ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 16 resultados

A configuração do programa de residência de enfermagem do ministério da saúde

Leticia Valladão MirandaI; Gertrudes Teixeira LopesII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 18 - 27

Download

 

A luta das enfermeiras residentes do Rio de Janeiro pela consolidação da residência na década de 70

Gertrudes Teixeira Lopes

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(3): 375 - 385

Download

 

A trajetória da investigação científica no âmbito da enfermagem

Gertrudes Teixeira Lopes

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(1): 53 - 62

Download

 

A trajetória da residência de Enfermagem no Brasil1

Gertrudes Teixeira Lopes1; Suely de Souza Baptista2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 58 - 71

Resumo Download

O trabalho apresenta uma breve retrospectiva da história da Residência de Enfermagem no Brasil, de sua criação em 1961 aos dias atuais. Por isso, este estudo descreve a trajetória da Residência no país e sua relação com os momentos político-econômico-sociais, nos quais ocorreram as mudanças mais significativas e seus reflexos para o desenvolvimento dos Programas.

Palavras-chave: História da Enfermagem - Residência de Enfermagem.

 

Apresentação

Antonio José de Almeida Filho; Suely de Souza Baptista; Gertrudes Teixeira Lopes

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 15 - 17

Download

 

Apresentação

Gertrudes Teixeira Lopes; Antonio José de Almeida Filho; Suely de Souza Baptista

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 176 - 180

Download

 

As enfermeiras na força expedicionária brasileira: a criação de um habitus militar na 2ª Guerra Mundial

Margarida Maria Rocha BernardesI; Gertrudes Teixeira LopesII; Tânia Cristina Franco SantosIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(3): 370 - 377

Download

 

As questões macrossociais das drogas e o saberes dos estudantes de enfermagem

Bárbara Rodrigues Carvalho Cordeiro I; Helen Balthazar de Lima II ; Luana dos Santos Vasconcellos Lima III; Bruna Kelly de Jesus Lemos IV; Tiago Ribeiro Lemos V; Gertrudes Teixeira Lopes VI

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 323 - 328

Resumo Download

O objeto são as associações feitas entre o fenômeno das drogas e as questões macrossociais e profissionais na formação do estudante de graduação.
OBJETIVOS: descrever as associações feitas entre o fenômeno das drogas e as políticas de saúde internacionais, nacionais e locais e analisar a percepção dos estudantes sobre a atuação e o interesse em relação às drogas. Pesquisa quantitativa, apresenta resultados parciais de 16 faculdades de Enfermagem do Rio de Janeiro; a amostra é de 181 graduandos. Utilizou-se um questionário com escalas sobre este conhecimento, agregando três opções (concordo, indiferente e discordo). Os dados foram analisados com auxílio dos programas Epi-Info e Excell e apresentados em tabelas. Os resultados demonstraram que as políticas e programas nacionais e locais sobre o fenômeno das drogas foram abordados na graduação segundo a maioria dos estudantes, bem como tratar-se de um tema de interesse para a atuação do enfermeiro. Entretanto, em relação à abordagem das questões internacionais, houve uma distribuição semelhante entre as alternativas propostas.

Palavras-chave: Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Drogas ilícitas. Bebidas Alcoólicas. Conhecimento

 

Concepções de professores de enfermagem sobre drogas

Gertrudes Teixeira LopesI; Halyne Limeira PessanhaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(3): 465 - 472

Resumo Download

OBJETO: concepções dos docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FENF/UERJ sobre o fenômeno das drogas. Objetivos: identificar as concepções dos docentes da FENF/UERJ sobre o fenômeno das drogas e discutir estas concepções. Pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O cenário foi a FENF/UERJ. Os sujeitos foram dez docentes. A base para inclusão dos sujeitos foi o levantamento das áreas de ensino que abordavam o fenômeno das drogas, realizado na faculdade. Utilizamos a entrevista temática e a pesquisa documental. O roteiro de entrevista compôs-se de 14 questões. Observaram-se os aspectos éticos da Resolução 196/96. A análise e tratamento dos dados deram-se pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin. Percebemos que os professores concebem as drogas por diferentes vertentes e dentro de diversos modelos de atenção ao usuário de drogas. A concepção marcante foi a droga como doença, sendo fortemente influenciada pelas condições sociais e individuais.

