ISSN (on-line): 2177-9465
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Cuidado centrado na família em unidades emergenciais: percepção de enfermeiros e médicos brasileiros

Mayckel da Silva Barreto, Guilherme Oliveira de Arruda, Cristina Garcia-Vivar, Sonia Silva Marcon

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(2): -

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Equipe de enfermagem e detecção de indicadores de agravamento em pacientes de pronto-socorro

Vivian Carnier Jorge1; Mayckel da Silva Barreto2; Ana Lúcia Mendes Ferrer3; Elia Aparecida Quirino Santos4; Hellen Carla Rickli5; Sonia Silva Marcon6

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(4): 767 - 774

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O estudo objetivou descrever como a equipe de enfermagem atuante em um pronto-socorro (PS) de um hospital-escola percebe os sinais e sintomas sugestivos de agravamento no quadro clínico de pacientes em observação no setor. Pesquisa exploratóriodescritiva de natureza qualitativa, realizada com 38 profissionais da equipe de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em local reservado no PS, as quais foram gravadas e transcritas na íntegra e, depois, submetidas à Análise de Conteúdo do tipo temática. Dos discursos emergiram três categorias, que descreveram a forma como a equipe de enfermagem reconhece e atua durante as situações emergenciais e as dificuldades que impedem o satisfatório monitoramento dos pacientes. Concluiu-se que a equipe de enfermagem necessita aprofundar as discussões sobre sinais e sintomas sugestivos de agravamento de pacientes em unidades de PS para que a assistência seja realizada de maneira conjunta e precocemente.

Palavras-chave: Enfermagem em emergência. Cuidados de enfermagem. Serviços médicos de emergência. Sinais e sintomas.

 

Fatores associados ao inadequado controle pressórico em pacientes da atenção primária

Mayckel da Silva Barreto, Laura Misue Matsuda, Sonia Silva Marcon

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(1): 114 - 120

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Hospitalização no segundo ano de vida em crianças consideradas de risco ao nascimento

Mayckel da Silva Barreto; Sonia Silva Marcon

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(2): 227 - 233

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