da publicação do artigo, seu conteúdo poderá ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para novas criações, desde que se atribua o devido crédito ao autor original e que confira os devidos créditos à sua publicação em Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Estamos de acordo com a função dessa modalidade de licença, que é a de impulsionar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Estamos cientes que sempre que houver autorização do periódico para sua publicação em outros formatos ou mídias, é obrigatório que seja registrado um competente agradecimento à Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, bem como sua referência bibliográfica nesse periódico.
    Os autores abaixo assinados declaram de maneira suficiente para tornar pública a nossa responsabilidade por seu conteúdo, concordando que a escrita do trabalho e os conteúdos intelectuais mais importantes foram revisados criticamente por todos. Cada autor aprovou a versão final do conteúdo a ser publicado e concorda em responsabilizar-se por todos os aspectos do trabalho assegurando que questões relacionadas a acurácia ou integridade de quaisquer parte do trabalho serão adequadamente investigadas e resolvidas. Além disso, cada autor indica o número correspondente à sua forma de contribuição intelectual substancial à concepção ou desenho do estudo/pesquisa (1), a aquisição (2), análise (3) ou interpretação dos dados (4), em tipo de participação, em acordo com os critérios estabelecidos pelo ICMJE (http:////www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
    Rio de Janeiro, ... de ....... de .......
    Autores:(Somente assinatura original)
    1 - Nome completo e a assinatura original
    Tipo de participação:
    2 - Nome completo e a assinatura original
    Tipo de participação:
    3 - Nome completo e a assinatura original
    Tipo de participação:
    4- Nome completo e a assinatura original
    Tipo de participação:
    5- Nome completo e a assinatura original
    Tipo de participação:
    6- Nome completo e a assinatura original
    Tipo de participação:
    OBS. Sempre que o número de autores for superior a seis, enviar carta ao Editor explicando metodologicamente as razões para o quantitativo. Após a assinatura de todos os autores, digitalizar e enviar o arquivo (pdf) pelo " supplementary file" do ScholarOne submission.


    Alerta aos autores
    Antes de completar o processo de submissão ao sistema, gentileza verificar se foi feito o upload dos seguintes documentos:
    a) Declaração de Responsabilidade dos Autores e Direitos Autorais, no formato PDF;
    b) Comprovante do CEP que aprovou a pesquisa, no formato PDF;
    c) Folha de rosto (title page), constando o título curto (running head) em português e inglês; título do artigo em português, inglês e espanhol; Nome completo dos autores sem abreviaturas; credenciais institucionais dos autores; o nome e email do autor correspondente, no formato doc ou docx.
    d)O Main document (artigo) contendo o título, resumo e palavras-chave nos três idiomas. Esse documento deve ser apresentado no formato doc ou docx.


    Envio de manuscritos - Antes de submeter o manuscrito, o(s) autor(es) poderão consultar o tutorial do Sistema ScholarOne disponível na página da revista.
    Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
    Secretaria Administrativa
    Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ
    Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova
    Rio de Janeiro, RJ, Brasil
    CEP 20.211-110
    Tel.: + 55 (21) 3938-0952
    Tel.: + 55 (21) 3938-0941
    E - mail: annaneryrevista@gmail.com

    A SUBMISSÃO NO SISTEMA SCHOLARONE

    Siga o passo a passo e seja bem-vindo(a) ao sistema de submissão online de manuscrito do ScholarOne
    1. Acesse a página inicial de acesso de Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. A URL de acesso é: http://mc04.manuscriptcentral.com/ean-scielo
    2. Faça o seu login na area do autor (Author Center)

    Esclarece que seu navegador (Internet Explorer, Chrome , Safari..) esta com o bloqueador de Pop Up ativo. Nesse caso coloque o site ScholarOneManuscript na lista de exceção do bloqueador. Caso possua alguma dúvida sobre como fazê-lo basta clicar em"clik here" ou procure ajuda do suporte.



    Bem vindo a página de submissão de manuscrito Escola Anna Nery. Para fazer seu Log In, entre como seu User ID(o seu endereço de email que foi cadastrado no sistem ) e digite a sua senha pessoal de acesso no campo abaixo, depois clique em "Log In". Se você tem dúvidas se possui uma conta de acesso ou não,ou esqueceu sua senha, entre com seu endereço de email no campo "Password Help" da seção abaixo. Se não possui uma conta, clique "Create Account" no link acima

    Se NÃO for um usuário novo do Sistema de acesso a submissão de artigo a Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, você deve primeiro REGISTRAR-SE em New User?, clicando em Register here.

    No Register here, proceda da seguinte forma:
    Clicando sobre Register here abrirá a tela do Create An Account

    Há três telas para preenchimento no processo de criação de uma conta de acesso. Na primeira tela, entre com a informação sobre o seu nome e endereço de e-mail nos espaços abaixo. Os campos com preenchimento obrigatório estão marcados com "req". Quando finalizar o preenchimento clique em "next".