Palavras-chave: Enfermagem. Drogas ilícitas. Ensino. Formação de conceito

 

Construindo uma proposta terapêutica de enfermagem no pré-natal de baixo risco

Gertrudes Teixeira LopesI; Valéria Bezerra PortellaII; Marilanda Lopes de LimaII; Lucia Helena Garcia PennaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 115 - 128

Download

 

Levantamento de recursos e necessidades de enfermagem no Brasil: estratégias para realização

Daniela Vieira Malta; Tânia Cristina Franco Santos; Laís de Araújo Pereira; Maria da Luz Barbosa Gomes; Gertrudes Teixeira Lopes; Alexandre Barbosa de Oliveira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(3): 472 - 478

Download

 

O cuidado especializado do egresso da residência em enfermagem do Instituto Nacional de Câncer - INCA

Carlos Joelcio de Moraes SantanaI; Gertrudes Teixeira LopesII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 417 - 422

Resumo Download

O objeto do estudo é o cuidado de enfermagem prestado pelos egressos da residência em enfermagem do INCA. Com objetivo de caracterizar a prática dos egressos da residência em enfermagem no CEMO (Centro de Transplante de Medula Óssea). Utilizaram-se os conceitos de especialista de Patrícia Benner e da United Kingdom Council Center (UKCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no CEMO em julho de 2004. Os sujeitos do estudo foram nove enfermeiros egressos da residência em enfermagem, da área de oncologia clínica, atuantes no CEMO desde 1991, data do início das contratações dos egressos. Utilizou-se a técnica de Grupo Focal para coletar os dados. A análise seguiu a orientações de análise temática, segundo Minayo. Os resultados evidenciaram a categoria "Cuidado Especializado do Egresso da Residência", que abrangeu temas relacionados com protocolo/tratamento/farmacologia, prescrição de enfermagem, orientação e experiência, e esperança e complexidade. Concluiu-se, portanto, que o trabalho realizado pelos egressos da residência de enfermagem no CEMO é especializado.

Palavras-chave: Enfermagem. Internato e Residência. Especialização. Enfermagem Oncológica. Transplante de Medula Óssea

 

O enfermeiro no ensino fundamental: desafios na prevenção ao consumo de álcool

Gertrudes Teixeira LopesI; Margarida Maria Rocha BernardesII; Laura Vargas AcauanIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(4): 712 - 716

Resumo Download

Este estudo é oriundo de algumas interrogações feitas por pesquisadores da área de drogas acerca da inserção do enfermeiro como agente promotor da saúde na escola fundamental.
OBJETIVO: Refletir sobre a atuação do enfermeiro na escola de ensino fundamental como agente articulador das medidas de prevenção ao consumo de álcool. O trabalho mostra que a prevenção de risco, como um conjunto de ações que visam evitar problemas causados pelo uso indevido do álcool, é um campo que possibilita ao enfermeiro desenvolver atividades de prevenção em diferentes âmbitos na escola, junto aos alunos e suas famílias e aos professores. As reflexões neste texto sobre o trabalho do enfermeiro como agente educador em escolas de nível fundamental, visando à prevenção ao uso de álcool, não faz uma apologia e nem recrimina o consumo, mas considera a escola um território privilegiado para a incorporação de conhecimentos sobre saúde, substituindo o enfoque repressor pelo de orientação aos jovens.

Palavras-chave: Enfermeiros. Saúde Escolar. Promoção da Saúde. Consumo de Bebidas Alcoólicas

 

O impacto da residência de enfermagem na reconfiguração do perfil do enfermeiro assistencial: 1975-2000

Gertrudes Teixeira LopesI; Carla Fabíola Sampaio de MouraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(1): 39 - 45

Download

 

Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica

Gertrudes Teixeira Lopes; Margarida Maria Rocha Bernardes; Ana Paula Lopes Pinheiro Ribeiro; Priscila Cortez Belchior; Lívia Moreira Delphim; Rogério da Silva Ferreira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(2): 202 - 208

Download

 

Processo de implantação e consolidação da monitoria acadêmica na UERJ e na Faculdade de Enfermagem (1985-2000)

Alessandra Zanei BorsattoI; Pâmela Duarte Dias da SilvaI; Fernanda de AssisII; Nice-Enne da Costa Coelho de OliveiraIII; Patrícia Rodrigues da RochaIV; Gertrudes Teixeira LopesV; Patrícia de Lima PeresVI,VII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 187 - 194

Resumo Download

Pesquisa histórico-social tem como objeto a trajetória de implantação e consolidação do Programa de Monitoria Acadêmica na UERJ e na Faculdade de Enfermagem no período de 1985-2000.
OBJETIVOS: Descrever a trajetória de implantação da Monitoria na UERJ e Faculdade de Enfermagem e analisar o processo de consolidação do Programa no recorte temporal do estudo. As fontes primárias foram os documentos existentes no Departamento de Estágios e Bolsas - CETREINA, Rede Sirius de Biblioteca, Reitoria da UERJ e Centro de Memória da FENF/UERJ. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ. Utilizou-se um formulário que foi preenchido pelas pesquisadoras. Os resultados evidenciaram que a Monitoria na UERJ foi criada em 1985 e implantada em 1986 em diversas unidades acadêmicas. Ao longo de sua história, o Programa passou por diferentes momentos que contribuíram para a sua consolidação. A Monitoria apresenta avanços em sua estrutura e sua dinâmica.

Palavras-chave: Enfermagem. Estudantes de Enfermagem

 

 

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1