ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Notícias

BlogRev@Enf

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem apoia o BlogRev@Enf. Siga-nos!

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem completa 20 anos

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, no espaço do X SINPEn, estaremos celebrando os 20 anos da...
Mais Notícias

Volume 2 , Número 3 , Set/Dez - 1998

EDITORIAL

1  - O reconhecimento do papel da enfermeira obstetra: a luz da nova regulamentação do Ministério da Saúde

Maria Antonieta Rubio Tyrrell

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 11-14

Download

 

ARTIGOS

2  - Era nova

Rachel Haddock Lobo

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 15-17

Download

 

5  - A questão de gênero e suas implicações na formação das primeiras enfermeiras brasileiras

Maria Lúcia Frizon Rizzotto

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 45-54

Resumo Download

O presente trabalho busca identificar e compreender os princípios e diretrizes que caracterizaram o ensino de Enfermagem ministrado pela Escola Anna Nery, no início do século. Princípios que reforçavam o papel de submissão da Enfermagem em relação à Medicina. Buscou-se fazer uma análise do contexto social, econômico e político do período em que foi criada a primeira Escola de Enfermagem Moderna no Brasil, ao mesmo tempo em que se procurou analisar os determinantes das relações de poder que se estabeleceram entre estas duas categorias profissionais.

Palavras-chave: Enfermagem - História - Gênero

 

6  - O Sindicalismo e a Enfermagem: a fundação do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e a atuação de sua primeira diretoria

Maria da Luz Barbosa Gomes; Suely de Souza Baptista

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 55-71

Resumo Download

Este trabalho, de cunho histórico-social, discute as diretrizes políticas que orientaram as ações dos membros da primeira diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SERJ) no período 1978-1981. Ao recorte temporal corresponde o período de reorganização e início da expansão do sindicalismo como força política inserida na conjuntura de "abertura" do regime militar, implantado no Brasil em 1964. Para dar conta da pesquisa traçamos os seguintes objetivos: discutir analisar a trajetória do movimento sindical dos enfermeiros no bojo do movimento sindical brasileiro e discutir a atuação da diretoria do SERJ no cenário político sindical. A categoria analítica Sindicato é a base de discussão dos resultados, a qual é respaldada por autores tais como : Ricardo Antunes e Armando Boito. Os sujeitos da pesquisa são as enfermeiras que integraram a primeira diretoria do SERJ, e as fontes primarias de dados são : documentos pertencentes aos arquivos do SERJ e depoimentos dos sujeitos do estudo, os quais foram tomados na perspectiva da História Oral. Os resultados apontam contradições principalmente no que se refere à tríade; visão de mundo/atuação político-sindical do SERJI/contexto sócio-histórico da época.

Palavras-chave: Enfermagem - História da Enfermagem - Sindicalismo.

 

7  - Significados da visita domiciliar realizada pelas enfermeiras de saúde pública ñas décadas de 20 e 30'.

Bárbara de Souza Cortes Fallante; Ieda de Alencar Barreira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 72-85

Resumo Download

O objeto do presente estudo é a introdução de urna nova prática de saúde pública, ou seja, a visita domiciliar, realizada pela enfermeira de saúde pública. Objetivos: descrever as condições de trabalho em que eram realizadas as visitas domiciliares nas familias do Rio de Janeiro; discutir seus significados e analisar a pedagogia utilizada pelas enfermeiras. Os resultados demonstram que a visita da enfermeira de saúde pública se revestia de diferentes significados segundo a posição e o papel dos diversos grupos da sociedade: para as familias pobres poderia significar uma ameaça; para os médicos sanitaristas constituiria numa poderosa estratégia de controle social; para os médicos particulares a atuação dessa profissional seria percebida como uma intromissão no exercício liberal da medicina; para os setores conservadores da sociedade, urna injustificada mudança no papel feminino tradicional.

Palavras-chave: Nursing - History of Nursing - Home Visit

 

8  - Percepção dos mestres do ano 2000 sobre doação de órgãos e tecidos no Brasil uma autonomia

Kátia Cilene Godinho Bertoncello; Maria Célia De Freitas

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 87-98

Resumo Download

O estudo objetivou conhecer como os mestrandos se posicionavam frente à doação de seus órgãos para transplante pós-morte e analisar a percepção do grupo face ao número insuficiente de doadores no Brasil. Procedeu-se a um estudo descritivo-exploratório, com 10 enfermeiros da Universidade de Guarulhos-SP, que cursavam a Disciplina "Bioética e Praxis de Enfermagem", em outubro de 1997. Foi utilizado questionário com perguntas fechadas e abertas. Verificou-se nas questões fechadas que dos 10 mestrandos apenas 1 negou-se a doar; suscitando dúvidas quanto à utilização dos órgãos. As questões abertas foram analisadas, interpretadas e categorizadas em: órgãos governamentais, sociedade, medos e tabus. Concluiu-se que existe uma tendência representativa da expansão do papel do enfermeiro, enquanto profissional, indivíduo e participante da sociedade, doando seus órgãos e apontando deficiências dos órgãos governamentais, da população, identificando a complexidade do assunto, ao lado da necessária e rigorosa educação da sociedade.

Palavras-chave: Enfermagem - Transplante de Órgãos - Doação de Órgãos.

 

9  - Incubadoras e respiradores influência na assistência de enfermagem à criança hospitalizada (1950-1979)

Isabel Cristina dos S. Oliveira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 99-108

Resumo Download

Este estudo tem como objeto a assistência de enfermagem às crianças hospitalizadas, que necessitavam de incubadoras e respiradores, inserida no contexto histórico, social e econômico no período de 1950 a 1979. Os objetivos são: descrever a utilização desses equipamentos pelas enfermeiras e analisar a influência dos referidos equipamentos na assistência de enfermagem à criança hospitalizada. Trata-se de um estudo histórico com abordagem qualitativa. As fontes primárias correspondem aos documentos de diferentes acervos, bem como os artigos publicados na Revista Brasileira de Enfermagem na década de 70, e as fontes secundárias: bibliografia referente à História do Brasil, política de saúde, sistema previdenciário e pediatria. Conclui-se que com o advento das incubadoras e respiradores, a assistência de enfermagem prestada às crianças com diversas afecções baseou-se na sistematização dos cuidados diretos, bem como no funcionamento e manutenção destes equipamentos, e treinamento para seu manuseio.

Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica - Hospitalização - História da Enfermagem.

 

10  - A enfermagem, a terceira idade, o Projeto de Assistência Integral à Pessoa Idosa

Jaqueline da Silva

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 109-120

Resumo Download

Este estudo qualitativo tem abordagem teórica na História Nova e na História Imediata, partindo da descrição e da primeira tentativa de interpretação em essência da enfermagem gerontológica no âmbito do Hospital Escola São Francisco de Assis - HESFA e do Projeto de Assistência Integral à Pessoa Idosa.

Palavras-chave: Enfermagem - Idoso - História

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

12  - A história da enfermagem uma experiência criativa de ensinar

Maria Itayra Coelho de Souza Padilha

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 135-143

Resumo Download

Este estudo trata da apresentação de uma forma de ensinar e discutir a história da enfermagem, na disciplina Exercício de Enfermagem I, oferecida no Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC. A proposta da disciplina é oferecer aos alunos o conteúdo de uma forma dinâmica, interativa e lúdica, envolvendo a participação de todos no processo de construção e conhecimento da história da enfermagem no Brasil e no mundo.

Palavras-chave: Enfermagem - História da Enfermagem - Lúdico

 

© Copyright 2021 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1