    E-mail Adresses

    • Os E-mails serão sempre enviados para o "Primary E-mail Address" (endereço de e-mail primário). Se você deseja receber cópia do e-mail em um segundo endereço, por favor complete o campo campo com a denominação "Primary Cc E-mail Address, também.
    • O "Secondary E-mail Address" e o "Secondary Cc E-mail Address" são somente para registro e os mesmos não receberão cópias de mensagem Repita o "Primary E-mail Address", no campo seguinte. O administrador do site pode usá-lo se o seu endereço de e-mails primário apresentar problemas persistente para receber mensagens.

    Prossiga preenchendo os campos
    Finalizado o seu cadastramento, o sistema emitirá uma senha e a enviará para o seu e-mail cadastrado. O seu login é o seu e-mail cadastrado e a senha é a enviada para você pelo sistema ou cadastrada por você (checar)

    Esqueceu sua senha?

    Digitando seu endereço de e-mail no campo "Password Help" (ajuda com a senha) com sua senha e clicando em "GO" (IR), o sistema lhe enviará um e-mail contendo informações sobre sua conta.
    Observação: Por favor, caso não visualize nenhuma mensagem em sua caixa de entrada, verifique na lista de mensagem do spam ou lixeira, pois o provedor de e-mail pode não reconhecer como uma mensagem confiável.

    3. A PÁGINA DE BOAS-VINDAS

    Após o log in no sistema, você é visualizará a página de boasvindas com links para todos os centros de funções que você tem permissão nesta revista. Tipicamente, autores recebem permissão de Autor (Author Center) e caso sejam convidados para atuar como revisor de um manuscrito terá acesso também a esta área (Reviewer Center).

    Bem vindo ao site da Escola Anna Nery. Para iniciar seu trabalho, por favor clique no link abaixo no Center adequado. Você pode retornar a esta tela para alterar o Center adequado, sempre que necessário cliquando a aba "Main Menu" na parte superior esquerda do canto da página.

    4. PAINEL DE CONTROLE (DASHBOARD)

    O Painel de Controle é onde você inicia o processo de submissão de seu manuscrito. Além disso, você pode rapidamente acompanhar a situação e ver os detalhes de todos os seus manuscritos no site ScholarOne Manuscripts. No painel de controle, o autor encontrará o status do manuscrito submetido, fará novas submissões, verá as submissões que foram revisadas, as submissões que deverão ser corrigidas e atualizadas e qual é o status do seu manuscrito.


    "Abaixo você encontrará instruções que o ajudará com a navegação no Author Center. Estas instrucões cobrem vários estágios da submissão. Na Seção Instrução aos Autores da Revista você encontrará as informações necessárias para elaborar o seu manuscrito antes de submetê-lo ao sistema, que pode ser acessado no canto direito do site. "


    Selecione a opção apropriada da seção Meus Manuscritos (My Manuscripts). Os resultados serão mostrados diretamente abaixo do painel de controle.

    New Submissions

    • Para iniciar a submissão de um novo manuscrito, visualize a expressão "Click here to submit a new manuscript".
    • Para continuar com a submissão de um novo manuscrito já iniciado, clique na expressão "Unsubmitted and Manuscripts in Draft" que faz parte da lista do "My Manuscripts". Localize a sua submissão para continuar e então clique no botão "Continue Submission".


    Revised Submissions
    • Para iniciar a submissão de um manuscrito revisado, clique no link revisão na área de recursos do autor ("Author Resources") abaixo, ou clique em "Manuscripts with Decisions" na lista do "My Manuscripts". Localize sua submissão para iniciar o processo de revisão e clique no link "Create Revision" daquele manuscrito.
    • Para continuar com um manuscrito revisado mas que você não completou o processo de revisão (revisão em andamento), pode-se clicar tanto no link revisão acima descrito, como no link "Revised Manuscripts in Draft" na lista de "My Manuscripts". Localize a submissão que você deseja continuar e então clique no botão "Continue Submission".

    Correcting/Updating Submissions
    Para corregir ou atualizar uma submissão que não foi submetida/ retorno para você pela Revista, clique em "Unsubmitted Manuscripts" na lista de "My Manuscripts". Encontre a submissão que você deseja corrigir/atualizar e então clique em "Continue Submission". Esteja ciente de que a submissão que não não foi submetida/retornou para você era uma revisão, então sera localizada em "Revised Manuscripts in Draft" da lista constante na area de "My Manuscript".

    What's the status of my manuscript?
    Para verificar o status de um manuscrito submetido, clique na lista do "Submitted Manuscripts" em "My Manuscripts". Todos os manuscritos submetidos que encontram-se em fase de avaliação sera listado nesta area. O status do manuscrito pode ser encontrado na coluna denominada 'Status'.
    Observação: Você pode clicar em qualquer parte listada na área de 'My Manuscripts' para visualizar os manuscritos naquele status.

    0 Unsubmitted and Manuscripts in Draft = Manuscritos não submetidos e rascunhos
    0 Resubmitted Manuscripts in Draft = Manuscritos resubmetidos e rascunhos
    0 Revised Manuscripts in Draft = Manuscritos revisados e rascunhos
    0 Submitted Manuscripts = Manuscritos submetidos
    0 Manuscripts with Decisions = Manuscritos com Decisões
    0 Manuscripts I Have Co-Authored = Manuscritos que tenho co-autoria
    0Withdrawn Manuscripts = Manuscritos retirados
    0 Invited Manuscripts = Autor convidado

    Em "Author Resources", você lerá:
    Esta seção lista os assuntos dos cinco e-maisl mais que recentes que foram enviados para você sobre sua submissão(ões). Para ver um e-mail clique no link. Para deletar um e-mail desta lista clique no link delete.

    Em AUTHOR CENTER Submit a Manuscript, você lerá:
    Selecione o tipo de manuscrito. Entre com o título e o resumo (no idioma original em que o manuscrito foi redigido) no campo adequado abaixo. Se você precisar inserir um caracter especial, clique no botão "Special Characters". Entre com o nome da agência de financiamento associado ao manuscrito no final da página. Se as agências de financiamento do manuscrito não estiverem incluídas na lista, prossiga para a próxima página do processo de submissão. Quando terminar, clique em "Next."

    Você pode entrar com as palavras chaves do seu manuscrito de duas formas diferentes: buscar na lista de keyword da Revista digitando um termo e clicando em "Search" or selecionando-a de uma lista (do Mesh [PubMed] ou DECs [Bireme]) e clicar em "Add". Quando concluir, clique em "Next." (Figura abaixo)


    Em Authors and Institutions: Entre com as informações dos co-autores do manuscrito nos espaços abaixo, então clique em "Add to My Authors." Para verificar se o autor já foi cadastrado na base de dados da Revista, entre com o endereço de email do autor e clique em "Find." Se encontrar o autor, a informação sera preenchida automaticamente para você. Quando concluir, clique em "Next". Para informar a instituição, digite a informação completa sem abreviaturas ou redução de palavras no campo pertinente.

    Você poderá indicar um revisor de sua preferência para analisar seu manuscrito e o nome de uma pessoa que não gostaria de tê-lo revisando seu manuscrito. Para tanto, entre com as informações do revisor no espaço "preferred" e "non-preferred reviewers", e clique no botão designado. Se não tiver preferência por qualquer pessoa digite "None".

    Digite o texto da carta no espaço denominado "Cover Letter". Se você preferir pode ser anexado a sua carta, clincando no botão "Browse...", localize seu arquivo e clique em "Attach this Cover Letter." Responda quaisquer perguntas adequadamente. Quando finalizar, clique em "Next."

    Em Manuscript Information, o autor deverá preencher com número 0 caso não tenha Figura, Figuras colorigas (Imagem colorida) ou tabelas. Se o manuscrito possui ilustrações (figuras, figuras coloridas ou fotografias ou desenhos e tabelas) preencha o campo com a quantidade relativa a cada um.
    No campo seguinte, preencha o número de páginas relativa ao seu manuscrito em conformidade com as Instruções aos autores.

    Em Confirm the following, você deverá responder as 3 perguntas:

    • Confirma que o manuscrito foi submetido somente a esta revista e não está publicado, no prelo ou submetido a outra revista.
    • Confirma que todas diretrizes éticas da pesquisa foram atendidas, incluindo a adesão as prerrogativas legais do país onde o estudo foi desenvolvido.
    • Confirma que você preparou um pequeno texto do título da página, agradecimento e qualquer título reduzido com o nome dos autores, separado do manuscrito, para que o mesmo seja analisado pelos revisores em sistema cego.

    Em Conflict of interest, você deverá responder se tem Conflito de Interesse (veja as Instruções aos Autores para compreender melhor o que significa).
    No espaço reservado especifique qual é a natureza do conflito ou então responda "None".
    Salve o que fez e clique em Continue.


    Insira no sistema tantos arquivos quantos forem necessários para submeter seu manuscrito, em grupos de três ou menos. Estes arquivos serão salvos no formato de documento em pdf para o processo de revisão por pares. Os arquivos que são parte de um documento suplementar devem ser designados como arquivo "TeX/LaTeX Suppl File."

    Se estiver submetendo um manuscrito que procedeu qualquer revisão, por favor, inclua somente o conjunto dos últimos arquivos.

    Se estiver atualizando um arquivo, por favor, delete a versão original e faça o upload (a inserção) do arquivo revisado. Para designar a ordem na qual os seus arquivos devem aparecer use a seta para baixo na coluna "order". Visualize seus arquivos baixados clicando em HTML ou PDF. Quando concluir clique em "Next".

    AO CONCLUIR O PROCESSO DE SUBMISSÃO - PASSO 6
    As pendências serão visualizadas nos campos em amarelo, então você poderá retornar a parte que requer correções para corrigi-las.
    Encerrado processo de submissão clique em "Submit". Se clicar em "Save and Go Back" as informações serão salvas e você pode retornar à páginas anteriores para completar informações ou continuar o processo posteriormente. Atente para que essa ferramenta não permite concluir o processo de submissão.
    Ao concluir o processo, você receberá um e-mail confirmando que o manuscrito foi submetido com sucesso.

    Reveja as informações para correção e fazer as mudanças que forem necessárias. Após revisar a prova do manuscrito no pé desta página, você deve clicar em 'SUBMIT' para completar sua submissão.

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